quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Bottmann X Landmark

Pra quem não sabe ainda, eu deposito grande fé na blogosfera como divulgadora de cultura, informação e debates. Vejo nela um passo adiante na democracia que temos atualmente. É um espaço onde largamos a passividade e podemos interagir, gerar conteúdo e divulgar idéias. Entretanto isso tudo só poderá florescer num ambiente livre de censura e que esteja de acordo com as leis.


Porém o que notamos é que de vez em quando surge uma voz tenebrosa clamando por mais controle e tentando constranger blogueiros a fim de que os mesmos cessem suas atividades.


Desde ontem rola na blogosfera brasileira a discussão do caso Bottmann X Landmark, onde uma blogueira que ganha a vida como tradutora está sendo processada por uma editora que afirma ter sofrido calúnias por parte da tradutora.


Resumindo as coisas:

Bottmann autora do blogue Não Gosto de Plágio, fez uma série de postagens denunciando um possível plágio praticado pela editora Landmark. A editora então processa a blogueira e solicita no seu processo:




- indenização por pretensos danos morais e materiais,
- "publicidade restrita", isto é, que o processo corresse em sigilo de justiça,
- a remoção do blogue nãogostodeplágio da internet, invocando o "direito de esquecimento",
- "antecipação dos efeitos da tutela de mérito", isto é, que a justiça determinasse a remoção imediata do blogue antes da avaliação do mérito da ação impetrada.



Para quem quiser saber um pouco mais sobre o caso clique aqui. Essas são as informações publicadas pela Denise Bottmann e até o momento a Editora Landmark nada divulgou em sua página.




Espero contribuir em algo divulgando o caso e declarando meu apoio a Denise Bottmann. Informo que li as postagens sobre o possível caso de plágio e nada encontrei ali que não pudesse ser resolvido com uma conversa civilizada. Ela expõe claramente os fatos que induziram a suspeita de plágio e não vejo motivo da editora exigir INDENIZAÇÃO, PUBLICIDADE RESTRITA, ANTECIPAÇÃO DE TUTELA e o pior de tudo REMOÇÃO DO BLOGUE nãogosotodeplagio DA INTERNET.

Qual o interesse da editora em correr o processo em silêncio? Remover o blogue por quê? Será que o simples direito de resposta não é suficiente? Isso é; se a Landmark tiver razão. Antecipação de tutela? Como assim? Atire primeiro pergunte depois?


Pessoal o que posso fazer é isso. Ser solidário e pedir que vocês ajudem a divulgar esse caso.






O Brasil não pode retornar aos tempos da censura.


Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo esquerdo e receba mais posts no seu e-mail. É grátis!


8 comentários:

  1. prezados, obrigada pelo apoio e pela divulgação.
    denise

    ResponderExcluir
  2. Woww...uma historia de causar arrepio...espero que tudo se resolva!
    Beijo doce

    ResponderExcluir
  3. Denise espero ter ajudado de alguma forma.

    ResponderExcluir
  4. Naela também fico assustado e digo que fico com medo de um dia acordar e encontrr um advogado correndo atrás de mim. Creio que por ai vocês não devam ter esse tipo de problema já que plágio é coisa muito séria na Inglaterra.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  5. Vou primeiro ver todos os links. Obrigada por nos informar, amigo! Desconhecia o fato...

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Amigo,

    li , o que foi possível, e conclui que a denúncia indicando os plágios é por demais útil e de interesse público. Impedir tal comportamento da editora do blog é impor uma censura que afronta o estado de Direito Democrático que começamos a conhecer e tentar exercer.

    Abraço solidário.

    ResponderExcluir
  7. Amigo, coloquei uma notinha na minha última postagem sobre a sua postagem do referido caso.

    Bom fim de semana. Beijo

    ResponderExcluir
  8. Sam obrigado pela ajuda. Como você mesma disse a denúncia é uma utilidade pública. E o bem de todos não pode ficar submisso ao desejo de lucro da editora.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.