sexta-feira, novembro 18, 2011

O primeiro dia de gravações

Optamos por fazer as gravações nos feriados e nos fins de semana para facilitar a agenda da equipe de JANTAR A DOIS, pois a maioria possui outro emprego, trabalhos, estudos, compromissos, etc. A primeira gravação aconteceu dentro de uma ambulância cedida pela Transmédico Transportes e Eventos na manhã do dia 12 de outubro na beira-mar de São José. Já no primeiro dia aprendemos de como é importante não se esquecer de nenhum item para levar até o local da gravação. Melhor dizendo, planejar e verificar no dia anterior o que vai precisar no dia da filmagem. O L.S. Alves disse isso neste post. Apesar das falhas e apuros, conseguimos finalizar o trabalho com sucesso.
À tarde, fomos gravar as cenas internas no Bistrô Varanda, no bairro Córrego Grande em Florianópolis, onde acontece boa parte dos diálogos dos dois personagens de JANTAR A DOIS. Antes de trabalhar, fizemos uma pausa para o almoço no próprio local.  A maioria dos itens continha bacalhau, o que agradou o paladar de todos.  O lugar era uma locação esteticamente perfeita. Infelizmente, a perfeição foi derrubada por todos os tipos de barulhos advindos da rua. Não esperávamos uma situação como essa em pleno feriado.  As imagens ficaram boas, mas o som não. O editor do curta-metragem conseguiu eliminar as interferências dos sons, mas não ficaria um filme com ótima qualidade. Decidimos, então, regravar as cenas em outra data e, provavelmente, em outro local. Aqui vale ressaltar a importância de uma visita por parte do fotógrafo e do técnico de som para avaliar a possibilidade de gravação no local. Se o técnico de som tivesse avaliado antes a locação, possivelmente teria vetado o local ou solicitaria materiais que pudessem diminuir a interferência dos ruídos indesejáveis.

Desse dia fica a lição de visitar a locação previamente, acompanhado do fotógrafo e do responsável pelo som. Só depois que eles garantirem a qualidade do local, parte-se para as gravações. Qualquer coisa antes disso é uma temeridade e uma grande chance de perder dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.