terça-feira, dezembro 30, 2008

Balneário Barra do Sul. Parte II




Dos prazeres simples que a vida me concede, caminhar na praia é o que mais tenho usufruído nesse momento da minha vida. E Balneário Barra do Sul com sua praia interminável tem sido a parceira ideal para minhas caminhadas. Pés descalços na areia, vento nos cabelos, sol na pele e a total liberdade para ir e vir na hora que quiser tem preenchido esses dias com belezas como a dessa foto; um por do sol cheio de cores à beira-mar.
Pelo caminho vejo mar, areia e conchas multicoloridas. Rosa, marrom, azul e cores que sei descrever. Grandes, pequenas, perfeitas ou perfuradas. Elas encantam os olhos enquanto a gente passa. É difícil não parar para recolher ao menos uma. Um dia elas foram partes de um ser vivo, hoje, depois que a vida partiu ainda tem o dom de embelezar o mundo ao seu redor. Creio que é muito mais do que posso dizer de mim.
Talvez toda essa beleza da praia esteja apenas em meus olhos um fascínio particular. Entretanto, o poder revigorante que emana daquele lugar me seduz e alivia minhas dores e minhas dúvidas. Pode ser que o contado da pele com a areia descarregue as tensões. Ou a maresia infle meus pulmões com nova vida ou simplesmente o mergulho lave embora minhas preocupações.
O fato é que caminhar na praia me faz bem. E não estou falando do mesmo bem que os médicos falam ao receitarem caminhadas. Falo de um bem diferente. Particular. Um bem próprio que eu sinto e que tem mais conexão com a minha sanidade mental do que física. Um equilíbrio que não encontro na cidade. Uma paz que eu preciso e que não está aqui. Que eu não encontro na indolência da minha cama e nem na correria da cidade.
Amanhã estarei lá. À beira do Atlântico completando mais um ano de vida e me preparando para mais um ano de desafios. Não sei por onde andarei em 2009, mas tenho uma intuição de que o melhor lugar pra me encontrar será junto ao mar.
Um abraço a todos e nos vemos no Atlântico.

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba mais posts no seu e-mail. É grátis!

32 comentários:

  1. Um ano novo iluminado, com muitas realizações, com dificuldades da vida que ajudam a engrandecer, mas com momentos plenos de paz. Feliz 2009 moço!! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Ai morri de inveja!!!! rs.. Aproveite bastante então, e comece seu 2009 renovado!
    felicidades!

    ResponderExcluir
  3. Não gosto muito de ir à praia. Mas não sei se conseguiria viver longe do mar. O ar é diferente e de vez em quando ver o horizonte é reconfortante.

    Reluto pensar em morar fora do Rio de Janeiro, pq fico pensando se conseguiria encontrar outra cidade grande espremida entre as montanhas e o mar, pois afinal eu gosto dos três.

    ResponderExcluir
  4. Pois espera por mim. Vou ter contigo. Vou abraçar-te, deixa eu levar um escadote pequinito ehhhhh, prá altura que tens ao pé do meu metro e meio, tadinha de mim... e vamos os dois caminhar, sempre gostei de caminhar na praia enquanto miro ao redor, e aspiro vezes sem conta a maresia, é um cheiro que me ficou de áfrica e não o esqueço nunca, sinto-o em mim, muitas muitas vezes...
    Então passeia e agradece por teres o amr pertinhod e ti... o nosso mar qua ao fim e ao cabo, é o memso..assim, amanha diz; olha o mar da laurinha que veio de longe trazer um miminho pra mim!...
    feliz 2009 cheiinho de coisinhas boas..e paz, amor, muito amor que é o melhor da vida e nem todos têm---um xi às ninas d atua vida..laura.

    ResponderExcluir
  5. Feliz 2009, Luciano!

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  6. Também adoro caminhar na praia e penso que não há nada melhor para arejar a mente do que uma bela paisagem.
    Bjos e um 2009 renovado pra ti.

    ResponderExcluir
  7. Mariana obrigado pelos votos. Um abraço moça e feliz 2009.

    ResponderExcluir
  8. Renata não morre não moça. Você vai fazer falta.
    Um abraço e um feliz 2009 pra você.

    ResponderExcluir
  9. Grivicich se o teu problema é uma cidade espremida entre as montanhas e o mar então podes vir para Santa Catarina que a gente arranja um cantinho pra ti.
    Aqui em Palhoça eu moro relativamente perto do mar. É difícil ir à praia, mas só de olhar a paisagem e respirar o ar que vem do mar as coisas mudam. Por isso creio que tal qual você eu não me vejo morando muito longe do mar.
    Moça beijos e um feliz 2009 pra você.

    ResponderExcluir
  10. Laura obrigado por lembrar que nosso mar é o mesmo. Um abraço moça e feliz 2009 para nós.

    ResponderExcluir
  11. Olha que cabeça a minha, vc me desejou feliz ano novo duas vezes e eu ainda nenuma.

    Feliz 2009 pra ti ;)

    ResponderExcluir
  12. Jonice feliz 2009 pra você também.

    ResponderExcluir
  13. Bela como tu dissestes uma paisagem bonita é uma coisa maravilhosa para aliviar a alma.
    Um maravilhoso 2009 pra você recheado de lindas paisagens e grandes amizades.

    ResponderExcluir
  14. Grivicich obrigado.
    Beijos moça.

    ResponderExcluir
  15. Oi Luciano!!
    Que seu ano novo te faça muito feliz, amigão.
    Beijo da Dai :)

    ResponderExcluir
  16. Lindo um prospero ano cheio de paz, amor e saude!
    Caminhar na praia um prazer imenso, ajuda a relaxar e sentir a beleza da natureza!
    Beijo doce

    ResponderExcluir
  17. Como por aqui caminhar na praia com as condições atmosféricas deste ano está fora de questão, aproveito para vir aqui desejar-te um Ano de 2009 estupendo, com tudo o que de melhor desejares.

    Um beijo da Adry

    ResponderExcluir
  18. um feliz 2009 para você também!
    Um abraço, f

    ResponderExcluir
  19. Quem me dera estar perto do meu oceano !!!!

    Feliz Ano Novo :)

    Beijo meu ♥,

    A Elite

    ResponderExcluir
  20. A grandiosidade do mar torna-nos conscientes da nossa dimensão.
    Tudo se torna pequeno ao lado dele...Até os problemas..
    Mas perto ou longe do mar, desejo-te um bom ano 2009 :)

    ResponderExcluir
  21. Dai obrigado por tudo e vamos juntos em busca da felicidade em 2009.
    Beijos moça.

    ResponderExcluir
  22. Naela beijo pra ti e que chegue logo o verão para que posas passear a beira do rio.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  23. Adry feliz 2009 e a gente se vê pela blogosfera.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  24. Jéssica paciência. Em breve chegam as férias e você poderá visitar seu oceano outra vez.

    ResponderExcluir
  25. Também adoro caminhar à beira-mar. Sentir a água fria molhar-me os pés. Sentir o sol acariciar-me a pele. E deixar a brisa marinha afagar-me os cabelos. O mar é um excelente companheiro. Foi sempre a ele que recorri quando era assolada por duvidas, alegrias ou necessidade de solidão...
    Beijos xxx

    ResponderExcluir
  26. Ahlka talvez seja essa capacidade de diminuir os problemas que traga tantas pessoas ao mar.
    Obrigado por tudo e feliz 2009 para você também.

    ResponderExcluir
  27. Obrigado Andréia. Desejo-lhe o mesmo.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  28. Clara creio que temos gostos parecidos em relação ao mar.
    Beijos moça e feliz 2009.

    ResponderExcluir
  29. Que foto linda! Também gosto muito de caminhar na praia. E ainda mergulhar e sentar numa pedra alta para apreciar a natureza ao redor. Quando estou na praia, consigo buscar a paz para preencher o meu ser. São momentos que agradeço a Deus e peço a Sua ajuda. Momentos para avaliar como está a minha vida. Momentos para acreditar que vale a pena viver mesmo nas piores situações. Abração!

    ResponderExcluir
  30. O oceano é tudo de bom. Para recarregar as energias não há nada melhor que um mergulho nas águas salgadas do mar. Parece que os problemas se dissolvem com as espumas das ondas e tal qual elas desaparecem num piscar de olhos.
    É o lugar perfeito pra se encontrar consigo mesmo.
    E essa foto foi apenas um disparo feliz.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.