sexta-feira, agosto 21, 2009

Os Dez Mandamentos

Que me perdoem a heresia, mas tenho algumas dúvidas a respeito dos 10 mandamentos da igreja.
Quanto ao primeiro mandamento: “Amar a Deus sobre todas as coisas.” Servirá aqui o uso da lógica dedutiva?: Deus já não está sobre todas as coisas? Se Deus está sobre todas as coisas e amamos a Deus não estamos amando também todas as coisas em igualdade de condição?
“Não tomar Seu Santo nome em vão”. Quanto a esse segundo mandamento, Quando praguejamos, vociferamos e explanamos: “Meu Deus!” (ao vermos uma gostosa atentando contra a nossa divina fidelidade): “Deus do céu” (depois que nosso time perdeu um gol ou de sermos claramente roubados pelo juiz); “Deus!” (após nossa mulher nos contrariar) Sabemos que tudo isso é em vão. Portanto, seria pecado fazer tais comentários?
“Guardar domingos e festas de guarda”. Domingo nos empanturramos de comida e de bebida (gula); Ficamos em frente a TV quase o dia inteiro, vendo Gugu, Faustão e companhia (preguiça); Xingamos o time adversário, a mãe do juiz que roubou o nosso time e toda a sua casta familiar (ira); Vamos ao shopping e não gastamos um tostão, sequer com um sorvete para as crianças (avareza); Ficamos pensando naqueles seres privilegiados em que todos os seus dias são domingos e não precisam trabalhar amanhã, neste caso segunda feira, (inveja); Lavamos o carro e, após ele limpo, ficamos olhando quase uma hora pra ele, achando-o o máximo (soberba); Sonhamos com uma TV de plasma ultra moderna, de trocentas polegadas para continuarmos sentados, vendo Faustão, nos empanturrando e xingando o juiz (Luxúria).
Isso porque nem contei os dias de festa de guarda, apesar de que não sei o que significam festas de guarda. Seria um baile na delegacia?.
“Honrar pai e mãe”. Conta aqui também o pai e mãe do próximo? No caso a genitora daquele juiz que havíamos xingado? (aqui já estou usando a 3ª pessoa e colocando todo mundo na “responsa”).
“Não matar”. Aulas, serviço, tempo, e aquele juiz FDP também conta?
O sexto mandamento “Não pecar contra a castidade”. O que é castidade? Alguém pode me responder?
Quanto ao “Não roubar”. Não somos todos uns ladrões? E os políticos? Vou mais longe ainda, e aquele mesmo juiz, ladrão, safado, sem vergonha, # * ¢ ¬ < ?>.
“Não levantar falso testemunho”. Fazer propaganda da nossa virilidade, da nossa macheza, beleza, potência, força, cultura, inteligência, etc. também conta?
O pior de todos: “Não desejar a mulher do próximo”. Alguém ainda, em sua sã consciência, faz isso? Na verdade o próximo aqui seria o seguinte? Assim nunca chegaríamos ao próximo e sim a mulher do primeiro. Se é que me entenderam.
O ultimo mandamento “Não cobiçar as coisas alheias”. Aqui também entra a mulher do próximo? Principalmente a mulher daquele juiz filho da mãe?
Que Moisés me perdoe toda a minha ignorância. Espero pelo menos que ele me dê um “Sinai” em resposta. Prometo que não construirei nenhum ídolo de ouro. Apesar de que o Romário está na minha lista.

Hélio Cabral Filho

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo esquerda e receba mais posts no seu email. É grátis!

8 comentários:

  1. Oláááááá,

    Passando pra desejar um ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Carla. Desejo-lhe o mesmo.
    Segunda feira a resposta do meme estará por aqui.

    ResponderExcluir
  3. qual é o seu email?

    vou te mandar o endereço
    .

    ps. vou ler o post agora

    ResponderExcluir
  4. gostei da idéia do texto, já havia pensando em algo parecido, porém... eu sou herege de nascença, então ia baixar uma crentaiada lá no meu blog.... sabia que agora tem um pastor que me evangeliza?

    Mas, voltando aos mandamentos - 1 AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS... isso pra mim é acerto de contas, do tipo, te dei o mundo caralho e vc anda espalhando que é de graça? nananinanão... o mundo é meu e voce também me pertence, então vamos logo me respeitando senão taco fogo.

    ResponderExcluir
  5. Moço, a maioria dos mandamentos foi escrito sob uma forma e o homem deturpa e inventa, engana, enfim...cada um sabe quando está agindo correctamente ou não... enfim, foi escrito para ajudar o homem porque o homem fica sempre pensando em pecar e assim...ahhhh Beijinhos.

    ResponderExcluir
  6. Os mandamentos foram criados para ajudar o homem a andar no bom caminho, ou seja, a andar com Deus. O homem erra tanto que hoje quando lê os mandamentos acha tudo estranho e fora da realidade. Por outro lado, é interessante conhecer as diversas traduções da Bíblia sobre os 10 mandamentos. "Não pecar contra a castidade" é um mandamento da Igreja Católica. Um dos pontos que mais chamou a minha atenção no seu texto foi a forma como estamos falando "Meu Deus!", "Deus do Céu!", "Deus!". Fiquei me perguntando quando transformamos essas falas doces de chamar o nosso Deus em falas de praquejar, vociferar... Eu mesma falo "Meu Deus!" nos momentos de desespero, de choque, de raiva... Virou uma fala automática. O homem erra tanto que hoje não sabe como começou o erro...

    ResponderExcluir
  7. Cruela deus é um cara muito inseguro. Sabe como é que é, criar o universo não quer dizer muito. Às vezes bate uma insegurança e o que segura as pontas é esse pessoal todo dizendo que ele é o máximo e coisa e tal. Todo rockstar tem essas egotrips, então porque deus seria diferente. Afinal ele pode, né. Ele é o filho do homi, quer dizer ele é o homi, ou era ômega. Bem você entendeu a idéia.
    Que que houve com o teu blog? Virou culto ecumênico?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Laura obrigado por tudo.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.