quarta-feira, agosto 19, 2009

O que é a beleza?

Depois de ler o post "Contemporânea beleza" da Lúcia não pude deixar de comentar e ai abaixo seguem minhas idéias sobre o assunto.


E a beleza? Está nos olhos/sentidos do observador? Está nos padrões estabelecidos da sociedade? Está incutida dentro do nosso DNA?


Creio que todas as alternativas acima estão corretas. Não de forma absoluta e estanque, mas numa mistura de fatores que nos diz o que é belo. Notem que estou retringindo o assunto a beleza física, campo no qual, acredito, não irei me perder, pois se formos partir para beleza ampla ai a peleja vai ficar feia e não creio que haverá muitos sobreviventes.


A beleza física baseada na simetria e "perfeição" das proporções do corpo foi aceita pelos e difundida pelos gregos. Mas o que se esconde por trás desse conceito? Um instinto genético que nos diz que corpos simétricos não apresentam má formação congênita o que indica grandes chances de reproduzir descendentes saudáveis. Dessa forma a genética estabeleceu as primeiras noções de beleza da antiguidade.


Mais recentemente o padrão de beleza ainda não tinha abandonado a simetria quando o padrão de beleza feminina era composto por corpos roliços e robustos. Será que armazenar gordura não é outra mensagem genética? Pode até ser, mas o que se observa é que nesse período a maior ameaça eram doenças como tuberculose, pneumonia, gripe, etc. E o que as pessoas daquela época observaram? Observaram que pessoas gordas tinham mais chances de sobreviver às doenças do que as pessoas magras. Nesse momento o meio ambiente decretou o padrão de beleza. Gordura significava a diferença entre a vida e a morte. E a busca da beleza nunca deixa de ser uma luta para superar a morte.


Nos dias atuais a beleza é o que se quer vender. Não interessa muito a saúde ou genética as leis são ditadas pelo mercado. De modo que se hoje ele quiser inverter o padrão ele conseguira. Apesar de toda herança genética e cultural adquirida através dos tempos hoje estamos diante de um padrão de beleza violento e excludente o qual acredito tem trazido mais problemas do que alegrias à humanidade.


Entretanto a democratização da informação trouxe à baila opções inúmeras que antes permaneceriam isoladas e características de seus locais de surgimento. A troca de informações possibilita o crescimento e a mutação desses conceitos dando surgimento a novas formas. O fato triste desta constatação é que toda essa informação e mistura ocorre em nichos que apesar de se conectarem mundialmente localmente apresentam-se estanques.


De fato agora é esperar pra ver se o futuro próximo nos trará um rompimento com o padrão vigente ou o perpetuará por mais um século.

13 comentários:

  1. Concordo com o Augusto Cury qd diz que a "Beleza está nos olhos de quem vê". Qd aprendermos a respeitar as diferenças nas belezas, nas percepções, nas posições e opiniões poderemos entender que é justamente o diferente que nos completa e que faz a vida tão bonita.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. É muito legal ver esses posts que pegam como referência posts de outros blogs.....essa rede de blogs interligados e linkados que vai se formando é genial, né?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Emanuela concordo com quase tudo o que dizes. Beleza pode ser uma questão de ponto de vista e que devemos valorizar as diferenças e etc. Só discordo quando falas em completar. Há algum tempo que não acredito mais em pessoas completando umas às outras. Não sei até que ponto um relacionamento com uma pessoa incompleta pode dar certo.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  4. Carla esse é o caminho pra uma blogosfera mais sadia e que agregue um pouco mais de qualidade a internet.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  5. Rompendo-se ou não, sempre haverá padrões, sempre haverá um ou outro que os quebrará, enfim, o ser humano é capaz.
    Abraços moço ;)

    Gostei da mudança do layout, parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Espero que toda esta roda viva e obsessão pela magreza termine de vez! Já cansa toda esta treta. Há que renovar, que dar espaço a todos os tipos de beleza e de formatos corporais. O que é belo para mim não há de ser belo para outrem. E é esta relatividade que é mágica, que nos torna humanos. E ainda bem que assim é!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Bela o ser humano está ai para romper os padrões. Só o que desejo é que as pessoas entendam que não é pecado algum viver fora dos padrões. Afinal o que realmente é ser "Belo"?
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  8. Clara começo a imaginar que há muitas pessoas ganhando dinheiro com essa paranóia da magreza absoluta. Talvez elas tenham medo que sua vaca leiteira morra quando o padrão mudar.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  9. Na verdade Luciano, quando falei em completar não pensava exatamente numa relação homem-mulher... Pensava, porque de fato acredito nisso, que nascemos para a Unidade, que somos todos parte de um único corpo... Difícil explicar aqui, mas seria algo mais espiritual e transcendental...

    ResponderExcluir
  10. Emanuela agora percebo que te compreendi de forma errada mesmo.
    Obrigado por retornar e esclarecer.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  11. Olá querido! Muito interessantes as questões que você colocou aqui e lá no meu blog, e que bom saber que meu post inspirou seu texto! Eu acabei me mantendo dentro dos limites da entrevista para a qual fui convidada, mas essa questão do que se entende por beleza ou feiura é mutissimo ampla. Dito tudo o que dissemos a respeito do assunto, eu particularmente acredito que caminhamos, mesmo que a passos muito lentos, para um equilíbrio, para uma maneira mais saudável e frutífera de se compreender e viver a beleza. E vejo que a arte, aliada aos progressos da medicina, será em grande parte responsável por tais mudanças. Depois de tantos erros e acertos pela história da humanidade afora, em algum momento precisaremos chegar ao tão desejado equilíbrio, a uma maneira mais saudável e inteligente de se conceber o que é belo.
    Aliás, procurando algumas informações para escrever meu texto, encontrei dois livros que sem dúvida vou procurar ler e que têm muito a ver com o que discutimos: História da Beleza (2004) e História da Feiúra (2007), ambos de Umberto Eco. Já os leu? Fiquei curiosíssima aqui pra ler os dois!

    Grande beijo e parabéns pelo texto!

    Lúcia

    ResponderExcluir
  12. Após a leitura do post da Lúcia e do post do L.S. Alves, pensei muito sobre a questão da beleza. Hoje se faz muito culto à beleza. Preocupação exagerada com a beleza. Esse culto e essa preocupação se destaca mais no aspecto externo do que no interno. Se sou magra e tenho cabelos lisos, eu estou linda para a maioria das pessoas. Por quê? Porque estou na moda. Estou igual a maioria das pessoas. Então, o meu lado interno está feliz. Não deveria ser ao contrário? Buscar o belo dentro de mim para que se reflita exteriormente? Penso que está mais que na hora do ser humano acabar com a ditadura da beleza, com a mania de imitar os outros. A graça, na minha opinião, está em ver os diversos tipos de beleza. Em tentar transformar o que é feio em belo. Gostei desses dois posts e continuo refletindo... Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Lúcia sempre fico feliz com essas interações que a blogosfera nos permite. E quanto ao assunto "beleza" ele ainda está longe de se encerrar até por que podemos entrar pelo viés da beleza dentro das estéticas onde tudo é mais padronizado e constante. Bom o assunto ainda rende bastante. Fico feliz em vê-la de volta a blogosfera. Um abraço moça. E a propósito não li nenhum livro do Eco até hoje. Talvez isto seja um sinal.

    ResponderExcluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.