segunda-feira, fevereiro 21, 2011

A vaca certa

Era um homem simples, nascido e criado no interior. Não conhecia as modernidades da vida. Guiava sua existência pautando-se pelo conhecimento que tinha da natureza e da religião que que seus pais lhe ensinaram. Da terra retirava seu sustento, em troca oferecia-lhe seu suor. Com a roça de milho, a horta e os animais garantia à família uma vida segura. Sem luxos, porém garantidamente segura.
Mas na vida nada é certo ou perpétuo. Uma revelação rapidamente mudou as coisas ao seu redor, deixando tudo de pernas pro ar. Naquele dia o sol forte e o tempo seco castigaram tanto que resolveu retornar ao lar. Fugiria um pouco da quentura do meio-dia, comeria comida quente e ainda desfrutaria da companhia da esposa. Poucos metros antes de entrar em casa tudo ficou claro. A resposta para perguntas que jamais havia feito surgiu diante dos seus olhos. Intenso e repentino o evento fez-se sentir pelo corpo todo. Subitamente um tremor o acometeu e houve também uma dor no estômago. Na hora soube que não estava preparado para aquilo. Decidiu retroceder por onde viera. A luz daquela revelação exigia tempo e isolamento para ser digerida.
Retornou ao lar quando já estava escuro e a janta fria enfeitava a mesa. A esposa preocupada com o atraso esperava-o ansiosa. Ia questionar onde o marido estivera, entretanto a curiosidade foi obrigada a dar lugar ao pasmo e a indignação. Sereno o caboclo introduzia uma vaca porta a dentro. Com certa dificuldade no início, mas logo a ruminante estava instalada na cozinha. Por ser o maior cômodo da casa, fazendo as vezes de sala de jantar e cozinha o animal não ficou apertado ali dentro. Porém não havia forma dele combinar com a mobília. Naquela noite teve problemas para dormir. Passara um longo tempo brigando com a mulher sobre a questão da vaca. Não comentou a visão que tivera, mas mostrou-se irredutível na decisão de guardar o animal dentro de casa. Afinal era um direito dele ter um animal de estimação. A discussão só parou quando ele enfiou a mão na cara da esposa. Depois de uns bons tapas bem dados ela recuperou o juízo, calou a boca e foi dormir.
Nos dias seguintes adotou uma rígida rotina de cuidados para o novo habitante da casa. Antes de raiar o sol servia o trato, ordenhava, colocava água, retirava a bosta, batia um papo e só então seguia pra roça e pras lidas do cotidiano. As crianças não temiam o animal, até gostavam da sua presença. Era divertido fazê-lo comer em suas mãos e os menores até montavam em suas costas pra brincar de cavalinho. Para eles estava tudo bem. Era como ter um cachorro gigante em casa. Quem não suportava a idéia era a dona da casa. Contava com a ajuda do tempo pra trazer de volta o juizo que o marido perdera em algum lugar. Enquanto isso suportaria aquela presença incomoda mas em compensação não daria um minuto de paz àquele infeliz.
E assim todas as noites brigavam, mas agora ela sabia o momento exato de parar antes que chegassem à violência física. Só que esse pequeno martírio noturno não surgia efeito. O dia seguinte o marido tratava a vaca com mais esmero e dedicação do que no dia anterior. Tratava da vaca, ordenhava um café camargo e conversava com o bicho enquanto bebia.  Nos sábados a coisa ficava ainda pior. Dava banho no bicho, passava perfume e ainda catava qualquer eventual carrapato que ela tivesse.
Aquilo que começou como indignação rapidamente transformou-se em ciúme. O marido tinha mais carinho e atenção para o animal do que para ela que era a mãe dos filhos dele. Era um absurdo. Seria capaz de suportar muitas coisas, mas jamais aceitaria a humilhação de ser trocada por uma quadrupede ruminante. Enfim deu um ultimato ao esposo, ou ela, ou a vaca. Ele que escolhesse, pois aquela casa era pequena demais para as duas. O marido que até ali ouvira em silêncio as reclamações dela, levantou, foi até a porta da casa, olhou o horizonte, soltou um suspiro e sentenciou.
- Quanto a você eu não sei, mas a vaca fica.
No dia seguinte encontrou a casa vazia quando retornou da roça. Sentiu falta dos filhos, mas aproveitou o silêncio para repensar tudo o que tinha acontecido e o que iria fazer dali pra frente.
Não fazia nem dois dias completos que estava sozinho quando o padre apareceu. Com certeza a mulher já andava espalhando mexericos por aí. Depois das saudações e das amenidades o pastor entrou no assunto que realmente importava. Já sabia de toda a história e antes de mais nada queria saber o motivo que levara aquele homem a criar uma vaca dentro de casa.
- Olha seu padre o senhor me desculpe, mas agora só mora eu mais a vaca e hoje eu tenho certeza e juro pro senhor que naquela casa os chifres estão na cabeça certa.


Café camargo-->café feito ordenhando o leite direto da vaca para a xícara. Nas próximas férias vou experimentar. Depois disso conto pra vocês direitinho como a coisa funciona.

Conto escrito para o blogue "Duelo de escritores"

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!

7 comentários:

  1. aiuehiue
    Adorei, escritor. :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Não esperava por esse epílogo.
    Excelente!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. ahahah
    Vaca por vaca, escolheu a autentica!

    boa!

    ResponderExcluir
  4. Carlos conseguir surpreender alguém como você já é uma vitória.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Zaratrusta essa pelo menos rende alguma coisa.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Ou cifre em cabeça de marido.

    ResponderExcluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.