quarta-feira, outubro 13, 2010

Blumenau, Cultura e Oktoberfest

Para aqueles que pensam que Blumenau é só chope e louras informo que a cidade ainda tem algumas coisas mais a oferecer. Quando estou lá sempre tento encontrar um tempo pra caminhar pela 7 de setembro e a XV de novembro. Me agrada o jeito das ruas com seus sebos e arquitetura mais antiga. Ainda no centro histórico tem um canto bastante peculiar. Um triângulo formado pelo Museu da cerveja, Mausoléu do Dr. Blumenau e a Fundação Cultural de Blumenau. Então em poucos passos pode-se apreciar história, cultura e Gastronomia.


Faceis de achar e bons de visitar. O museu da cerveja tem materiais e equipamentos usados na fabricação das louras geladas. E conta um pouco da história da produção de cervejas no município de Blumenau. Um passeio bacana pra quem só entende de enxugar o copo.

O mausóleu não gasta muito tempo na visitação. Mas ali você consegue aprender um pouco mais sobre Blumenau e sua história. Inclusive que a família Blumenau deixará de existir em pouco tempo, visto que a única remanescente é uma senhora idosa e sem filhos.

Na fundação cultural pude conhecer obras de Pierre Heymans, pintor e Mariana Furlan, fotógrafa. Fora isso ainda havia uma exposição de Pessankas onde explicava-se o sentido das cores e o significado dos desenhos utilizados. Muitas peças estavam a venda por preços em torno dos R$ 45,00. Com uma vantagem as pessankas foram feitas em madeira torneada, um pouco menos tradicional, mas com certeza bem mais duráveis que as feitas a partir de ovos naturais. Esse aí em baixo eu não tenho certeza, mas acredito que foi confeccionado com ovo de avestruz que é um dos materiais que o artista usa em seus trabalhos.










E pra não dizer que eu não falei de Oktoberfest eu posso garantir-lhes que a festa continua ótima. Estive presente no desfile de abertura. Uma hora e meia de trajes típicos, música, gente alegre e bonita. Depois compareci na PROEB onde saboreei deliciosos chopes produzidos nas fábricas da região. Curti também a música das bandinhas presentes e agora compartilho com vocês uma foto tirada no Biergarten.

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!

9 comentários:

  1. Bah... nem parece a mesma cidade que eu conheci ano passado... hehe... ótimo relato Luciano...

    sabe, já fiquei com vontade de voltar lá e conhecer esses lugares aí que você falou... assim posso mudar minha opinião.

    Fui a Blumenau no ano passado para um congresso de comunicação. Fiquei cinco dias na cidade e os cinco dias estavam cinzas, com chuva, e com a cidade meio "deserta". Me assustei.. achei que fosse encontrar outra coisa...

    acho que fui na época errada também né, afinal, não tinha a oktober...

    enfim, vou ter que voltar e conferir tuas dicas pra mudar de opinião... hehe..

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Gomelli Blumenau tem dessas coisas. Eu mesmo levei alguns anos até encontrar os lugares do meu interesse. A Oktober é legal, mas Blumenau é muito mais que isso.
    Vale a pena retornar e tentar de novo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Então case-se a senhora idosa com um jovem e pode ser que ainda venham rebentos, ah, que forma triste de acabar uma geração!...

    beijinhos querido Luciano, muitos.. laura

    ResponderExcluir
  4. Nunca fui na Octoberfest. É um sonho que espero realizar um dia. Muito bom saber sobre os outros atrativos turísticos de Blumenau e fiquei feliz por saber que você conseguiu unir o útil (trabalho) e o agradável (seus lazeres). Gostei muito de conhecer a história das pessankas. Valeu viajar um pouco com você aqui! Um abração!

    ResponderExcluir
  5. Laura eu também acho triste ver uma família desaparecer assim. Mas a senhora já não está mais em condições de ter filhos.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  6. Lu isso é uma coisa que se não for corrigida esse ano, deve ser tratada no máximo no ano que vem. Tenho certeza que vais adorar a festa. Principalmente se fores de segunda a quinta.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Eu quero ir pra Blumenau. Esse ano eu quaase fui num congresso pro oktoberfest, mas aconteceram umas coisas na minha vida que me tiraram do caminho. =[
    Espero ir ano que vem!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Raíssa ano que vem avisa a gente que daremos um jeito de nos reunirmos em Blumenau.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  9. Cris agora me deste um pouco de inveja. Um abraço moça.

    ResponderExcluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.