quarta-feira, outubro 05, 2011

Eu e o molho branco

Terça a noite é tempo de tarefas domésticas. Não que eu seja grandes coisas em termos de serviços do lar, mas hoje era minha a obrigação de preparar a carne do almoço de quarta. Só que faz tanto tempo que não cozinho sozinho que não surgiu nenhuma idéia que não fosse acompanhada de pão. Quando ia apelar pro macarrão à bolonhesa descobri que em casa não havia mais estrato de tomate. Porém a caixinha de creme de leite estava lá na despensa, firme e forte. Corri pro molho branco. Antes de começar qualquer coisa fui no google, pois, apesar de conhecer os ingredientes básicos eu não tinha certeza de que quantidades e de como prepará-los. A receita que me salvou foi essa aqui. Segui a receita quase ao pé da letra, ela diz que é pra usar frango e eu preferi usar a carne que sobrou do churrasco de domingo. E usei essa carne logo após ter refogado a cebola. Outra alteração, dessa vez, não intencional foi que eu esqueci de usar queijo ralado.
Amanhã é o dia da prova de fogo. Se eu sobreviver, volto e conto pra vocês se ficou bom.

Ingredientes:
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 colher de margarina
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1/2 l de leite
  • 1 colher de sopa cheia de maizena
  • 1 xícara de queijo ralado ( de preferência roquefort ou parmesão)
  • Pimenta do reino
  • 1 colher de sobremesa rasa de sal
 Modo de preparo.
  1. Coloque a margarina na panela e, quando estiver totalmente derretida acrescente a cebola, o sal e a pimenta
  2. Quando a cebola estiver transparente, acrescente o creme de leite
  3. Deixe cozinhar por 1 ou 2 minutos, para pegar o gosto
  4. Coloque o leite (com a maizena dissolvida, para não empelotar)
  5. Mexa até o molho começar a ter uma consistência mais firme
  6. Quando o molho estiver com forma mais firme, desligue o fogo e acrescente o queijo, mexendo bem, para ele não grudar
  7. O molho está pronto
  8. Sirva com macarrão ou arroz de forno
  9. Você pode acrescentar brócolis ou frango desfiado ao molho


Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!

2 comentários:

  1. huuuum... muito bem... é algo a se pensar nas minhas andanças pela cozinha... hehehe

    gosto muito de cozinhar, mas minha fiel escudeira na hora do molho é sempre o molho de tomate mesmo... hehe

    Um dia desses experimento essa receita aí... haaha... valeu pela dica.

    Agora, a pergunta que não quer calar é: e aí, ficou bom ou não?

    hahaha

    abraço, Luciano!

    ResponderExcluir
  2. Gomelli o negócio é rápido e muito mais simples de fazer do que parece. Eu usei pra jogar por cima do arroz, mas creio que funciona melhor com macarrão. De qualquer modo, aconselho experimentar.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.