quarta-feira, setembro 01, 2010

Curitiba - Parte I

Depois da longa ausência por motivos familiares, estou, enfim, de volta à blogosfera! Senti muitas saudades daqui e dos blogues que visito. O afastamento foi necessário, pois surgiram situações mais importantes e urgentes. Os momentos mais difíceis já passaram e agora é seguir caminhando em frente. Todos têm dificuldades e elas existem para nos ensinar alguma coisa como, por exemplo, sentir o quanto somos dependentes de Deus.

Para comemorar o meu retorno, conto como foi passar um dia sozinha em Curitiba. Há muito tempo desejava voltar para visitar a capital do Paraná que conheço desde a adolescência. Em 1996, fiz um passeio interessante com a minha amiga Léo. A cidade oferecia ônibus de turismo que levava os passageiros aos pontos turísticos. Quem embarcava nele recebia uma cartela com direito à visita em três lugares de sua escolha. Nós fomos ao Jardim Botânico, à Universidade Livre do Meio Ambiente e à Ópera de Arame. O que me deixou muito feliz é que esse serviço ainda existe! Muito bom!

Então, na terça-feira de 24 de agosto, em vez de ir ao trabalho, fui de táxi até a rodoviária e peguei o primeiro ônibus com destino à capital paranaense. Sim, eu avisei à empresa sobre a minha ausência. Não comprei passagem com antecedência, porque precisava ver como andava a família até o último minuto. Além disso, quis ter um dia sem me preocupar com horários. A viagem de Joinville à Curitiba dura duas horas. Como acordei cedo, dormi o tempo todo no ônibus! Abri os olhos somente em Curitiba!

As únicas coisas que providenciei antes da viagem foram definir onde passear na cidade e relembrar as ruas por meio do utilíssimo Google Maps. Não imprimi o mapa para não ser percebida como uma autêntica turista. Pude constatar que a minha memória continua boa, pois não me perdi na cidade. Um homem até me perguntou onde ficava determinada rua. Oba! Eu estava me parecendo ser uma curitibana!

A partir da rodoviária de Curitiba, andei em direção ao centro sem pressa e observando cada pedaço do lugar. O dia estava ensolarado e quente, apesar de ser inverno. No entardecer, veio o frio. Há muitas praças, das quais destaco a Praça Tiradentes, considerada o marco zero da cidade. Ao lado dela, fica a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Quando entrei na Catedral, logo senti o ar gelado e fui brindada com a linda arquitetura do local. Fiquei em silêncio por alguns momentos para conversar com o meu grande Pai.

Gosto demais de andar nos calçadões com um monte de gente ao redor. Um deles é o da XV de Novembro. Muitos edifícios conservam traços antigos e me deram a sensação de que eu dei um pulo no passado. Por volta do meio-dia, na Praça Tiradentes, embarquei no ônibus de turismo com a intenção de fazer o mesmo roteiro de 1996. A diferença é que, desta vez, o passe deu direito à visita em quatro pontos turísticos. Viva! Paguei R$ 20,00 pela cartela com cinco tíquetes, ou seja, um embarque e quatro reembarques, e recebi um folder com resumo dos lugares para visita.

O relato ficou longo e nos próximos posts conto como foi o passeio em cada lugar que estive. Sim, vou deixar vocês curiosos! Bem, espero que fiquem assim... Enquanto isso, convido a apreciar a foto acima da Praça Tiradentes tirada à noite.

Lu Vieira

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!

8 comentários:

  1. Hey Luuu... que bom te ver de volta... hehe...

    poxa, legal o passeio hein...Curitiba é sempre citada como uma cidade modelo... deve ser bom conhecer... hehe...

    vou esperar o relato dos passeios...

    abração!

    ResponderExcluir
  2. Feliz retorno Lu...
    Nós podemos viver de tal forma que nossas vidas se tornem secas, vazias,. mas podemos dar vida aos ossos secos (como Ezequiel).

    Shalom

    luiz

    ResponderExcluir
  3. Mr. Gomelli, não deixe de colocar Curitiba na sua lista de cidades para conhecer. Tenho certeza de que vai gostar muito. Abração para você também!

    ResponderExcluir
  4. Luiz, sábias e profundas palavras. Shalom!

    ResponderExcluir
  5. espero que volte mais vezes pra minha cidade *-* achei teu blog pesquisando sobre o livro Depois daquela viagem que é maravilhoso e me deparo com um post lindo sobre a minha cidade, volte mais vezes guria, e sinta-se em casa.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Douglas, obrigada por vir aqui. A sua cidade é linda e contagiante. Quero ir lá várias vezes. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Lu,

    a foto é linda! Vibrei com este belo passeio. Obrigada por esta oportunidade.

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Sam, fico feliz por ter dado a oportunidade para você passear um pouco em Curitiba por meio deste post. Beijos!

    ResponderExcluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.