terça-feira, agosto 04, 2015

Sete dicas para filmar em locações

Eu traduzi o texto abaixo de um post do site IndieWire. Mais especificamente deste linque aqui. Espero que o mesmo possa ser útil a vocês.



1. Considere todos os cenários possíveis e tenha um plano reserva para qualquer coisa que envolva terceiros.


Isso pode ser resumido como "esperar o melhor, preparar-se para o pior." Quando você sai de Los Angeles ou Nova York, você pode ficar chocado ao descobrir que a vida não se move à velocidade da produção. Por exemplo, a nossa localização foi em um pedaço sem personalidade jurídica de deserto, o que significava que que não havia banheiros nas proximidades, e por isso, teriamos de trazer sanitários químicos para usarmos enquanto durassem as filmagens. Apesar de termos planejado com antecedência, o nosso fornecedor falhou e tivemos que lutar na primeira manhã da produção para encontrar um substituto. Felizmente, nós tínhamos visto uma biblioteca ali próximo.Enquanto não conseguíamos outro fornecedor, a biblioteca disponibilizou os seus banheiros para o nosso uso.


2. Priorize a comunicação.


Verifique se você tem os meios para se comunicar do set, ao acampamento base e todo o resto. Em nossa produção, tentamos economizar dinheiro, obtendo walkie-talkies baratos, mas descobriu-se que eles não poderiam transmitir através do terreno deserto. Como resultado, algumas pessoas se perderam e acabamos por ter de enviar membros de nossa equipe para vários pontos, a fim de facilitar a comunicação. Mesmo que sendo capazes de contornar o problema, a solução não foi tão eficiente como poderia ter sido. Se eu tivesse que fazer tudo de novo, eu teria gasto o dinheiro em melhores walkie-talkies.


3. Orçamento para emergências.


Durante a pré-produção, reserve 10 por cento do seu orçamento total para despesas ocasionais da  produção. Não tente canibalizar essa verba para melhores lentes ou coisas que você acha que precisa. A verdade é que este dinheiro será útil no local. Uma vez que você entra no set, o dinheiro é seu para usar, mas não antes disso.


4. Há outras maneiras de pagar.

Quando pesquisávamos as nossas locações encontramos um lugar que foi de longe muito melhor do que o resto. Como diretor, eu caí de amor por ele, mas como produtor, eu sabia que teria que pagar por isso. Quando indagado sobre o preço, soubemos que era muito maior do que tínhamos orçado. Por isso que decidimos experimentar uma abordagem diferente: o voluntariado para limpar o local em vez de pagar o preço cheio (notamos uma quantidade grande de lixo espalhado pelo imóvel enquanto pesquisávamos). Os proprietários foram tocados pela nossa oferta e acabamos ficando o local por um preço de sonho. Lembre-se sempre de deixar o local melhor do que você encontrou. Sério, por favor, faça isso, porque vai tornar a vida mais fácil para todos nós.


5. Mantenha todos saudáveis.


Isso deveria ser óbvio, mas, infelizmente, muitas vezes é esquecido. Considere as realidades do seu local e certifique-se que você está lembrando a todos para manter hábitos saudáveis. Eles estão trabalhando como uns loucos para você e é seu trabalho zelar por eles. Em nosso locação era incrivelmente quente, e depois de quase todas as tomadas, nós não deixávamos de lembrar a todos para manterem-se hidratados e aplicar o protetor solar. Infelizmente, eu não segui meu próprio conselho sobre filtro solar, e eu realmente deveria ter seguido.


6. Deixe o local falar para você.


Você gasta muito tempo pensando sobre o filme - a planejar enquadramentos e descobrir a melhor maneira de contar a história - e, então, nenhum local realmente se encaixa no seu plano. No entanto, eu vejo isso como uma oportunidade para a criatividade. Orson Welles disse: "O inimigo da arte é a ausência de limitação." Uma vez que você esteja na locação, deixe ela falar com você. Cada desafio é uma oportunidade para melhorar o filme, e quando eu penso sobre o filme que vivia na minha cabeça e aquele que acabamos de fazer, este último é consideravelmente melhor, porque na criação de soluções surgiram idéias melhores.


7. Aceite que as coisas vão dar errado.


"As coisas podem e vão dar errado. Essa é a natureza do cinema." - Scott Brown


As coisas podem e vão dar errado. Essa é a natureza do cinema. A coisa mais importante é cultivar uma atitude positiva e lembre-se que no final do dia, você está fazendo algo que você ama e você tem sorte de chegar a fazê-lo. No primeiro dia de produção parecia que tudo estava caindo aos pedaços, e eu fiquei muito estressado. Durante o almoço, no entanto, eu tirei um momento para mim, rodeado pela calma do deserto, para refletir. Sabendo que um grupo de pessoas trabalhadoras incrivelmente talentosas estavam almoçando prontas para voltar e contar uma história que acreditavam, eu respirei, e me senti grato por estar lá. Quando voltamos do almoço, nós viemos juntos para ganhar o nosso dia. Estas foram umas das mais emocionantes seis horas da minha vida. Algo que eu vou sempre amar. Temos sorte de fazer isso. Se você mantiver isso em mente, tudo será muito mais fácil. Eu acho que esta é realmente uma grande lição sobre a vida, mas eu ainda estou trabalhando nisso ...


Para saber mais sobre Scott Brown o autor deste texto clique aqui.

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!

2 comentários:

  1. Legal... eu como não entendo nada do assunto, achei interessante. Engraçado a conclusão, parece até que o autor fala da vida em geral e ano apenas do cinema. Valeu a tradução, L. S. Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Cris, cinema pode ser uma forma de artesanato e eu acredito que qualquer artesanato pode ser um caminho para aprender sobre a vida. Funciona assim pras artes marciais, deve funcionar assim pro artesanato/ofício ao qual uma pessoa se dedica profundamente.
      Um abraço moça.

      Excluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.