domingo, agosto 08, 2010

Dia dos pais

Dia dos pais está chegando e não sei bem o que dizer sobre isso. O fato de eu ser pai não ajuda na questão. E tudo o que me vem a cabeça é como as coisas estão mudando e como espero que continuem mudando ao longo do tempo. Quem me conhece sabe que não acredito em certezas absolutas. É fato que essa convicção não nasceu do dia pra noite. Foi lendo e vivendo que aprendi que certo e errado são apenas pontos de vistas e que a realidade pode nos surpreender muito mais que a fantasia. Talvez seja esse o ponto de atrito entre eu e meu pai. A certeza absoluta. Meu pai cresceu no antigo sistema patriarcal onde o provedor tinha sempre a razão e toda autoridade sobre a prole. De modo que a ninguém era concedido o direito de desobedecer ou questionar. Foi assim com seu avô, seu pai e até mesmo com ele, pelo menos por algum tempo. E é nesse ponto que vejo todas as nossas disputas e discuções.

Eu não sei tudo. Nem tenho o direito de escolher o que é melhor pra você. Essas são frases que jamais serão ditas pelo meu pai. Ainda hoje, tenho 33 anos, ele ainda acredita que sou incapaz de escolher o que é melhor pra mim e que não tenho maturidade para fazer as escolhas da minha vida. Se fosse só comigo talvez ele até tivesse razão, mas esse é o posicionamento dele em relação aos cinco filhos, alguns sobrinhos e também com os netos. Essa mania de controlar, esse complexo de deus são coisas que não consigo engolir e daí vem as desavenças.

Recentemente a "família" genética do meu irmão descobriu-o por meio do orkut graças ao processo de troca de sobrenome que meu pai estava movendo junto com meu irmão. No dia do aniversário dele ele foi com a esposa conhecer os seus 12 ou 13 irmãos e o pai. E esse episódio banal causou uma crise de ciúmes que fez meu pai chegar ao ponto de calcular quanto que ele já havia gasto com meu irmão desde a sua adoção.

É esse tipo de coisa que me quebra as pernas. Que desfaz a ilusão de que meu pai é um cara super bacana e cheio de bons sentimentos. Nesses momentos que vejo que ele é apenas um ser humano comum e falho como todos os outros. E não era isso o que eu queria pra mim. Eu gostava da ilusão de que meu sabia tudo e que era a melhor pessoa do mundo. Mas vem o tempo a gente cresce e descobre que as coisas não são bem assim. Aconteceu comigo, aconteceu com um monte de pessoas só falta acontecer com o meu pai.

Com toda a sinceridade espero crescer de uma forma diferente. Não gostaria de chegar num futuro próximo e descobrir que eu também nego a capacidade intelectual da minha filha e que baseado num sistema falho e retrogrado desejo fazê-la obdecer-me a qualquer custo. Quero continuar acreditando que o fato de ser genitor de uma criatura não me dá poderes sobre a vida dela e nem muito menos é garantia de eu seja um ser humano superior e mais desenvolvido que os outros. Afinal qualquer idiota com um pinto e esperma sadios pode ser pai.
De qualquer forma desejo um feliz dia dos pais pra vocês.

12 comentários:

  1. Bah... que texto...

    acho que a maioria das pessoas com mais idade têm dificuldade em aceitar essa capacidade dos filhos tomarem suas próprias decisões... muito interessante tu ter exposto tuas diferenças com teu pai...muito bom o texto mesmo...

    me sinto até meio sem graça de comentar, pois o texto está ótimo.

    Na verdade, também tenho minhas diferenças com meu pai e com meu avô (que se transformou em um pai após o divórcio dos meus pais), mas de certa forma compreendo eles...

    enfim... não vou me estender muito...

    Abraço, L.S. Alves

    ResponderExcluir
  2. Ena Pai!... é caso para dizer que, as gerações continuarão durante anos e anos tendo a mesma treta...

    Meu pai já era um tipo porreiro, mas claro, adorava; educação, paz, maneiras, nada de asneiras fosse onde fosse, respeitinho e por aí fora..a Única coisa onde ele errou (falo por mim) foi em me querer ter sempre por perto, vigiada por causa dos rapazes que me arrastavam a asa, no entender dele, nenhum servia para mim, (decerto por ser surda queria proteger a laurinha dele a quem amava demais...o mesmo não posso dizer de minha mãe)
    Mas meu querido Luciano, quando há pais assim, a gente deve afastar-se devagarinho e ir lá menos vezes e nunca deixar que tente mandar em nossa vida..o meu também fez asneiras dessas, mas constato que era para me prroteger e pensar que eu não saberia fazer as coisas...

    Quanto ao resto, nunca devemos pensar que gastamos mal gasto criando outro ser que não era nosso... não importa quem seja, precisava de amor e carinho e mais nada... mas,deixe pra lá, só ele pode resolver essa desavença e com Deus...

    E já agora descanse, pela sua vida que vai andando, pela linda família que tem, você sabe muito bem gerir a sua vida...continue como você quer e gosta e o resto é treta..
    Abraço apertadinho da laura

    ResponderExcluir
  3. Ah, conflito de gerações. Sempre existiu. O mundo está andando depressa e as antigas gerações não estão acompanhando.

    Bom texto.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Belo blog! Parabéns!!!

    Ajude-nos a salvar a casa do escritor Caio Fernando Abreu: http://salveacasadocaiofernandoabreu.blogspot.com

    Não é vírus!!

    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Esse teu post poderia ter sido escrito por mim, sabia? São os mesmos atritos. As verdades absolutas, a realidade de que somos todos seres humanos falhos... No meu caso eu escreveria isso pra minha mãe, porque apesar de meu pai também ser assim, ele é do tipo que fica calado, na dele,mas minha mãe.. rum.. Hoje mesmo ela virou pra mim e me perguntou por que eu "adoro" ser diferente. Eu apenas olhei pra ela, ri e disse "deixa pra lá, não vou discutir". Hoje é aniversário dela. Graças a Deus que eu sou diferente! Que eu enxergo as coisas em vez de me limitar... Viver a vida cheia de limitações me parece muito frustrante. Eu gosto da minha carne mal passada mesmo, o meu cabelo é vermelho e não acredito em verdades absolutas e pré-conceitos, enfim, eu tenho personalidade até demais e tive que aprender a lidar com isso. Faz parte da vida, né?
    Feliz dia dos pais atrasado, espero que tenha sido bom e que tu consigas passar sempre as melhores coisas pra sua filha (acho que é uma filha).
    Beijos! :)

    ResponderExcluir
  6. Gomelli entender a gente entende, mesmo assim buscamos nos diastanciar daquele comportamento. O susto vem quando nos percebemos repetindo as atitudes deles.
    Um abraço moço.

    ResponderExcluir
  7. Laurinha como bem dissestes os pais fazem esas coisas porque acreditam que estão a fazer o melhor para nós e a proteger-nos. Quanto a seu pai creio que ele tinha o pensamento da maioria dos pais que conheço. Nenhum pretendente é bom o bastante e pior ainda, como pode ele querer levar embora o amor da minha vida?
    Quanto ao meu pai eu não falo mais nada. Deixo que a vida trate de lhe ensinar o que precisa. Afinal ela não erra.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  8. Carlos as antigas não acompanham e as novas não estão preparadas.
    Um abraço moço.

    ResponderExcluir
  9. Juliana obrigado pela visita e volte sempre.

    ResponderExcluir
  10. temos em relação aos pais tres fazes. A primeira na infância, onde achamos que são nossos heróis. a segunda , na adolescência que são nossos inimigos, e finalmente a terceira quando nos tornamos adultos e nos encontramos, por enterdermos que nossos pais são seres humanos passíveis de erros , como qualquer outro e mesmo assim, podemos amá-los

    ResponderExcluir
  11. Raíssa pelo visto somos você, eu e mais um mundaréu de gente passando pelo mesmo.
    Um abraço moça e boa sorte nesse relacionamento tão conturbado que é viver em família.

    ResponderExcluir
  12. Carolina segundo a sua teoria já estou virando adulto. Vamos ver o que essa maturidade trará então.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.