quinta-feira, outubro 23, 2014

Minhas fotos censuradas

Em setembro/outubro a empresa em que trabalho lançou um concurso de fotografia com o tema "Como eu vejo os correios". No lançamento informaram as regras, pra variar esqueceram de dizer qual seria a premiação. O que pra mim não faria muita diferença mesmo, pois estou mais interessado em criar portfólio do que ganhar espelhos e miçangas. Desde que surgiu o tema e a oportunidade de participar comecei a raciocinar sobre o que eu via e como expressar isso de uma forma visual que fosse claramente inteligível e ao mesmo tempo impactante. porque desde as aulas do professor Luiz Felipe Guimarães Soares no curso de cinema na UFSC eu assumi que temos que tomar uma posição. Como cineasta, fotógrafo ou cidadão temos que tomar posição e que se assumir apolítico não é algo aceitável. Pode até ser que eu tenha entendido as coisas de forma errônea, mas é assim que eu vejo e é assim que estou  agindo. Tomando uma posição e divulgando-a em meu trabalho artístico.
Com a ajuda do professor André Campos Silva, da minha esposa Edy, da minha filha Liz e o apoio da loja Vento Sul consegui montar o ensaio que construí em minha mente.
Depois de todas as dificuldades:
  • Edy teve que aprender a fazer auto maquiagem de ferimentos;
  • Professor arranjar uma brecha na agenda;
  • Conseguir um uniforme de carteiro;
  • E o mais difícil de tudo uma cópia de uma arma de fogo;
Bem depois de todas essas dificuldades e de fazer a inscrição sou informado que as minhas fotos foram desclassificadas porque apresentavam menção a dois partidos políticos. Do jeito que está a situação política no Brasil, seja qual for o resultado da eleição pra presidente minhas fotos incomodam alguém. Apesar de tudo eu esperava mais maturidade do pessoal que dirige a empresa. Mas pelo visto eles não estão dispostos a dialogar com pontos de vista divergentes ou simplesmente, e mais provável até, não queiram se incomodar com o TSE e suas patrulhas.

Pra finalizar quero apenas agradecer a todos que tornaram possível o meu trabalho em especial a Márcia da Vento Sul, aos professores André e Felipe, a Edy e a Liz e ao Genésio.


Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.