segunda-feira, junho 22, 2009

Passeio em Curitiba


Como dizem por ai eu sou brasileiro e não desisto nunca. Afinal não poderia deixar de lado minhas férias anuais e também destruir os sonhos da minha filha. Então decidimos continuar a viagem mesmo depois do infeliz acontecimento da BR-101. Compramos passagens de ônibus e encaramos quatro horas de viagem entre uma capital e outra.



Na capital paranaense fomos recepcionados por uma prima da minha esposa. As duas se encontraram no Orkut e resolveram que valia a pena conhecer-se no mundo real também. Pernoitamos na casa dela em São José dos Pinhais onde nos trataram com aquela hospitalidade típica do povo paranaense, mesa farta e muita prosa.

No dia seguinte começa o turismo propriamente dito. Primeira parada Shopping estação onde estão localizados o museu ferroviário e o museu do perfume. Sortudo do jeito que eu estava dei de cara com o museu do perfume fechado por motivo de falecimento. Pretendíamos aproveitar a visita para comprar um perfume já que o nosso esquecêramos em Palhoça. Mesmo assim recomendo o lugar, nem tanto pelo shopping, mas pelos dois museus. Gostei da exposição ferroviária.





Em frente ao shopping fica a Praça Eufrásio Correia. Bonitinha, limpinha, arborizada e com um chafariz no meio. Minha filha adorou o chafariz. Caminhou ao seu redor sobre a borda. Perguntou-me sobre as esculturas dele. Sentou-se. Posou para diversas fotos. Correu sobre a grama e entre as árvores.





Folha no chafariz da praça.

Depois da praça começamos uma corrida maluca pelo centro de Curitiba, tínhamos sessenta minutos pra chegar a Rua Duque de Caxias número quatro. Hoje olhando no Google maps vejo que era um simples percurso de aproximadamente três quilômetros, mas no dia eu não tinha a mínima idéia de onde ficava tal lugar. E como dizem por aí, Quem tem boca vai ao dentista. Fomos andando e perguntando e então descobrimos como é difícil conseguir uma informação na capital do Paraná. Primeiro aquela certa frieza das pessoas e depois, creio, o tamanho da cidade que proporciona que muitas pessoas não conheçam todos os recantos que o centro oferece. Policiais, transeuntes, taxistas, ninguém escapava de nossas perguntas. Tanto perguntamos, andamos e rodamos que depois de uma volta imensa chegamos para o almoço na hora marcada.



Conheci Jonice do English is cool e já a apresentei pra minha família. Ela trouxe a Ana, moça pela qual a minha filha se encantou e não soltou mais durante o passeio. Almoçamos ali perto num restaurante silencioso o que nos proporcionou boas horas de conversa. Nossa anfitriã muito atenciosa e simpática mostrou ser uma daquelas pessoas que vale a pena conhecer e conviver. Um amor de pessoa tanto na rede quanto no mundo real. Reforçando a minha crença de que vale a pena trazer pra vida real laços construídos no mundo virtual. Depois de tudo ainda fez questão de guiar-nos até o passeio público.




Fiquei muito feliz em conhecê-la e espero ter novas possibilidades de encontrá-la. E aproveitei já deixei as portas lá de casa abertas pra ela e pro seu filho. Eles querendo é só mandar o e-mail e aparecer por lá. Terei prazer em guiá-los pelas praias da Ilha.





Liz, Jonice e eu em frente à entrada do passeio público.





Jonice, minha esposa, Liz e Ana.

12 comentários:

  1. Como é bom viajar! Com os seus comentários, é como se eu tivesse viajado também. Parabéns por não desistirem da viagem por conta do quase acidente na BR-101. A sua filha deve ter orgulho de você. Que coisa que os curitibanos não sabiam informar o lugar que vcs estavam procurando. Porém, isso é interessante, pois os moradores não conhecem a sua própria cidade. Não aproveitam conhecer o que tem de melhor na sua cidade. Esse desconhecimento acontece em qualquer lugar do país. O nosso povo não tem interesse em conhecer o seu lugar e a sua história.Por isso que procuro passear mais vezes para conhecer melhor a cidade onde vivo.

    ResponderExcluir
  2. Luciana ébem por ai esmo. Poucas são as pessoas que conhecem bem o lugar em que moram. Talvez até por isso seja interessante dispor-se a guiar visitantes/amigos pela sua prórpia cidade. Eu mesmo aprendi muito sobre Floripa ao ter que receber visitas e leva-la a lugares bonitos e interessantes. Você pesquisa para agradar e acaba aprendendo com isso.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  3. Seu Alves,

    O interessante disso tudo é o teu interesse em conhecer os amigos virtuais. Olha que, não é a mesma coisa como na vida real.

    Bons passeios.

    ResponderExcluir
  4. Carlos o interessante é notar que o virtual é uma ponte. E pontes são construídas pra serem cruzadas e unirem pessoas. Se for olhar bem a Jonice, a Laura, a Renata, Pascoalita, o Jefferson e tu são pessoas com quem convivo já há alguns anos. Ás vezes compartilhando comigo muito mais que meus pais e irmãos. Por isso vejo como natural essa minha vontade de conhecer fisicamente as pessoas.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Ah, Curitiba é uma delícia! Que bom que aproveitaram bem o passeio. Tirei várias fotos no Passeio Público, quando fui, porque o lugar que eu estava hospedada era ali do lado. rs Aí, né...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Stella também adorei a cidade. Com certeza voltarei mais vezes. Há muitos passeios que não consegui fazer.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelo carinho enorme neste post, Luciano! Beijos para você e para as meninas.

    ResponderExcluir
  8. Jonice isso não é nada comparada com a recepção que tivemos por sua parte. Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  9. Ah, gente tão linda, adorei ler e ver as fotos, Claro que neste mundo virtual, ainda há pessoas amorosas e maravilhosas...beijinhos a todos e as ninas, todas lindas..laura e vc também, ora que nino lindo vc saiu...

    ResponderExcluir
  10. Olá, Amigo Alves :)*

    Tinha passado por aqui ontem e lido parte do vosso passeio a Curitiba, mas saí sem chegar ao fim e consequentemente sem deixar o meu comentário ou ao menos um hello. Sorry

    Claro que hoje não podia deixar de vir aqui agradecer-te o bonito postal que me enviaste e que me fez sorrir. És um AMOR ... Tudo de bom, sempre! A tua "pintaínha" está crescida e muito linda. Desejo-vos as maiores felicidades.

    Jinho grande

    ResponderExcluir
  11. Ah, que maraviha! Voces no Sul e eu no nordeste! Da próxima tomara que possamos nos encontrar!


    Beijão

    ResponderExcluir
  12. Moço, sua filha e sua esposa são muito belas.
    E, como já comentei outra vez, sua iniciativa de conhecer seus amigos virtuais é muito legal.
    Abraços ;)

    ResponderExcluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.