terça-feira, setembro 22, 2009

Dia da Árvore

A comemoração foi no dia 21 de setembro. Pensei na importância da árvore no último fim de semana. E ela fez companhia para mim. Fiz pedalada na Beira-Mar Norte de Floripa e passeio no horto florestal e na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Nessas atividades tive a alegria de ter as árvores junto de mim. Sentada embaixo da sua sombra aconchegante, li um livro de poemas, outro de biografia e observei as pessoas, o trânsito, o mar. Sempre olho para a árvore quando vou sentar no banco ou no chão. Observo seu tronco, suas raízes, seus galhos, suas folhas, se há frutos ou flores, seu tamanho, suas cores, se há algum pássaro ou inseto... E adoro fotografá-la.

Na infância, durante as atividades artísticas, seja na escola ou em casa, dificilmente a árvore não aparecia no meu desenho. Veja a ironia: desenhar uma árvore numa folha de papel. Papel que vem da árvore! Já imaginou viver sem ela? A vida ficaria sem a graça do verde. Aliás, a cor verde, para mim, sempre é associada às folhas das árvores. Uma das minhas brincadeiras prediletas era colocar lama no tronco da árvore. Quando a chuva ia embora, saía de casa para brincar com o barro. Pegar a terra molhada e mole em minhas mãos era uma sensação maravilhosa. Dava forma a ela ou colava no tronco das árvores. Na minha imaginação infantil, queria dar mais cor aos troncos.

Deus não iria criar uma árvore à toa. Ela está aí porque é importante para a nossa vida. Se lembramos do Dia da Árvore, consequentemente lembramos também de cuidar de tudo o que há na Terra: pessoas, água, animais, ar, plantas. Para terminar, faço a minha homenagem com fotos que tirei no último fim de semana. Veja algumas delas e procure curtir mais as árvores próximas de você:

Lu Vieira

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo esquerdo e receba mais posts no seu email. É grátis!

2 comentários:

  1. Muito bom seu texto!!! Minha avó adora abraçar árvores bem grandes e antigas...diz que a energia que elas passam é revitalizadora. Deve ser mesmo, ela está com 80 anos e é mega ativa.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Carla! Gostei de saber que a sua avó abraça as árvores. Isso é muito bom! Ah, eu também fiquei com vontade de ganhar um abraço da sua avó, hehe. Eu admiro muito os idosos que estão bem ativos e que dão uma lição de vida nas pessoas mais novas. Bjs!

    ResponderExcluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.