sábado, julho 24, 2010

Os torcedores


Nota: Este post foi publicado pela primeira vez aqui em 30/06/2010. Está sendo republicado para privilegiar a ilustração da jujucartoon que fez o trabalho especialmente para este texto. Obrigada, Juju, pela sua dedicação e lindo resultado! Conheçam também o blog da artista e veja a opinião dela sobre o tema deste post.

Os brasileiros fazem o possível para assistir a uma partida de futebol, principalmente quando envolve o seu clube ou a seleção brasileira. É impressionante como eles acompanham passo a passo o seu time mesmo quando não há jogo. Durante a competição, torcem pela vitória do seu clube, xingam quem erra, cobram empenho do técnico e dos jogadores, gritam “goool”, cantam pelo seu time. Quando há vitória, comemoram com muita festa. Quando há derrota, abaixam a cabeça, desaforos são ditos aos atletas, técnico e/ou juiz, cobram mais empenho dos envolvidos nas próximas partidas. Até violência já foi usada, o que não é louvável. Os jogadores e demais profissionais do clube se sentem pressionados e obrigados a atender a expectativa dos seus torcedores. A mídia esportiva costuma enfocar muito no futebol, dando os mínimos detalhes das jogadas, das táticas técnicas, dos desempenhos de cada atleta, etc.

O desejo que os brasileiros têm para o seu clube de ganhar a partida ou o campeonato não é o mesmo em outras áreas da vida. Por que os brasileiros não fazem o possível para melhorar a educação, a saúde, a moradia, o meio ambiente e a segurança do país? Por que não acompanham passo a passo o que o governo faz na cidade, no estado e no país? Por que não cobram mais empenho dos governantes? Por que não se irritam e não se conformam com as ações corruptas dos políticos? Por que o amor à pátria só é manifestado quando o Brasil participa da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos? Por que os atletas ganham tanto dinheiro? É justo receberem mais salários do que um professor ou outro profissional que estudou por tantos anos? São muitas perguntas. No meu ponto de vista, algumas têm respostas. Falta ver que o futebol não é a única coisa boa da vida. Falta ter o comportamento de torcer, xingar, cobrar, gritar e cantar de alegria por vitória nas áreas como a da educação e a da saúde. Falta fazer com que as crianças não vejam somente o futebol como forma de ganhar muito dinheiro. Não sou torcedora de nenhum clube. Torço pelo Brasil. Não apenas pelo Brasil na Copa do Mundo ou nos Jogos Olímpicos. Pela nação com boas condições de vida e boas virtudes.

Lu Vieira

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!

13 comentários:

  1. Lu Vieira está um tanto quanto polêmica ultimamente. hehe...

    eu já comentei outro dia um texto reclamando do amor à pátria só nas Copas e falei o seguinte. O futebol, na minha opinião, é uma fuga. Uma fuga dos problemas.

    "A conta da luz tá atrasada, os Juquinha e a jocelaine estão mal na escola, a maria da graça (esposa) tá com aquela dor na coluna que não passa. Ai meu Deus, minha mãe "baixou" o hospital ontem...meu pai não larga o alcoolismo e não consigo nem dormir mais direito. E depois, de manhã cedo, ainda tenho que aguentar aquele chefe arrogante que não faz nada direito e coloca toda culpa nos funcionários. Que vida de Merda!"

    e em um estádio qualquer, vestindo as cores do seu time do coração, cercado de centenas, milhares de pessoas desconhecidas tudo isso some.

    "Vai, toca a bola. Olha o Reginaldo livre na direita. Toca logo. Vai. Chuta, chuuuuuta... goooooooooooooooooooooooooooooooooooolll... toma seus Fi$@#$ da P#$@&... gooooooooooooooooolllll"...

    é um grito de alegria, tão rara se comparada à outra cena. Naquele instante, o apaixonado por futebol simplesmente esquece dos problemas que tanto o atormentam e naquele momento, naquele segundo em que a bola bate nas redes adversárias, ele é FELIZ. Seu coração está feliz, seu corpo está feliz...

    Se o time perdeu? bom, eu posso ficar aqui na arquibancada xingando e gritando contra a direção, contra o técnico, contra o reginaldo que não sabe chutar uma bola direito e quem sabe, na semana que vem, pelo menos o técnico eles trocam.

    Agora, se eu for pra rua, gritar contra o governo, contra os politicos. Provavelmente eu vou acabar levando um tiro de borracha e ainda vou ser levado preso, taxado de marginal. Afinal, estava perturbando a ordem.

    E se eu entrar no senado ou na câmara de deputados para protestar. Vixi, pior ainda. melhor nem pensar.

    É, prefiro ter esses minutos de felicidade com meu time e ir tentando driblar os problemas que a vida real me trás. A fome, a falta de saúde, a educação falha... essas coisas.

    Era isso Lu... a paixão pelo futebol, na minha opinião, é uma forma de esquecer os problemas do dia-a-dia, uma fuga de alguns minutos...posso estar errado, mas é minha opinião. E concordo, que queria ver um pouco mais disso nas outras ocasiões. Principalmente neste pleito que se aproxima.

    Só que daí, essa paixão serve pra votar em uma sigla e não em ideias...

    Bom... já me espichei demais de novo... hehe...

    Abraços do Mr.!

    ResponderExcluir
  2. Humm, não sou a única que ando um tanto polêmica. Você também, Mr. Gomelli...Hehe...

    Concordo com você que ver o futebol é uma forma de se livrar dos problemas pessoais por alguns momentos, uma válvula de escape. No entanto, há outras formas de fazer isso como ler, escrever, ouvir músicas, ir ao cinema, assistir a uma ópera, aprender a tocar um instrumento musical, aprender a dançar, etc. Por outro lado, sempre vai ter algo que a maioria das pessoas gosta de fazer. E assistir a uma partida de futebol é um exemplo. Afinal, sabemos que o futebol é uma paixão nacional.

    Eu mesma sou uma das pessoas que conseguiu esquecer um pouco os problemas assistindo a alguns jogos da Copa do Mundo. Vibrei pelo meu Brasil e me entristeci quando perdeu contra a Holanda. Logo me conformei, pois é um jogo e sempre há o ganhador e o perdedor. O Brasil não é obrigado a ganhar sempre. Os outros países também querem ser campeões da Copa do Mundo. Se o Brasil saiu de cena, não vou deixar de ver os outros países jogando. Decidi torcer pelos países do nosso continente como o Uruguai e o Paraguai. Hoje vi os jogos da Alemanha x Argentina e da Espanha x Paraguai. Fiquei chocada e, ao mesmo tempo, fascinada com o resultado do jogo da Alemanha 4 x 0 Argentina. Torceria pela Argentina se o Diego Maradona não fosse o técnico. Não o admiro, pois não o vejo como uma pessoa humilde. Ele se vangloria muito. No entanto, entre os jogadores argentinos, eu tenho admiração pelo Tevez. Possui o rosto com cicatriz. Com o bom salário de jogador, poderia fazer cirurgias plásticas. Mas não o fez. Diz ele que não quer esquecer a vida sofrida de quando era pobre. Ainda pequeno, derrubou uma panela com água fervendo no seu rosto.

    Depois da vitória dos alemães, foi a vez da Espanha vencer o Paraguai. Além de pertencer ao nosso continente, torci pelo Paraguai por ser um país muito pobre. Eu me entristeci com a sua derrota e me emocionei com o choro do jogador Cardozo. Ele chorava escondendo o rosto dentro da camisa. As pessoas vinham abraçá-lo e ele queria se afastar para ficar sozinho. Enfim, a Argentina e o Paraguai perderam, porém lutaram até o fim. E isso faltou para o Brasil. Percebi que os jogadores estavam desistindo de lutar quando a Holanda fez as suas goleadas. Confesso que como torcedora também desisti. Parece que fui “contaminada” pelo comportamento dos jogadores brasileiros. No entanto, creio que cada um fez a sua parte. Por estarem com problemas físicos, o Kaká e o Júlio César nem deveriam estar participando da Copa do Mundo e deram o máximo de si mesmo.

    Descrevi um pouco como foi a minha reação ao ver as competições da Copa do Mundo. Eu gostaria de ver mais ações boas dos nossos governantes. Serei hipócrita em dizer que saio nas ruas protestando contra as más ações. Falta coragem em mim. Afinal, como você disse, posso ser presa por “perturbar a ordem”. Complicado isso. No entanto, há uma arma poderosa que é o voto. O problema é saber qual candidato mente menos. Talvez acompanhando e pesquisando mais. E concordo com você que deveríamos votar mais em ideias e não em siglas.

    Ops, vou parando por aqui, pois o comentário ficou loongoo...

    Abraços da Lu

    ResponderExcluir
  3. hehe... nossa... que comentário hein...

    sobre a arma que tu falou... eu acho q a mudança atraves do voto é uma utopia... a ignorancia reina ainda na maior parcela da população e aí fica facil enganar...além do que, tem muita gente com fome, com problemas de saude e acabam trocando voto por favores que diminuam um pouco seus problemas...

    nem vo me entusiasmar mt, senão sai outro comentario gigante...

    abraços do Mr.!

    ResponderExcluir
  4. Querida Lu, pois é a gente acha mal, eu detesto futebol e passei em Belo Horizonte em dia de boa, minha nossa, bastava o transito de passar...mas homem sempre porá o futebol acima da família, do amor, da vida, é algo de doentio, é algo que ele adora, logo, nada há a fazer...se Mr Gomelli o diz..se é para escapar a tanta dor, bem, vamos nós começar fazendo o mesmo e o lar, os filhos, a família abandona-se esses dias...

    O homem já devia saber que, unidos fazem a força e os governantes andam estragando o País e a vida d emuitos, acho que devem juntar-se e a pé seguir até ao Governo e reclamar,t entar manter serenidade deixar o trabalho por dias a ver se eles não fazem as coisas melhor, mas, é a vida, é o mundo, é o descontentamento de todos..
    aqui é igual, há violência de palavras sobre os atletas...mas que vidassssssssssss..
    Um beijinho pra ti querida Lu e ao Mr Gomelli também..laura

    ResponderExcluir
  5. Mr. Gomelli, também não vou me entusiasmar muito para não gerar mais um comentário longo. Só digo que concordo com você que o voto como arma de mudança é uma utopia. Não é para mim, pois tenho consciência do meu voto. Mas faço parte da minoria, infelizmente. A maioria das pessoas não teve oportunidade de concluir seus estudos na escola. E essas pessoas não sabem da importância de um voto. Elas trocam o voto por um prato de comida. Há muito que fazer pelo próximo! Abraços da Lu!

    ResponderExcluir
  6. Laura, os homens deviam se unir para lutar contra os estragos feitos pelos governantes. Faltam vencer o medo, querer, juntar as forças e saber o que fazer.

    Lamento que em Portugal também há violência de palavras em cima dos atletas. Não sei como eles aguentam tanta pressão. Mas... talvez o dinheiro os ajude... Ou simplesmente tentam transformar os desaforos em ânimos para melhorar na próxima partida... Um beijo para você também, Laurinha querida!

    ResponderExcluir
  7. Os brasileiros podem dizer que o são na copa. Que penna, deveríamos ser sempre!!

    Querida Lu, o Futuro Scheider está em reforma e preciso de opiniões!! A sua será muito importante!

    ResponderExcluir
  8. Freud, fiquei feliz com o seu retorno. Fui lá ver como ficou o seu blog e gostei do resultado. Além disso, você me brindou com um texto bem interessante sobre "Desejos e mais desejos". Parabéns! Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Pelo menos os americanos são patriotas em tempo integral. Acredito que se nos comportássemos para tudo da mesma forma que nos comportamos para o futebol as coisas seriam beem melhores por aqui.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. "Torço pelo Brasil. Não apenas pelo Brasil na Copa do Mundo ou nos Jogos Olímpicos. Pela nação com boas condições de vida e boas virtudes."

    Faço das suas palavras minhas palavras. Acredito que o caminho seja esse para que o Brasil cresça de fato.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Raíssa, isso é uma das coisas boas que os americanos mostram para a gente. É uma pena que muitas pessoas só enxergam o lado negativo deles e esquecem de ver algo bom deles. Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Alice, que bom que você concorda comigo. Também creio que o Brasil vai crescer mesmo se todos os brasileiros torcerem juntos. E pelo mesmo time, Brasil! Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Nina, não lamentemos o que envolve futebol a não ser os chorudos ordenados dos jogadores.... de resto diz-se que; quem corre por gosto não se cansa, logo, eles correm e perdendo ou ganhando, ganham sempre e demais demais mesmo...se é...

    Se os homens pusessem tanto empenho no País, como põem na bola, acredite que o mundo seria um belo oásis...

    Aquele abraço da laura

    ResponderExcluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.