sexta-feira, janeiro 09, 2009

Os melhores livros de 2008

Então o Jefferson jogou a bola pra cima e pra variar eu catei. O questionamento era, quais os cinco melhores livros que você leu em 2008. Eis ai uma pergunta interessante. Nunca fiz anotação dos livros que li. De fato nunca sei ao certo quando que li esse ou aquele livro. De um tempo pra cá passei a resenhar os livros que leio. Isso ajuda um pouco, visto que no final das resenhas eu sempre escrevo a data e local. É eu ainda tenho um caderno pra escrever minhas coisinhas. De qualquer forma eu farei o que for possível.
Não vou classificá-los, pois não acredito que conseguirei chegar a uma ordem que me agrade. Dessa forma deixo aqui os cinco livros que mais mexeram comigo em 2008.


As últimas notícias do fim do mundo. Mais conhecido pelo seu livro Laranja Mecânica Anthony Burgess foi uma grata surpresa nas minhas leituras. O título do livro é um trocadilho com um programa de rádio da BBC. E nele encontramos três histórias que o autor entrelaçou de um modo estranho e inusitado, pelo menos para mim. Uma biografia de Freud, um musical sobre Trotski em Nova York e uma aventura sobre o fim do mundo. Caminhando com passos firmes, porém sem dar muitas dicas de para onde as coisas se encaminham o autor nos conduz pulando de uma história para outra até um final empolgante.

Contos de Ernest Hemingway - Vol. 2. O segundo trabalho de Hemingway que eu consegui ler, O primeiro foi O velho e o mar. Nesse apanhado li o conto “A Curta E Feliz Existência De Francis Macomber” e comecei o livro com o pé direito. Fui atingido em cheio pela história, personagens e o ritmo das coisas. As Neves do Kilimanjaro também está presente nessa coletânea. Depois de ler esse livro fiquei mais interessado pelas obras dele apesar de que fiquei com a impressão que o homem se dava melhor nos textos curtos.

Um pássaro na Gaiola. Este não é o trabalho mais famoso de Kurt Vonnegut, mas quando o vi na prateleira do sebo a R$ 5,00 não resisti e levei-o pra casa. Com um jeito de escrever que eu considero diferente bastante particular o livro leva-nos a acompanhar vida de um fictício ex-presidiário que se formou em Harvard e participou do governo Nixon e do escândalo Watergate. Uma crítica aos E.U. A escrita pelo típico herói americano.

Orgulho e preconceito. Há muito tempo que eu estava pra pegar esse livro da Jane Austen e adiava. Sempre encontrava algo mais interessante pra ler. Pelo menos eu pensava assim até o momento em que comprei o meu exemplar e devorei-o em três dias. Demorei isso tudo por que não me deixaram ler direto. É o tipo de livro em que você gruda e não solta mais. Uma história de época em que a sociedade e seus interesses são jogados em nossa cara com ironia e bom humor. O livro é de 1797 e é mais atual os best-sellers que você encontra por ai.

O egípcio. Já escrevi aqui sobre esse livro. Resumindo é bom e pronto. Eu li pela terceira vez sim.

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo esquerda e receba mais posts no seu e-mail. É grátis!

25 comentários:

  1. boas indicações, Luciano. Vc já viu o filme Orgulho e Preconceito? Achei a adaptação mto boa.

    ResponderExcluir
  2. Jefferson não vi ainda. De fato meu DVD player tá criando poeira. Fico até receoso de assistir, pois gostei muito do livro e normalmente filmes mutilam cruelmente as obras originais. Mesmo assim vou por na minha lista de sugestões.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Será que sou a única pessoa no mundo que não consegue parar e fazer a lista com as coisas que mais gostou de ver/ler/ouvir? De que síndrome sofro eu? ... rsrs..

    Besos, guapo...

    ResponderExcluir
  4. De todos eles, so li o "orgulho e preconceito" e achei um espetaculo de escrita. Mas ja anotei os outros titulos.
    Bjs meus

    ResponderExcluir
  5. Enxaqueca pra eu fazer essa lista foi um parto. Normalmente eu não sou muito adepto dessas coisas.
    Tava com saudades de te ver por aqui.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  6. Diva também adorei a história de O&P. Espero que você consiga adquirir O egípcio.
    Beijos moça.

    ResponderExcluir
  7. Que boas dicas...E eu que adoro ler...rs...Obrigada !
    Ahhh Felizes dias pra vc em 2009 !

    ResponderExcluir
  8. E você ainda arruma tempo pra ler tudo isso!
    Meu herói! hahaha
    Beijos, feliz doismilenove!!

    ResponderExcluir
  9. O importante acima de tudo é, para mim, o manter hábitos de leitura.
    Ler é algo que todos deviamos fazer, pois como alguém um dia escreveu num livro que comprei (e autografou) e passo a citar: "Nunca perca o hábito de leitura, isso ajuda-nos a tornar-nos seres humanos mais completos, mais unos, e mais sensíveis com outros e o mundo".
    Em 2008, entre várias leituras, escolho à sorte o "Sétimo Selo" de J R Santos.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  10. Ana fico feliz em poder ajudar de alguma forma.
    Um abraço moça e feliz 2009.

    ResponderExcluir
  11. Fabi tu sabes como é complicado. tenho em casa uma princesa que acredita que o pai vive para dar-lhe toda a atenção do mundo. Então imaginas como é difícil arranjar tempo pra ler.
    Um abraço e feliz 2009.

    ResponderExcluir
  12. Flores espero que tenhas boa sorte com tua escolha aleatória. E fico feliz em ver-te por aqui.
    O hábito da leitura é algo que aconselho como salutar a todas as pessoas. Gostaria eu de poder dedicar mais tempo a essa atividade, mas no momento é ler o que dá e quando dá.
    Um abraço e boa sorte.

    ResponderExcluir
  13. Não gosto dos Best Sellers... tenho um certo pé atrás com eles, apesar de me pegar lendo uns e outros de vez em quando. Prefiro o submundo literário, eu acho. Risos.

    ResponderExcluir
  14. Xiii, não li nenhum destes. O que mais me "apeteceu" foi Contos de Ernest Hemingway... acho que vou seguir sua sugestão, depois te conto o q achei..

    valeu pelas dicas!
    bjo

    ResponderExcluir
  15. E a princesa tem razão, um pai é para isso mesmo, o meu foi mais fino, ensinou-me a ler cedo e aprendi e claro, deixei de precisar que ele lesse pra mim...
    É tão bom ter o pai por perto para nos dar aquela segurança, aquele amor, a paz, o nada faltar, mas que bom... Beijinhos nino para a tua princesinha também..manda fotos para eu ver como ela deve ter crescido...laura.

    ResponderExcluir
  16. Bárbara best-sellers são como todo o vício. Dão um prazer momentâneo e só. Creio que você aprecia leituras com mais suatância.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  17. Renata se não conseguir o livro todo fique ao menos com o conto sobre o Macomber.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  18. Laura no momento estou me dedicando a essas tarefas que tu relacionou. Quanto a ensiná-la a ler. Esta é uma batalha mais ardua.
    Hoje eu te mando fotos pra ver como ela cresceu.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. já li alguns e concordo com a tua visão?
    beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  20. Carla que bom que não sou o único.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Leia também: "A Cabana"
    ;)
    beijos

    ResponderExcluir
  23. Raíssa Quem é o autor de A cabana?
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  24. Willian P. Young.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.