sábado, janeiro 29, 2011

Tristeza em Porto Alegre

Muitos bairros de Porto Alegre possuem nomes iguais de outras cidades. Floresta, Glória, Petrópolis, Boa Vista e Vila Nova, por exemplo, são nomes adotados por Joinville e Porto Alegre. Um nome de bairro da capital do Rio Grande do Sul chamou muito a minha atenção e me deixou espantada.

Enquanto passeávamos no ônibus da linha turismo da cidade, passamos na parte sul por um bairro chamado... Tristeza. Tristeza? Minha amiga Léo logo me disse que era o apelido de um homem que vivia na região. Depois o apelido virou o sobrenome dele. Como pode uma cidade ter a palavra “alegre” no seu nome e possuir um lugar chamado Tristeza? Por que não Alegria? Se eu morasse nessa região, eu não ia gostar de dizer que minha casa fica na Tristeza. Muitos estabelecimentos adotaram Tristeza no nome. Já imaginou serem atendidos desta forma: “Clínica Médica Tristeza, Ana Paula, bom dia”?

A região é linda, mas isso não me impediu de deixar um pouco triste e curiosa de saber mais sobre o homem que adotou Tristeza como apelido e sobrenome. Consultei a internet e encontrei somente aqui.

Preferia mudar o nome do bairro, mas percebi que ele está bem consolidado na cidade, ou seja, já tem uma identidade forte. Talvez os porto-alegrenses estejam habituados com esse nome e nem dão importância ao seu significado.

Este é o último post que escrevo sobre a minha viagem para Porto Alegre em novembro de 2010. Nada de tristeza. Só alegria. Para fechar com chave de ouro o relato dos meus dias na capital dos gaúchos, dou esta linda imagem do Parque Moinhos de Vento, conhecido como parcão, a todos os leitores deste blogue.



Lu Vieira

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!

6 comentários:

  1. Linda foto e muito curiosa essa história desse bairro. Triste ele se chamar tristeza.rs E a história é bem legal, vi o link, pelo menos dizem que o bairro é alegre né?rs Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Marina, o bairro é lindo mesmo. Continuo achando que não merece e nem combina com as suas caracaterísticas ser chamado de Tristeza. Um abração!

    ResponderExcluir
  3. Já li a hiperligação que você colocou no texto e gostei de saber um pouco mais sobre o bairro. Obrigado por compartilhar.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  4. Que bom que você gostou, Alves! Um abração!

    ResponderExcluir
  5. hehe... não sabia do tal bairro Tristeza em PoA... hehe...

    interessante...

    e volte sempre a visitar-nos aqui por estas bandas viu Luuu...o RS tem muito pra se conhecer...

    Abração!

    ResponderExcluir
  6. Nem me fale, Mr. Gomelli. Tenho muito o que conhecer no RS. A minha amiga Léo já me disse que na próxima vez que eu aparecer em Porto Alegre para irmos até Gramado e Canela. Ou até o exterior... O Uruguai. Maravilha, não é mesmo?
    Um abração!

    ResponderExcluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.