segunda-feira, dezembro 22, 2008

Dia do vizinho

Amanhã 23 de dezembro dia do vizinho. Quem diria que uma criatura, na maioria das vezes, tão infame teria uma data comemorativa totalmente dedicada a ela. Não que todos sejam ruins, mas é que até hoje ainda não encontrei muitos que valessem à pena. E tenham certeza que eu já tive muitos, muitos vizinhos mesmo. Levando-se em conta que normalmente uma casa tem 03 vizinhos diretos e um apartamento tem uns 05. Eu já tive cerca de 44 vizinhos nessa minha curta existência. O que eu considero suficiente para embasar a minha aversão por esse tipo de proximidade.

Uma pequena mostra dos tipos de problemas a que fui exposto. Lixo jogado no meu quintal, portão e calçada. Briga de marido e mulher, espancamento da esposa ao vivo ou apenas gritos e sons do espancamento em questão. Briga entre parentes. Muro que desabou durante uma enxurrada. Salto alto na escada de madrugada. Bolinhas de gude no andar de cima. Sexo em cima de cama barulhenta. Cachorro latindo a noite inteira. Ensaio de escola de samba de dezembro a fevereiro. Música gospel todo sábado de manhã. Funk todo sábado à noite. Acrobacias de moto na frente da casa. Portas batendo. Fofocas. E praticamente todo tipo de incomodo que um ser humano pode causar aos seus semelhantes.

Vizinhos ruins são uma praga que se espalhou pelo mundo. Semelhante as testemunhas de Jeová. Não importa em que biboca você tenha se escondido eles sempre aparecem pra te converter. Feliz foi Adão que não teve vizinhos. E já que tocamos na Bíblia que tal os vizinhos do Lot, Gênesis 19, 4-5, que desejavam estuprar os hóspedes da sua casa. O cinema também foi pródigo em explorar esse tema em filmes tais como, O vizinho, Morando com o perigo e Duplex.

Talvez eu seja um pouco ranzinza ou simplesmente eu gostaria que os outros me tratassem com a mesma atenção que lhes dispenso. Mas hoje o meu grande sonho de consumo é uma casa no campo que fique a quilômetros de quaisquer outras pessoas. Onde eu possa desfrutar da paz e do sossego que não encontrei nos lugares onde morei.

Então nessa data especial desejo felicidades e sossego a todos os bons vizinhos que existem espalhados por esse mundo afora.

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba mais posts no seu e-mail. É grátis!

33 comentários:

  1. o ruim é q mesmo no campo vc terá vizinhos.

    ResponderExcluir
  2. Jefferson também já me passou pela cabeça essa fatalidade. Entretanto vejo que dos males o menor é ter os vizinhos a algumas centenas de metros de distância.
    Um abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
  3. Não tenho aversão aos vizinhos, mas não convivo com nenhum. pra falar a verdade quando encontro alguém no elevador (o q é raro), nem sei se é morador ou não. Mas acho que algumas pessoas têm relações bem legais com os vizinhos, tornam-se amigos mesmo, isso é bacana.

    Aproveito para lhe desejar um feliz natal e um 2009 abençoado!

    bjos!

    ResponderExcluir
  4. Renata basicamente meu relacionamento com os vizinhos é muito semlhante. De fato nem sei o nome dos meus vizinhos. Mas quando morei em apartamento comi o pão que o diabo amassou.
    Um abraço e feliz natal pra você.

    ResponderExcluir
  5. Feliz Natal, com ou sem vizinhos!!!!
    Abraços, Plim e Plum!***

    ResponderExcluir
  6. Plum obrigado por lembrar de mim.
    Feliz natal para os dois.

    ResponderExcluir
  7. ê cá na ouço camas rangendo, e tenho a minha entrada privada e vizinhos não entram por ali, assim o lixo é meu, ams de noite botam sacos para a rua mesmo áfrente da minha porta, claro que nem sei quem são se é um prédio...mas finjo e o varredor varre ou varro eu quando me apetecer...
    Meu sonho é essa tal de casinha no cmapo, rodeada de flores e quem sabe um dia..tenha calma meu amigo, haja paciência, mas espancar mulher..chama-se a policia é assim que se faz mal se ouve...de resto nem todos são educados, nem todos mesmo... Beijinhos e Bom Natala todos vós na Paz de Deus...

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca tive muita sorte com vizinhos, moro numa rua que é quase uma faixa de Gaza, com judeus, muçulmanos, evangélicos... Todos querendo louvar ao seu deus, como se o mesmo fosse surdo.
    Já que hoje é o dia do vizinho, então vou considerar que pode ser vizinho de blog, aí o dia fica mais comemorável.
    Feliz dia do vizinho de blog então!! =)

    ResponderExcluir
  9. ah sim?
    Boa... os meus vizinhos até são pacificos...

    :o)))***

    ResponderExcluir
  10. Ah, Aproveito para te deixar votos de um feliz Natal, e um excelente 2009!!!

    ResponderExcluir
  11. Laurinha pelo visto somos dois a compartilhar o mesmo sonho. A tão desejada casinha no campo. Espero que não demore muito pra alcançarmos os nossos objetivos.
    Laura beijos e abraços e um feliz Natal pra você, pra Neide, pro Nuno e pro Manel.

    ResponderExcluir
  12. Mariana acho que de todas as pragas das vizinhanças a única que ainda não sofri foi a da igreja.
    E se hoje pudermos comemorar o dia do vizinho blogueiro então hoje será um dia muito feliz, pois tenho os vizinhos mais maravilhosos do mundo.
    Beijos moça e feliz natal.

    ResponderExcluir
  13. Pearl que bom que eles sejam assim. Seu casamento vai agradecer muito por essa paz a mais.
    Beijos e feliz natal pra vocês.

    ResponderExcluir
  14. Luciano o bom em viver aqui em Londres e falo por mim é que nem dou conta do vizinho do lado, sao raras as vezes que trocamos conversa a nao ser um "Hello" quase inaudivel...e para problemas vale o porteiro que mantem o predio em ordem assim evitam-se confrontos...
    Bom desejo de um Natal Feliz e um prospero 2009!
    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Naela com tuas palavras reforças a idéia que tenho dos londrinos. Discretos e distantes. Possivelmente eu teria uma vida tranquila morando por ai.
    Um abraço e feliz natal pra você.

    ResponderExcluir
  16. Cara,
    Tem muitos vizinhos que conseguem despertar nossa ira, mas, existem outros tipos de sentimentos que podem ser provocados ou despertados também (como nos filmes Janela Indiscreta, Invasão de Privacidade, Paranóia...).
    Quem nunca ficou de olho numa vizinha maravilhosa que apareceu do nada na sua rua? Quem mora em prédio, pelo menos uma vez, já desejou ter um binóculos, ou não?!
    Os meus melhores amigos foram meus vizinhos do prédio (amigos da vida toda).
    Vizinho também pode ser importante. Ele é, no mínimo, ponto de referência.
    Legal o post, feliz natal e um novo ano perfeito.
    Abs.

    ResponderExcluir
  17. Um dia sonhei com uma casa de campo, realizei o meu sonho, construi um ecosistema (como um amigo lhe chamava)onde nada faltava...Quando dei por ela, senti-me refém do meu mundo, isolada, rodeada do nada.
    Hoje tenho vizinhos, casa de campo, só como casa secundária...
    Mas os sonhos não passam de sonhos, devemos tê-los e lutar por eles faz parte da vida, um Feliz natal e continua a alimentar sonhos, é saudável! :)*

    ResponderExcluir
  18. Querido amigo; até podias ser vizinhos chegados...de certezinha que nos dariamos fenomenal...quem sabe um dia vc vem pra cá e adora isto, pela ruralidade de terras que temos... e somos boa gente, os Brasileiros também, só que aqui também são insuportáveis vizinhos e não só aqui, é em todo o lado, mas haja mais educação e tudo se vai resolvendo. Abraços de Bom Ano que está chegando..laura.
    E beijinhos repenicados prá sua garota linda e prá mamãe dela..

    ResponderExcluir
  19. Eu gosto dos meus vizinhos, claro que tem aqueles que sao um saco e ficam cuidando tudo que você faz pra depois sair contando para os outros vizinhos.. mas morar em cidade pequena é assim mesmo, ainda mais quando se mora a vida inteira na mesma caso (tirando 2 anos) e quando os vizinhos (a maioria) te conhece desde que nasceu e bla bla bla..
    Mas mesmo com todos os porens, eu gosto dos meus..

    E é isso ai, abraços.
    E obrigada pelo boa sorte...

    ResponderExcluir
  20. Um vizinho(a) pode estar a milhares de km?

    Amigo Alves,

    Estou aproveitanto o facto dos meus filhotes estarem a jantar para vir aqui agradecer os votos de Feliz Natal e desejar continuação de Boas Festas junto da tua linda família.

    Vou tentar voltar com mais tempo.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  21. Xi... agora que me mudei nem sei quem sao os meus... Tambem vivo fechada entre muros e cercas electricas hunggfff... enfim.
    Feliz Natalllllllllllllll :o))
    Bjs meus

    ResponderExcluir
  22. Por onde andas meu matulão que já não cabes em todas as janelitas?... Beijinhos da nina d eBraga.

    ResponderExcluir
  23. Acho que para se ter uma boa relação entre vizinhos vale fazer uso da regra de ouro: Faça ao próximo o que gostaria que fizessem com você.

    E saber que o direito de um começa onde termina o do outro.

    Té a próxima.

    ResponderExcluir
  24. * O direito de um termina onde começa o do outro. kkk

    ResponderExcluir
  25. Emerson prazer em vê-lo por aqui. Com certeza vizinhos são importantes. Praticamente vivem o tempo todo ao seu lado. O melhor seria que todos conseguissem fazer como você que conseguiu angariar amigos pra vida toda entre os seus vizinhos.
    Parabéns Emerson um abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir
  26. Ahlka fico feliz em te ver aqui novamente. E é bom saber que já realizastes um dos teus sonhos. Creio que faz parte da natureza humana não achar mais encanto no sonho realizado e assim vamos todos em busca de novos sonhos. Sempre realizando e sonhando, realizando e sonhando.
    Beijos moça e feliz ano novo.

    ResponderExcluir
  27. Laura até me agrada a idéia de viajar, mas não sei se conseguiria viver longe dessa minha terrinha.
    Beijos Laura e feliz no novo.

    ResponderExcluir
  28. Diva que chato que as coisas estejam nesse pé, mas logo logo você vai se enturmar e as coisas irão melhorar. Afinal pedra que rola não cria limo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Laura ando longe do computador. Com certeza tu não sabes, mas a conexão que tenho em casa é das piores possiveis, por isso minhas longas ausências.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  30. TJ ao que parece são poucos os vizinhos que já ouviram falar dessa regra.
    Um abraço e feliz 2009.

    ResponderExcluir
  31. Desculpe a demora em te fazer uma visita, se reparar, aquele dia que voltei eu não voltei de fato. :P

    Mas é que tinha tanta coisa pra ler em pelo menos três sites que visito que acabei por ler nenhum deles, desde que arranjei tempo.

    Olha, eu não sou a melhor vizinha de fato. Eu já falo alto, e quando morava com a minha avó às vezes eu tinha umas brigas horríveis com a minha mãe (que fala mais alto do que eu) e se a briga ficava feia eu vociferava como uma besta vinda do inferno. Bem, mas meus vizinhos tb fazem coisas horríveis (como "cantar" junto com a música que colocam no rádio).

    Agora que me mudei para uma vila, ao meu lado tenho uma vizinha que quase todo santo dia briga com a mãe e a mulher fala muito alto. É... acho que estou pagando... E na vila tb não sou a melhor vizinha... Nunca cuido direito do meu jardim, mas meu projeto de férias é eliminar os percevejos.

    ResponderExcluir
  32. Grivicich fico feliz com o seu retorno em definitivo.
    Quando você diz que está pagando eu paro pra rever meus atos como vizinho e aproveito pra perguntar se não estou pagando por algum abuso cometido no passado.
    Espero que as coisas estejam bem em sua casa nova.
    Morte aos percevejos. Um abraço e um feliz 2009.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  33. Nossa, que vizinhos vc já teve!!! Graças a Deus, eu tive bons vizinhos. Teve uma época que todos os vizinhos da minha rua tinham cachorro. Por isso somos acostumados a ouvir cachorros latindo a noite toda. O que incomodava era a música alta e a barulheira da festa em altas horas que o vizinho da frente da minha casa fazia. Para mim, não tinha problema. Era só tirar os meus aparelhos auditivos. Quando fui morar em apartamento, escutava barulho dos aparelhos de ginástica da vizinha de cima. Quando essa foi embora, veio outra com 3 filhos pequenos. Então, ouvia barulho de cadeiras e várias vezes caíram peças de roupas na minha área de serviço. Mas nada disso que relatei se compara com os vizinhos terríveis que vc teve. Abração!

    ResponderExcluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.