segunda-feira, agosto 02, 2010

Arborismo em Blumenau

Domingo, 25/07/10, foi o dia do arborismo. Acordar cedo, colocar a família dentro do carro e meter o pé na estrada. Pra variar atraso na saída, mas nada que uma pisada mais forte no acelerador não fosse capaz de contornar. No município de Gaspar (Blumenau fundos) a poucos minutos de chegar ao SESI, descubro que o meu caminho está obstruído por causa de uma corrida de rua. Sendo que aquele era o único caminho que eu conhecia o desespero foi tomando conta de mim enquanto corria pela SC-470 trilhando um caminho totalmente novo e desconhecido pra mim. Atravessei a cidade de Blumenau até que consegui chegar ao complexo desportivo do SESI. Por sorte eles tiveram o mesmo transtorno que eu.

Depois disso foi vestir o equipamento de segurança, cadeirinha, capacete, luvas e partir para o início da trilha onde os monitores do SESI passaram toas as orientações pertinentes, sempre focando e ressaltando os princípios da segurança. A mata bonita, cortada por um córrego e um dia de sol criavam a paisagem perfeita para o esporte. Logo estávamos um a um subindo nas árvores e desafiando o medo de altura e a falta de equilíbrio. Percorremos três circuitos que nos proporcionaram medo, beleza, desafio, quedas e boas risadas. Em cada circuito havia três monitores. O primeiro era responsável por ligar a solteira ao cabo de segurança. O segundo fazia nossa transição do cabo de segurança para a tirolesa. E o terceiro ficava lá em baixo para nos receber no final da tirolesa.

Depois de atravessar o a pista de arborismo veio o almoço e em seguida um rapel na torre de iluminação do campo de futebol. Pelo que me passaram a altura era de 30 metros, tenho quase certeza de que deve ter sido um pouco mais. De novo foram passadas orientações sobre segurança e fomos em busca de uma nova experiência. Um monitor ficou junto à escada orientando como deveríamos subir, conectar-se ao trava-quedas depois desconectá-los e desce-lo até o próximo colega que efetuaria a subida. Lá em cima outro monitor ensinava como usar o freio e o que deveríamos fazer para descer. O último ficava lá em baixo fazendo a segurança de quem descia o rapel.

Apesar da altura e de nunca ter feito uma descida daquelas não senti o tão famigerado frio no estômago. Tirando o problema de passar o meu corpo pelo vão da plataforma pra iniciar a descida o resto foi tranqüilo. Deu pra olhar pra baixo, ao redor, efetuar alguns pulos e também pude aprender que não dá pra bobear na corda. Num pulo me empolguei na descida e senti a luva esquentar do atrito e num aceno que fui dar a corda puxou os pelos do meu braço. Nada que doesse ou que me pusesse em perigo, mas com certeza importante pra me lembrar onde eu estava e quanta concentração eu deveria dedicar ao assunto.

E mesmo depois de todas as novas experiências e aventuras o melhor de tudo foi saber que durante o meu percurso na mata, minha filha teve o seguinte diálogo com sua mãe:

Filha - Mãe, o meu pai entrou no mato Mãe! Vamos lá. Vamos achar o pai. Eu tinha um pai tão bom. Vamos lá salvar o pai. Eu amava tanto esse pai.

Depois disso as duas se meteram no mato, pegaram uma trilha e subiram um morro altíssimo. Lá de cima podiam ver todo o ginásio do SESI e a torre que eu subira ficou pequena de tão alto que era o local. Não satisfeitas em terem subido a trilha e descido pela ribanceira antes do almoço, fizeram questão que eu as acompanhasse num repeteco logo depois que fiz o rapel. Resultado, quando cheguei ao topo minha língua parecia uma gravata e a minha filha ainda estava toda serelepe pulando feito um cabrito.

Resumindo tudo: foi um dia maravilhoso que ficou com um gostinho de quero mais.

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!

5 comentários:

  1. No início do relato, você me deu um frio na barriga. Logo pensei: "Ai, ele não conseguiu participar do arborismo". Ufa! Ainda bem que o pior não aconteceu.

    É muito bom participar de algo diferente. Sempre temos algo o que aprender. Parabéns pela sua vontade em participar e, principalmente, pela coragem. Não é qualquer um que gosta de encarar uma aventura nas alturas, hehe.

    Quanto a sua filha, fiquei feliz com o diálogo que ela teve com a mãe dela. Parabéns, papai Alves! Além de você, as duas também tiveram uma aventura na mata. Não pude deixar de rir e imaginar a cena da sua filha continuar serelepe depois da longa caminhada.

    Enfim, eu fiquei com gostinho de que quero um dia fazer arborismo e obrigada por contar aqui como é o esporte.

    Um abração para você e suas meninas!

    ResponderExcluir
  2. Pow, concordo com a Lu... é muito bom participar de algo diferente.

    Aqui no dia-a-dia do jornal, as vezes a gente vai pra umas pautas diferentes... e qndo possível, tenta viver a experiência. É muito bom e sempre ficam boas histórias.

    Outro dia eu e o fotógrafo fomo fazer uma matéria sobre Paint Ball... os instrutores inssitiram e nós experimentamos jogar... nossa... mutio, muito bom...

    no mesmo lugar tem a tirolesa também e escalada também... eu já tinha ficado com vontade de experimentar, lendo o teu texto aumentou a vontade... hehe...

    Abraços do Mr.!

    ResponderExcluir
  3. Lu acho que foi mais sorte que juízo conseguir chegar a tempo. Mas fiquei feliz mesmo em poder adcionar mais essa experiência na minha vida. E as meninas conseguiram se divertir também. Agora vamos ver se você comparece no ano que vem.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  4. Gomelli agora é só dar um passo adiante, digo, acima. Vai lá. Experimenta. Tenho certeza que irás gostar.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. por favor mi informe um telefone, um endereço deste lugar quero muito essa aventura , mas nao acho telefones nada,. ficaria eternamente grata meu email marianagsurf@hotmail.com

    obrigada desde já

    ResponderExcluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.