quarta-feira, julho 21, 2010

Botequim da Frau

Fica em Joinville, na esquina das ruas Aquidaban e Otto Boehm. Um lugar que nos remeteu ao passado, pois a edificação mantém os traços antigos tanto na parte externa quanto interna. Entrando no ambiente, deparamos com vários quadros pendurados nas paredes mostrando recortes de jornais antigos da cidade, cartazes de propagandas antigas e times de futebol. É um local charmoso e aconchegante com mesas próximas e, no dia que fomos, muita gente estava tendo uma conversa animada acompanhada de uma boa bebida e comida.

Conhecemos pela primeira vez o Botequim da Frau na semana passada. O meu acompanhante? O nosso amigo L.S. Alves! Ele esteve em Joinville por conta do seu trabalho. Então, unimos duas coisas ao mesmo tempo: a vontade de conversar pessoalmente e de conhecer um novo espaço. Pedimos logo uma... Adivinhem? Cerveja! Tanto a cerveja clara como a escura ou preta. Sem muita fome, decidimos saborear petiscos oferecidos pelo bar. Consultando o cardápio, vi um nome estranho: rollmops. Nunca havia ouvido falar e não tinha ideia do que era feito. O amigo Alves me convenceu a prová-lo. Pedimos também uma salada de batatinhas.

Quando o rollmops apareceu diante de mim, o formato dele parecia ser de uma lesma. Hummm... Que delícia! Trata-se de um filé de sardinha enrolado em torno de um pedaço de cebola. Tem sabor forte e, por isso, fui degustando devagarzinho. Evidente que depois do encontro eu quis saber mais desse petisco. Pesquisando na internet, achei aqui curiosidades interessantes sobre os rollmops. Para mim, o mais incrível é que eles são encontrados em mercearia em um vidro de conserva. Nunca os notei. De minha parte, está dentro da normalidade, pois o meu interesse em culinária é quase nulo. Tenho muito que aprender e experimentar.

Frau (significa mulher em alemão) é o apelido carinhoso dado a Elinor Ritzmann. Antes de o botequim ir à rua Aquibadan, o Bar Colon, como era chamado, ficava na rua XV de Novembro, sob o comando de Elinor e seu marido (falecido). Em 2006, o seu médico a aconselhou a parar de trabalhar e ela passou a responsabilidade do negócio para seus conhecidos. Eles mudaram o nome do estabelecimento: de Colon para Botequim da Frau. Leia mais aqui a história de Frau e seu bar.

O charmoso botequim já foi cenário de um filme. “Cinemaiêutica” é considerado o primeiro filme 35mm produzido em Joinville. O curta-metragem mostra Roberto e André num bar e o segundo diz ao amigo que ambos estão num filme. Roberto não acredita e André, com a intenção de provar a sua crença, o arrasta para uma divertida viagem na linguagem do cinema. Veja aqui mais sobre o filme. Vocês vão perceber como é o ambiente por onde estivemos.

Então, eis a dica de conhecer mais um lugar em Joinville. Não deixem de ir ao Botequim da Frau!


Onde fica:
Rua Aquidabam, 1164 – telefone (47) 3028-9899.

Lu Vieira

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!

5 comentários:

  1. Grande Lu Vieira. Poxa, tava sumida hein.

    hehe...

    Boa dica, mas eu não provaria o tal "rollmops". Não sou muito chegado em cebola... hehe...

    Abraço e obrigado pela visita no blog lá!

    ResponderExcluir
  2. Mas porque essa minina só manda coisas boas que posso saborear apenas de vista? olhe cá...acho que não sô capaz de comer algo assim...ah, viu? mas se eu fizer...pêxinho assim, ah..sardinha aqui só assada na brasa carregadinha de sal..
    Olhe aqui também nunca entrei num Bar autêntico ou Botequim, acho que tenho de ir a Joinvile e encontrar o Luciano a Lu e o meu amigo Mr Gomelli...bora lá degustar coisa boa e cerveja? adoro a pretinha, geladinha, minha nossa..


    Mr Gomelli, você detesta cebolaaaaaaaaaaaaa ah, é bom de muitas maneiras...assim como cexo ehhhhh cexo com c e depois é de cebolaaaaa, Beijinhos.

    Beijinhos mil, laura

    ResponderExcluir
  3. Gomelli se você estivesse lá conosco você também provaria.
    Um abraço e fica o convite pra aparecer aqui por Santa Catarina.

    ResponderExcluir
  4. Laurinha o rollmops é uma conseva, assim como as de cebola, pepino e cenoura. Não creio que seja algo que vá lhe assustar. Botequim não é o que vocês chamam de tasca?
    Beijos Laurinha. Um dia a gente toma uma cerveja juntos.

    ResponderExcluir
  5. Vai ser muito bom reunir a Laura, o Mr. Gomelli, o Alves e... em algum bar para uma boa, divertida e longa conversa. Sonho com isso. Um abraço a todos!

    ResponderExcluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.