quarta-feira, setembro 23, 2009

Eu carteiro

Queria vir aqui dizer que o serviço é fácil e que esse povo todo não passa de um bando de vagabundos, mas não vai ser hoje que eu direi isso. Há uma semana tenho encarnado vida de um carteiro e agora digo que a cidade não tem pena de ninguém. Não importa a cor da pele ou do uniforme. Lá fora o bicho pega e não alivia.

Estamos em greve e por lei temos que manter trinta por cento do efetivo trabalhando. Estou no meio dos trinta. Jogaram uma Fiorino 1.4 na minha mão e mais um distrito de malotes. A primeira coisa que você sente é a desorientação. É na hora da entrega que cai a ficha dizendo que tu não conheces a cidade onde mora. As ruas se emaranham numa enxurrada de becos, avenidas e vielas. Sem placas, sem informações. Desviando de pedestres e de veículos guiados por loucos suicidas. Subindo e descendo escadas. Carregando peso e perguntando a Deus e ao mundo para onde é que você vai.

O clima é um fator todo especial. Dele depende a sua jornada de trabalho. Se fizer sol, o trânsito flui bem, porém o calor vai te queimar e o suor vai escorrer e quando o fim do dia chegar você estará implorando por um chuveiro. Se chover, tudo piora. O trânsito não anda. A lista de entrega molha e esfarela, enfia-se o pé na água e na lama.

No final do dia tudo que resta é um corpo alquebrado e a certeza de um trabalho bem feito. Pode parecer um serviço cruel e desumano, mas apesar das agruras tem o seu lado bom. Conhecer melhor a cidade em que vive e outras pessoas, trabalhar ao ar livre, passar o dia inteiro longe do chefe e aumentar o respeito por esses profissionais que tantas vezes são ignorados e menosprezados.

L.S. Alves

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo esquerdo e receba mais posts no seu email. É grátis!

10 comentários:

  1. Nossa, que barra!!!!

    Beijos e boa quarta!

    ResponderExcluir
  2. Carla obrigado pela força.

    ResponderExcluir
  3. só pra dizer que meus belos cartões chegaram.... agora é esperar seu povo voltar pro trampo pra eu poder devolver a delicadeza

    amei.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Cruela fico feliz que eles tenham chegado. Pensei que o correio daí ima me fazer passar vergonha na frente dos amigos. Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  5. Luciano, afinal so um excelente profissional pode terminar um texto com o lado positivo! Se todos nos pudessemos fazer o mesmo, quem sabe as coisas seriam mais faceis e paravamos de reclamar o tempo todo!
    Um beijo doce

    ResponderExcluir
  6. É sua realidade ou ficção?

    Ei, obrigada pela dica sobre o plágio!

    Cheiro.

    ResponderExcluir
  7. Barbara isso é a vida como ela é. Enquanto o correio continuar de greve essa será a minha realidade.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  8. Naela já faz um tempo que tenho tentado aprender a reclamar menos e aceitar mais.
    Pelo visto iso tem dado resultado.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  9. ainda bem q vc é filiz, ;)

    ow, faz tempo q ñ entro aqui mesmo, agora o blogue é coletivo? massa!

    1 abraço e boas caminhadas.

    ResponderExcluir
  10. Jefferson não posso reclamar da vida. O máximo qe posso chiar é por um ou outro amigo que não aparece por aqui há muito tempo.
    O blog agora ficou coletivo pra ver se oxigenava as coisas por aqui.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.