quinta-feira, outubro 02, 2008

Saudades

"SAUDADE É UM POUCO COMO A FOME. SÓ PASSA QUANDO SE COME A PRESENÇA."

(Clarice Lispector)


Independente daquela discussão de ser uma palavra lusófona que a maioria dos tradutores sofre para reproduzir em suas línguas natais a saudade é com certeza um sentimento que faz parte da humanidade. Os sentimentos são sempre muito democráticos ao escolher quem eles visitam. Amor, ódio, compaixão, raiva e a saudade entre tantos outros não querem saber se o indivíduo é brasileiro, chinês ou africano. Os sentimentos simplesmente vão aonde querem. E assim é com a saudade. Talvez ela não tenha uma palavra específica em todas as línguas do mundo, mas nem por isso ela deixa de ser um sentimento universal. E mesmo todo esse cosmopolismo não a livra do seu destino que é encontrar a morte.
A saudade nasce pra morrer. Na verdade ela nasce para ser assassinada. Eis ai um crime que ninguém faz questão de castigar. Ao contrário, o ato de matar a saudade, já é em si um prêmio ao criminoso. Digo aos criminosos. Visto que este é um crime que não se comete sozinho. Há no mínimo um cúmplice isso quando não é um grupo inteiro a eliminar o sentimento em um grande linchamento cheio de beijos e abraços.
Mas ai eu me pergunto, o que acontece quando a saudade não morre. O que vem depois que ela percebe que o objetivo máximo da sua existência não será alcançado e que ela irá sobreviver muito mais tempo do que seria aceitável para alguém da sua espécie. No que se transforma esse sentimento? Em amargura, desespero, rancor, quem sabe o que vira uma saudade que não se mata? Ficará ela vagando pelo nosso coração em busca de um lugar para repousar? Ou ela simplesmente se rebela e passa a açoitar o nosso peito com lembranças?
Talvez matar as saudades sejam tanto um ato de misericórdia quanto de auto-preservação. Misericórdia por ajudar alguém a ter um descanso pacífico e auto-preservação por garantir que não seremos submetidos à escravidão sob o jugo de um sentimento frustrado.

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba mais posts no seu email. É grátis!

32 comentários:

  1. Lindinho, antes que esta "coisa" chamada saudade se transforme num sentimento carregado de negatividade, eis-me aqui a primeria "criminosa" carregada de resmas de abraços e beijos para que a dita fique senão bem morta, pelo menos moribunda por algum tempo eheheheheh

    Adorei esta abordagem ao tema SAUDADE. Creio mesmo que é das melhores coisas que tenho lido acerca do assunto.

    Voltarei a passar por cá, pois a saudade é bicho tipo gato ... tem no mínimo 7 vidas!!!

    jinho grande a ti

    ResponderExcluir
  2. Esse texto me tocou......saudade eh algo constante em minha vida....e mesmo que ela morra, vai sempre aparecer uma outra.......

    Abracos e fiquem com Deus

    Barbrinha

    ResponderExcluir
  3. Um bom texto.

    Acho que saudade é tipicamente português. É coisa de portugueses, que sempre tiveram o desejo de partir deste rectângulo. Mas este rectângulo é tão carinhoso, tão aconchegado, tão coisinho fofo que deixa marcas para quem deixa tudo aqui.

    Alves,

    Estive em Africa durante 2 anos. Não pedi para cumprir o serviço militar em Angola. Também nunca me lamentei. Até gostei da experiência. Mas senti pela primeira vez essa palavra, saudade. Que é difícil de explicar.

    Julgo que é bem portuguesa.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Pascoalita então vamos juntos cometer logo esse crime. E caso a saudade tenha sete vidas então iremos agir novamente nem que sejam necessários sete vezes sete vezes sete abraços. Até que a saudade descance em paz.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Bárbara o que você diz realmente é muito verdadeiro. Mata-se uma saudade e não demora muito nasce outra em seu lugar. Acredito até que isso seja saudável. Que eu saiba só temos saudades das coisas boas da nossa vida. Logo quanto mais saudades nascerem em seu peito mais gostosa terá sido sua vida.
    .
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  6. Carlos por sorte nunca fui convocado a combater em terras estrangeiras. Porém nunca fiquei muito tempo no mesmo lugar dentro do meu país. E o que posso dizer é que talvez uma parte importante da nossa herança portuguesa seja esse sentimento. Que é tão comum a todos os brasileiros.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Menino a saudade é bem descrita nos Fados Portugueses, a saudade é a canção mais bonita e sentida... e eu vivo muito a saudade pois meus lindos bocados de vida estão guardados em frascos aferrolhados de saudades...
    Beijinhos e força prás suas sete vida smais as da pascoalita...

    ResponderExcluir
  8. Quando não matamos a saudade, ela nos mata! Acho a saudade um dos sentimentos mais fortes e avassaladores, pior que isso só a dor de amar sem ser correspondido, dá vontade de arrancar o coração do peito, bem no estilo filme de terror trash. Ótimo texto moço! Abraços!

    ResponderExcluir
  9. saudade
    tenho de ti ao lembrar
    quando te conheci
    e agora que sei quem és
    quero ver-te outra vez !...

    ahhh fiz agora neste momentinho de saudade de vc meu amigo...
    abração enorme cheiinho de carinho para o cara mais legal do Brasil que and ana net...e eu conheço por foto e por afecto profundo..beijão.

    ResponderExcluir
  10. Tenho a sorte de não ser pessoa de sentir muitas saudades... como todo o mundo que eu gosto (quase) mora longe de mim, aprendi a aguentar o tranco!

    Obrigada pelos lindos comentarios.... és muito especial para mim!

    Beijo meu ♥,

    A Elite

    ResponderExcluir
  11. Meo Deos! Como eu passo tanto tempo sem vir aqui.
    Mas quando venho, é certeza que encontro coisas que gosto, que deixam meu dia mais bacana...Adoro!
    Beijas

    ResponderExcluir
  12. e quem falou que se mata saudade?
    saudade é um troço que vem e fica.

    como uma colcha de retalhos... vc remenda de um lado e ela esfarela do outro.

    vidinha mais ou menos viu?

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Lindo saudades é um FADO que da gosto ouvir e sentir....tal como dizes:
    Que eu saiba só temos saudades das coisas boas da nossa vida. Logo quanto mais saudades nascerem em seu peito mais gostosa terá sido sua vida.
    Beijo doce

    ResponderExcluir
  14. "A saudade não mata mas mói", como diz o ditado. Vivo em permanente saudade. Como se ela estivesse presa num limbo de emoções e vontades poderosas. Vontade de estar, abraçar e conversar com que amamos.
    Fico contente pela riqueza da palavra SAUDADE. Por não ter tradução possível. É uma coisa muito nossa...ah saudade!
    Beijos,
    Clara

    ResponderExcluir
  15. é a a saudade não mata mas mói, mas quando é apenas aquela saudade do tempo que passou, aguenta-se e passa-se à frente e continua-se a lembrar com doçura o tempo lindo que jamais voltará...
    Beijinhos saudosos, a ti. de mim.

    ResponderExcluir
  16. nossaaa. belissimo texto. adorei.

    bj

    ResponderExcluir
  17. Só posso dizer que o assassinato da minha saudade já tem data. A hora nao posso precisar porque as companias aereas sempre atrasam, mas o certo é que em 2009 volto a terrinha...

    ResponderExcluir
  18. ... acho que o grande mistério da palavra "saudade" é tudo o que ela representa.... é muito subjetiva e mesmo assim não é definida dentro da pessoa, visto que temos saudades diferentes para pessoas/fatos diferentes...

    Complicadíssimo!

    ResponderExcluir
  19. ... acho que o grande mistério da palavra "saudade" é tudo o que ela representa.... é muito subjetiva e mesmo assim não é definida dentro da pessoa, visto que temos saudades diferentes para pessoas/fatos diferentes...

    Complicadíssimo!

    ResponderExcluir
  20. Meu Deus, nunca pensei na saudade por esse lado. Também nunca tive uma saudade que não se pudesse matá-la. Sempre cometi esse crime, e me considero de grande sorte. Mas também sei, que um dia não terei mais esse poder, e esse crime deixarei de cometer, é inevitável. Adorei o texto! Muito mesmo :)

    ResponderExcluir
  21. E como se mata a saudade de algo que não sabemos o que é?

    ResponderExcluir
  22. E por onde andas? tentando cultivar saudades, amigo?

    Beijo meu ♥,

    A Elite

    ResponderExcluir
  23. Saudade é pééssimo... :/
    Mas as vezes é necessário.

    Obrigada pelo comentário no Espaço Livre, volte sempre que quiser. :)
    :**

    ResponderExcluir
  24. seu alves; arranjou algum namorico novo? é que anda desaparecido dos blogues!... Ao menos venha dizer prá gente qwue está benzinho e prontos...ji da laura..

    ResponderExcluir
  25. amo Clarice!;D


    ps. qual foi a reação do pessoal quando você mandou o tecxto?(sim, estou quase 3 meses atrasada! :x )

    beijos

    ResponderExcluir
  26. Já tenho saudades de outro post.

    Bom fim-de-semana.

    ResponderExcluir
  27. e é tão bom sentir!!! Seja o que fôr! mas a saudade significa que amamos, e amar é viver!

    :o)))***

    ResponderExcluir
  28. As palavras podem ser diferentes nas diversas línguas, mas os sentimentos são de todos os habitantes do planeta, né Luciano. Este é um tema que eu adoro. E procurar saber como se expressa sentimentos em outras línguas que a gente escolhe conhecer é uma tarefa das mais gostosas.

    Boa semana, saudades, beijo

    ResponderExcluir
  29. Ana que bom que gostastes.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  30. Anônimo4/3/09 00:33

    Quis hoje escrever sobre a saudade... Preferi ler e reler teu texto... parabéns...
    Postarei e darei os creditos...

    ResponderExcluir
  31. Anônimo por favor volte aqui pra nos avisar quando o post estiver pronto.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.