segunda-feira, agosto 17, 2009

Pedalando na Beira-Mar Norte




Desde pequena conheço Florianópolis, capital de Santa Catarina, por ser a cidade onde vivem alguns parentes meus. Ela sempre exerceu um grande fascínio em mim. É a segunda oportunidade que estou tendo de morar na Ilha da Magia, como é conhecida Florianópolis. Desta vez consegui realizar um dos meus grandes sonhos: pedalar no calçadão da Beira-Mar Norte. Várias vezes olhei de dentro do ônibus e do carro para o calçadão com desejo de estar ali pedalando. Fazer caminhada é muito bom, mas, para mim, pedalar é muito melhor do que caminhar. Ambos são excelentes exercícios físicos e de relaxamento mental. Não lembro exatamente quando surgiu a minha paixão por andar de bicicleta. Posso dizer que andei muito de bicicleta na infância.



A primeira pedalada na Beira-Mar Norte de Florianópolis aconteceu na tarde de um domingo ensolarado. Eu não tinha bicicleta. Meu irmão emprestou a dele e lá fui sozinha realizar esse sonho. Estava muito atenta no trânsito antes de chegar ao destino desejado. Mal pisei no calçadão da Beira-Mar, a alegria encheu o meu peito. E fui pedalando e observando as pessoas. Uns caminhavam, corriam, alguns patinavam e outros também estavam andando de bicicleta. Como é bom ver as pessoas fazendo isso, pois elas estão valorizando o cuidado de sua saúde. Do ponto onde comecei a andar de bicicleta, ainda não dava para ver o mar. Enquanto ele não aparecia, ora olhava para as árvores de um lado e de outro para a cidade e os carros que passavam por ali. Quando o mar surgiu, meus olhos brilharam. Logo lágrimas escorriam no meu rosto e eu sorria o tempo todo. Não sei o que as pessoas pensaram quando me viram. Era muita emoção. Estava muito grata a Deus pela oportunidade e por tantas maravilhas que Ele criou para nós. Enquanto eu observava o que estava em minha volta, pude pensar na minha vida, na minha família, no trabalho, nos amigos, nos outros sonhos... As dificuldades da vida pareciam tão pequenas naquele momento. Eu me sentia tão próxima de Deus e tão grata pela vida que tenho. Por que reclamar tanto? Agradecê-lo e sentir a sua presença é tão bom. Ao mesmo tempo, senti o quanto sou amada pela minha família e amigos. O vento e os raios solares batiam no meu rosto. Quando o vento ficava mais forte, eu precisava dar mais força para as minhas pernas. No trajeto da Beira-Mar Norte daquele dia, passei por uma passarela. Não consegui ter força para subir a rampa. Então, precisei descer da bicicleta e ir caminhando. Hoje consigo subir a rampa da passarela sem descer da “magrela”. Aproximei de duas das três pontes de Florianópolis, que ligam a ilha ao continente. Foi fascinante olhar as pontes de baixo e ouvir o barulho dos veículos que trafegavam nelas. A partir dessas pontes, fiz o trajeto de retorno para a casa do meu irmão. Em um trecho, resolvi sentar num banco do calçadão. E pude apreciar em minha frente a beleza e o movimento do mar, apesar das águas não serem próprias para banho. Fechei os meus olhos para sentir mais o toque do vento e dos raios solares. E depois continuei a andar de bicicleta até chegar à casa do meu irmão.



O sonho foi realizado. Até hoje pedalo na Beira-Mar Norte, principalmente aos domingos, quando tem sol. Meu irmão foi embora de Florianópolis e deixou a bicicleta dele para mim.



Postado por Lu Vieira.



6 comentários:

  1. Adoro floripa...o problema é que, quando chove, não tem absolutamente nada pra fazer lá, né?

    ResponderExcluir
  2. Carla deixa eu defender um pouco a terrinha. Qual é a cidade que tem alguma coisa pra fazer em dia de chuva?
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla! Faço coro com o L.S. Alves. No dia de chuva, a opção, como na maioria das cidades, é ir ao shopping, ver um filme no cinema ou em casa, ler livro na biblioteca ou em casa, etc. Obrigada pela sua visita! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Tem um super meme pra ti no meu blog!

    ResponderExcluir
  5. Um clima de praia, uma cidade relativamente grande e segura, acho que moraria tranquilinho em Floripa! Ate comentei com a minha mae dia desses isso.

    #)

    ResponderExcluir
  6. Olá Alucinógena! Enquanto você não vem morar em Floripa, venha passear. Seja bem-vinda!

    ResponderExcluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.