quarta-feira, janeiro 21, 2009

Dia mundial da religião

Hoje é o dia mundial da religião. Por estranho que pareça não é um dia de luto, mas de celebrações. Não consigo ver o que estão comemorando, mas já que estamos no assunto que tal uma pequena lista das guerras que usaram como desculpa a religião:

Guerras religiosas na Alemanha, de Carlos V contra a Liga de Smalkalde (1546-1555)

Guerra dos católicos contra os turcos

Guerra de Portugal em Marrocos (1580)

Guerras religiosas em França (1563-1593)

Cruzadas (1096 – 1270)

Apesar de não ser necessariamente uma guerra não podemos deixar de lado a Inquisição que também era conhecida pelo singelo nome de Santo Ofício. Durou cerca de 7 séculos e torturou, queimou e perseguiu milhares de pessoas em toda Europa.

Talvez alguém diga, esses são crimes da Igreja Católica Apostólica Romana, em contrapartida digo apenas que, os muçulmanos também têm a sua parte e os evangélicos não os têm porque nunca chegaram ao poder, vide que mesmo assim acontecem casos como este.

Também podemos nos lembrar das mulheres mutiladas, dos homossexuais perseguidos e dos esquizofrênicos que sofrem exorcismos em vez de tratamento psiquiátrico adequado. É fato que se formos enumerar todas as vantagens que o mundo recebeu graças às religiões iremos preencher páginas e páginas com estatísticas de mortos e relatos de atrocidades. O antigo testamento é um prato cheio para quem gosta desse tipo de coisa.

Antes de fechar eu gostaria também de agradecer a algumas religiões por arruinar as vidas de das pessoas com: casamentos infelizes, o divórcio não é uma opção, filhos em excesso, a pílula não é uma opção, perseguição, pensar diferente não é uma opção.

Por isso convido você a comemorar comigo essa data tão especial e a agradecer a Deus por viver num estado laico e culturalmente tolerante.

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo esquerda e receba mais posts no seu email. É grátis!

12 comentários:

  1. Acho que "culturalmente tolerante" em partes, né?! =/
    Mas, pelo menos sobre religião, o Brasil está na frente de muitos países... Viva nosso estado laico!!!
    ehehehehe
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Quimera com certeza há muito a se progredir e conquistar, ms creio que vale a pena ficarmos felizes com o que já conquistamos.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  3. Concordo perfeitamente! Dou gracas a Deus por viver num lugar assim, tambem.
    Bjs meus

    ResponderExcluir
  4. Diva que bom que as coisas em Moçambique também estejam caminhando por este caminho.
    Beijos moça.

    ResponderExcluir
  5. Para mim a experiência de cada um com Deus não está diretamente relacionada com a religião. A gente pode analisar a função da religião por diversos ângulos, e tem hora que acharemos coisas boas e outras horas acharemos inúmeros horrores feito em seu nome...

    bjo!

    Obs: obrigada pelo comentário que fez, é raro também encontrar alguém que considere aquela característica como uma coisa boa..

    ResponderExcluir
  6. Renata acho que ando muito pessimista ultimamente, pois quando penso em religiões o que me vêm à mente são os males que elas causam e que me parecem tão grandes quando comparados aos benefícios que proporcionam.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  7. Divórcio não é opção em algumas religiões em outras é, assim como a pílula.

    As pessoas nunca cansam de enumerar os males das religiões, se esquecem que organizações religiosas tb têm seu lado bom. Afinal, tudo tem dois lados.

    Por acaso as brutalidades praticadas pelo ser humano deixam de existir em lugares onde não se segue uma religião?

    Sendo uma organização humana vejo apenas que podem cometer crimes como qualquer outra organização humana pode cometer. Mesmo assim muitas dessas organizações podem trazer benefícios ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  8. Grivicich com certeza existem essas organizações, mas como eu disse numa resposta acima, considero o mal das religiões muito maior que os problemas que elas criam.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  9. Luciano muitos dos problemas que existem hoje e no passado, é culpa do homem, ele inventa e destroi o que de melhor existe na religião! Dou graças a Deus por ter sido criada com a ideia de que a religiao é um bem para cultivar a nossa espiritualidade e nao como uma arma destruidora!
    Beijo doce

    ResponderExcluir
  10. Naela fico feliz em encontrar pessoas assim, mas continuo a pensear que talvez o melhor seja deixar as religiões de lado e tocar em frente.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.