quarta-feira, outubro 06, 2010

Uma história de peso

Título do livro de Osmar Santos, representante comercial de Joinville que correu contra a obesidade. Tive a oportunidade de conhecê-lo brevemente durante uma palestra na empresa onde trabalho. Fiquei com uma impressão boa do homem que contou a sua história de transformação de vida e com desejo de saber mais dele. Adquiri o seu livro e a curiosidade se satisfez com a leitura de “Uma história de peso”.

Filho mais velho de uma família paulista com sete crianças, Osmar passou a sua infância e o início da juventude no campo. Era magro e saudável. Desde as primeiras páginas do livro, o autor conta a sua história relacionando os seus hábitos alimentares. Como muita gente do interior, ele também sonhou em ir à cidade grande em busca de melhores condições de vida.

Em São Paulo, Osmar iniciou a sua jornada de homem urbano. Voltou a estudar, conseguiu emprego, uma casa confortável, o primeiro carro, casou, teve dois filhos... Mas a saúde? Não ficou melhor. Foi piorando sem ele dar o devido valor. Mesmo com alguns alertas, o autor continuou vivendo sem se importar por ser tachado de gordo.

Não é minha pretensão contar aqui qual momento Osmar resolveu virar o seu jogo. Porém, digo uma coisa: a leitura do livro “A Semente da Vitória”, de Nuno Cobra, foi a mola propulsora para o autor correr em direção à melhoria de sua saúde. Evidente que ele lutou contra a vontade de comer bastante e a preguiça de fazer exercícios físicos. Precisou descobrir qual atividade lhe dava mais prazer. Tornou-se praticante de atletismo. Devagarzinho o seu estilo de vida mudou para melhor com o auxílio dos profissionais de educação física e da área médica e o apoio de sua família e amigos.

Profissionalmente, Osmar quase sempre atuou na área de vendas. O espírito de vendedor não o abandonou na nova empreitada: traçou metas para melhorar a sua saúde. Entre elas, conseguiu a façanha de participar da famosa Corrida de São Silvestre. Proeza que ele continuou nos anos seguintes. Não quis a conquista só para si mesmo. Escreveu a sua biografia com entusiasmo e intenção de inspirar o leitor a fazer a mesma coisa que ele. Da mesma maneira, Osmar faz como palestrante em empresas e escolas.

Faço algumas observações quanto ao livro “Uma história de peso” de primeira edição: há erros excessivos de digitação e de pontuação, palavras repetidas num mesmo parágrafo e ao longo do capítulo, ausência de índice e o depoimento da professora Alessandra Salomão Blank aparece duas vezes no capítulo “Depoimentos” nas páginas 204 e 219. Faltou uma revisão mais detalhada. Por meio do site do autor, soube que o livro dele está em segunda edição e espero que essas falhas tenham sido eliminadas. Visitem o site e vejam as fotos de antes e depois do Osmar: www.osmarsantos.com.br

Lu Vieira

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!

5 comentários:

  1. C., temos dois "Osmar Santos" com exemplos de vida para servir de inspiração. Faço coro com você: nós podemos mudar os nossos hábitos! Ainda bem, graças a Deus!

    Obrigada por vir aqui. Um abração!

    ResponderExcluir
  2. Uma bela história a do Osmar Santos, Lu.

    Acho que toda história de superação, na verdade, é uma bela história. E sempre devem ser contadas e repassadas para inspirar outras pessoas...

    mais uma dica muito legal sua... hehe...

    obrigado! =)

    Abração, moça!

    ResponderExcluir
  3. Taí! Quem sabe esse livro me ajuda a mudar alguns hábitos nocivos que venho cultivando com tanto esmero.
    Umm abraço Lu.

    ResponderExcluir
  4. Mr. Gomelli, que bom que você gostou da minha dica. Mantive contato com o autor por e-mail e ele me informou que o seu livro vai para a 3ª edição. Disse também que está escrevendo um livro de contos.

    Um abração para você também!

    ResponderExcluir
  5. Alves, eu penso que devemos exercitar tanto o nosso corpo como a nossa mente. Com relação à mente, eu digo que você está indo muito bem no exercício mental. Então, não deixe de fazer a mesma coisa com o seu corpo e fico na torcida para você mudar "alguns hábitos nocivos" na sua vida. Não pude deixar de rir com a sua divertida frase. Um abraço, moço!

    ResponderExcluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.