segunda-feira, fevereiro 22, 2010

O motivo da minha paixão

Aqui conto o porquê de gostar tanto de parques. Havia prometido isso no post Eu quero um parque. Então, a promessa está cumprida neste texto.

Em breve, completo quatro meses de minha volta a Joinville (SC). O retorno se deu por causa do meu novo emprego. É minha terra natal, mas me sinto estranha. Faltam muitas coisas para mim. Uma delas são os parques.


Sinto saudades de Floripa onde têm as coisas que não encontro em Joinville. É considerada a maior cidade do Estado de Santa Catarina. Maior que Floripa, a capital do Estado. Não estou sozinha. Muita gente quer parques em Joinville, inclusive um jornal da cidade está fazendo campanha desde o ano passado para que os moradores ganhem esse presente. Mais que um presente, vejo como um compromisso dos governantes, pois é uma necessidade do povo.


Toda cidade deveria ter parque, seja pequena ou grande. O L.S. Alves escreveu o post Parque Central de Caçador sobre a inauguração dessa nova e atraente opção de lazer no município localizado no planalto catarinense. Caçador é uma cidade menor que Joinville. Meus aplausos para quem conseguiu a realização desse feito. Espero que os moradores de Caçador estejam fazendo bom proveito do parque.


Sempre gostei de parque. Desde menina. Não me esqueço do Parque Infantil de Brasília onde meus pais me levavam com meus irmãos para passear e brincar. Lembro dos parques que conheci em Curitiba. Do Parque Ibirapuera, de São Paulo. Ah, eu quero um Ibirapuera em Joinville. Sinceramente, não sei explicar como surgiu o meu gosto por parques. Creio que já nasci com isso.


Há parques em Joinville, mas não são os ideais. Parque do Morro do Finder, como diz o próprio nome, fica num lugar alto. Nem todos têm fôlego para subir o morro, inclusive eu. Jardim Zoobotânico é um lugar pequeno. Se quiser caminhar, também precisa subir morro. E, por último, o Parque Caieira fica muito longe e me disseram que está perigoso ir lá. Já perdi o caminho para chegar a esse lugar. No entanto, preciso ver como estão os parques hoje.


Bem, faço uma nova promessa. Desejo contar a vocês a visita que farei nos três parques existentes em Joinville. A foto da graciosa e colorida ave vive no Parque Ecológico do Córrego Grande, local onde eu costumava ir muitas vezes em Floripa.


Lu Vieira


Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo esquerdo e receba mais posts no seu e-mail. É grátis!

8 comentários:

  1. Grande Lu Vieira... então és de Joinville? que legal... sempre tive vontade de conhecer a cidade aí... tenho familiares na cidade e mesmo a distância criei um carinho muito grande pelo Jec... sim, sou apaixonado por futebol, como 99,9% dos homens... hehe

    Quanto aos parques... não posso opinar muito, pois nas cidades onde morei ateh hoje, não existiam parques e nas vezes que visitei cidades que tinham, não tive a oportunidade de conhecer...

    mas sabe, que este tipo de texto nos traz certas influências... eu, por exemplo, fiquei com vontade agora de conhecer algum parque... tentar descubrir o que te deixou tyão apaixonada por estes espaços... quem sabe um dia eu faço isso... hehe...

    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ir a novos ares, sentir novas expectativas...entender novos processos. A busca tão simples, de um parque, que pode influenciar bastante na vida cotidiana. Não vejo muitos parques aqui no Norte de Minas. Estou nessa luta também, LU. E creio na renovação.

    Lu,fiz um concurso em ares baianos...espero que eu também possa conecer lá.

    Um forte abraço!
    Freud Scheider

    ResponderExcluir
  3. Freud boa sorte com a Bahia. Que dê tudo certo por lá.

    ResponderExcluir
  4. Gomelli arrajnje uma boa companhia e vá passear em algum parque. Creio que irás gostar e repetirás a experiência de vez em quando.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Lu, eu amo parques...Mas há muito tempo não vou... A não ser o Parque das Águas em São Lourenço, sul de MG, onde estou sempre. No Rio, esta semana mesmo veio estampada uma foto nos jornais com moradores de rua que cheiram cola todo o dia e atacam os visitantes... Triste realidade.

    Carinhoso beijo .

    ResponderExcluir
  6. Mr. Gomelli, quando surgir a oportunidade de aparecer em Joinville para ver os seus familiares, não se esqueça de mim, rsrs. Ficarei muito contente em dar as boas vindas para você.

    Interessante... Fiquei curiosa em saber como adquiriu o carinho pelo Jec. Ah, espero que não seja muito fanático por futebol.

    Tomara que você se encante por parques quando pintar a chance de ir em um. Fico feliz que o meu texto te influenciou e ficou com vontade de conhecer um parque. Tenho certeza de que fará uma boa descoberta!

    ResponderExcluir
  7. Freud, que bom que você também está na luta para ter parques. O ideal, em minha opinião, é tê-los em todas as cidades brasileiras. Afinal, todo mundo merece o cantinho verde da natureza.

    Tomara que você consiga ir para a Bahia. Terá novos ares e não se esqueça de contar pra gente as suas novas experiências de vida. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  8. Sam, adorei saber que você também curte parques. Que tristeza mesmo! Drogas e ataques a visitantes não combinam com parques, natureza... Pena que os moradores de rua estão perdendo a oportunidade de estar no parque no bom sentido. Beijo carinhoso pra você também!

    ResponderExcluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.