sexta-feira, agosto 22, 2008

O Egípcio

Pro pessoal que pediu mais informações sobre o livro ai em baixo está uma resenha que eu encontrei enquanto vagava pela internet.


O EGÍPCIO é a reconstituição total de uma era até hoje não devassada pela ficção, e como tal, enriquecem-na veias túmidas de fascinante erudição. Inteiramente autêntica, está escrita num estilo literário de que pouquíssimas novelas históricas podem gabar-se. Passa-se no Egito, mais de um milênio antes de Cristo, e abrange tudo do mundo conhecido de então. Vem narrada por Sinuhe, médico do Faraó, e é a história de sua vida. Desfilam inúmeros personagens, descritos com perfeição, alguns dos quais dificilmente serão esquecidos: Horemheb, o general do Faraó, que dirigia sua carruagem sobre mulheres, crianças e velhos das terras conquistadas; Nefer-nefer, com quem as modernas irmãs do pecado jamais poderiam competir; Minea, a virgem votada aos deuses, dançando nua diante dos touros sagrados; a rainha Nefertiti, cuja beleza física era perigosa em demasia por estar combinada com a malícia e a inteligência aguda; o escravo Kaptah Kaketamon, a bela irmã do Faraó Akhnaton... Intriga, morte, guerra, paixão, amor e luta religiosa são contados, enquanto Sinuhe vai revelando sua vida, ora radiante, ora desesperançada. Há grandeza impressionante em “O EGÍPCIO”, amplo rasgo do romance verdadeiramente de primeira classe, o triunfo assombroso de uma grande imaginação criadora, uma obra épica magnífica. É um livro que o entreterá por várias horas, deixando-o em suspenso, possuído de um encanto que jamais será esquecido. Mika Waltari era quase desconhecido fora da Finlândia, sua pátria. Produzira considerável número de peças teatrais, poemas e novelas logrando grande êxito local, porém sem grande repercussão internacional. Suas primeiras influências literárias foram os escritores franceses modernos; suas obras estavam cheias de problemas da mocidade, os enredos, um tanto sensacionais, girando em torno dos conflitos do álcool e do sexo, e Mika Waltari fazia parte então de um grupo de literatos radicais que se cognominavam de “Os Condutores da Tocha”. A primeira transformação sensível no gênero literário de Waltari se processou em 1938, com a peça “Akhnaton”. As pesquisas em que se orientou nessa peça o conduziram ao plano de “O Egípcio”. Infelizmente a guerra prejudicou muito o seu trabalho, atrasando a publicação, que ocorreu somente em 1945, logo se tornando uma sensação, não tardando que as traduções se sucedessem através do mundo!

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba mais posts no seu email. É grátis!

15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Como o post é sobre literatura, não poderia deixar de dar a minha singela contribuição:

    Ebooks (gratis): Esnips | 4Shared
    Livros: Estante Virtual (usados) | Buscapé (novos)

    Carpe diem.

    1 abraço.

    ResponderExcluir
  3. Singela porém utilíssima contribuição.
    Para quem quiser achar o livro tema deste post é só usar os atalhos fornecidos pelo nosso amigo Jefferson. Creio que os dois primeiros sejam para fazer o download do livro.
    Obrigado Jeff e um abraço pro amigo.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei interessada e fui no site da biblioteca local e nao e' que achei? Ja' coloquei um request p/ reservarem p/ mim.
    Thanks!

    ResponderExcluir
  5. Eleaine que bom que gostastes do que encontrastes aqui. Espero ver-te outras vezes aqui na minha casa.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Nino; bom domingo
    Já li tanto sobre Neferti e os deuses e deusas dos Faraós e Egipcios que já perdi a conta!...adoro ler sobre eles. Beijinhos da pariga de Braga, laura,.,

    ResponderExcluir
  7. A era egipcia é a minha segunda era preferida de estudar e aprender + na historia! :)

    Beijo meu,

    A Elite

    ResponderExcluir
  8. Laura sobre eles só li esse livro, mas é tão bom que volta e meia tenho que ler de novo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Jéssica então recomendo que agora que estás livre dos estudos obrigatórios dedique um pouco do seu tempo a esse lazer deliciosos que é a leitura dessa obra.
    Beijos moça.

    ResponderExcluir
  10. A civilização egípcia sempre me fascinou muito. Muito evoluídos para o seu tempo, sempre com uma mística à volta das suas histórias e sensualidade. Espero conseguir encontrar esse livro, pois despertou-me muita atenção o seu post!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Rose tem uns links ali em cima que creio eu servem pra baixar o livro. Experimente, pois o texto é delicioso.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  12. Oh alves, não é a Bete Davis, embora eu também goste muito! Vou dar mais duas pistas, morreu em casa de uma overdose de barbitúricos misturados com álcool e esteve relacionada com um presidente americano.
    Eu vou ver se consigo baixar uma cópia nesse site. Obrigada =)
    Como mando o meu mail sem se ver no coment?
    beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Rose já respondi lá no teu blog.

    ResponderExcluir
  14. Hum... "O Egípcio", tá na lista. Valeu!

    Abs,

    ResponderExcluir
  15. Sah espero que consiga adquirí-lo e possas passar bons momentos com ele.

    ResponderExcluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.