segunda-feira, setembro 21, 2009

Eu assumo os meus cachos

Essa frase está sendo dita em muitas revistas voltadas para o público feminino. As mulheres que possuem os cabelos naturalmente crespos ou cacheados estão deixando de usar cabelos lisos. Nunca entendi a febre das mulheres em tê-los lisos. É lindo de ver quem possui cabelos cacheados e bem cuidados. Não vou entrar na discussão de que não é fácil tratar dos cachos. Questiono a beleza e a moda.

Estou gostando de ver as atrizes como a Débora Bloch e a Taís Araújo exibindo os seus cachos. Para mim, elas são muito mais bonitas assim do que com cabelos lisos. Eu entendo que elas já alisaram os seus fios por conta de seus personagens. Só não entendo o motivo das outras mulheres que não são atrizes ou modelos alisarem os seus fios. “Ah, Lu, é moda!” Sempre a moda. Muitas querem ser parecidas com as outras. Se você deseja chamar a atenção, a mim não vai conseguir. Em minha opinião, é como ver o mesmo mar. O mar de muitas cabeças com cabelos lisos. Olho para um lado e depois para outro, e parece que estou vendo as mesmas mulheres. Muitas delas com cabelos compridos. Lisos e compridos. Hoje noto que há mais cabeças femininas com cabelos crespos. Oh, que legal! Uma visão diferente.

Você já viu um homem alisar seus cachos? Pode até ter conhecido um assim, mas não é comum. Os homens não têm aquela “neura” de ter cabelos lisos. As mulheres deveriam seguir o exemplo dos homens. Exibir o que tem de natural. Se seu cabelo é liso, cuide dele e mostre a sua beleza. Da mesma forma, se o seu é crespo, cacheado ou ondulado, cuide dele e valorize a sua beleza. De vez em quando, pode mudar o seu cabelo por causa de alguma ocasião especial como uma formatura ou um casamento. Caso o seu cabelo seja crespo, alise só para participar dessa ocasião especial. Evite fazer isso sempre. Assuma o que você tem.

Eu tenho cabelos lisos, mas sempre quis tê-los cacheados. Minha irmã tem cabelos ondulados e queria que fossem lisos. Minha mãe disse: “Que tal vocês duas trocarem de cabeças?” Já fiz duas vezes permanente. Na primeira vez, os meus cachos ficaram lindos e combinaram com o meu rosto. Muitas vezes saí de casa sem necessidade de penteá-los. Uma maravilha para quem tinha preguiça de cuidar dos cabelos. Com o tempo, eles voltaram a ficar lisos. Na segunda vez, o resultado ficou um horror. Até hoje não sei exatamente o que aconteceu. A cabelereira foi a mesma. Nem ela conseguiu explicar o desastre. Aprendi a lição. Tenho que assumir os meus fios lisos. Hoje se quero ver meus cabelos de forma cacheada, uso bobes à noite e, no dia seguinte, tenho o resultado desejado. Ou então, como estou com cabelos longos, faço trancinhas e depois solto os fios que ficam ondulados.

Enfim, viva as mulheres que assumem os seus cachos! Viva as mulheres que assumem os seus cabelos lisos!

Pessoal, a ilustração foi feita pela jujucartoon especialmente para este texto. Conheça o blog da artista: http://jujucartoon.blogspot.com/

Lu Vieira

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo esquerdo e receba mais posts no seu email. É grátis!

8 comentários:

  1. Hahahha...ser mulher eh complicadoooo...Sou daquelas k adora uma chapinha e sofreeeeee hahaha...Ser mulata meu bem, e algo delicioso, mas kdo falamos em cabelo hummm...estamos em eterna luta hahaha. O texto ta show.
    Bjs meus

    ResponderExcluir
  2. Então, eu tenho cabelo liso, escorrido. Então, não posso falar com conhecimento de causa, mas a minha opinião é que cabelo alisado é feio demais...até pq quem faz ACHA que parece natural e que todos acham que o cabelo é assim mesmo....mas, na boa, tá na cara quando uma mulher faz chapinha, não fica natural, não mesmo. Acho muito mais legal assumir os cachos e cuidar para que eles fiquei definidos. Se cachos eu tivesse, assim eu faria. Huahuahua

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Avid! Também acho que ser mulher é complicado, pois são tantos cuidados para ficar bonita. Além do cabelo, temos que cuidar da pele, das unhas, etc. Apesar da complicação, é gostoso se cuidar. O resultado sempre vale a pena. Bjs e volte sempre para nos visitar!

    ResponderExcluir
  4. Carla, você disse o que eu poderia ter colocado também no texto. Quem faz chapinha, dá para perceber que não é natural. Valeu! Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  5. ÉÉÉÉÉ....


    EU ASSUMO OS MEUS CACHOS...

    não dá pra ver muito na minha foto de perfil mas...

    eu tenho cabelos cahcheados e lindooos...


    lindo texto, lindo blog...


    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Que bom que você gostou, Mundo The L. Olhei a sua foto e aparece um cacho próximo do seu óculos. É isso aí! Curta e cuide dos seus cabelos cacheados. Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Amei teu post e concordo plenamente com ele. Meu cabelo é liso e, por incrível que pareça, gosto dele assim. Como qualquer mulher, tenho vontade de mudar de vez em quando, mas aí eu pego um babyliss e morre por aí. Não gosto de cabelo alisado. Claro que tem casos necessários, mas de uma forma geral é muito mais bonito ver uns cachos bem cuidados do que um cabelo escorrido. mas por outro lado, essas são as vatangens de ser mulher, dá para fazer o que quiser, usar curto ou longo, pintar de vermelho, preto, loiro, enfim, dá para fazer mil e uma coisas para mudar, mas cachos são cachos. E ainda digo mais, essa moda de alisar quase deixou nosso cabelo liso fora de moda! hahaha
    Adorei meesmo o post!
    Fica bem!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Raíssa, fiquei feliz por saber que você gostou do post. Gostei de conhecer a sua opinião, principalmente desta sua ironia: "...essa moda de alisar quase deixou nosso cabelo liso fora de moda!" Hahaha... É isso aí! Bjs!

    ResponderExcluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.