quarta-feira, novembro 21, 2007

Dia da consciência negra.


Dia da consciência negra. Mídia, festas, feriados, comemorações e atos de civismo. Vai fazer o dia da consciência branca e depois me conta onde você foi parar! O fato é que atitudes paternalistas e discriminatórias não me descem pela garganta. No momento atual é a questão de cotas para afro-descendente, não pode chamar de negro que dá cadeia. Se formos abrir cotas nas universidades para toda etnia que foi explorada e sacaneada nesse país teríamos cotas para, italianos, alemães, chineses, japoneses, libaneses etc.
Acredito que separar vagas nas universidades para indivíduos de determinada "cor", melhor dizendo etnia, é errado. Isso nega o direito de igualdade entre os seres humanos.
Outro fato complicado é ficar com aquele discurso de que os antepassados de fulano foram explorados e que o estado deve pagar essa "dívida". Fosse esse o caso estaríamos batendo às portas de Portugal e clamando o nosso ressarcimento. Esse tipo de coisa não funciona e nem faz sentido.
Temos que construir uma sociedade mais justa onde as pessoas possam se desenvolver plenamente. O dever do estado é garantir essas condições para todos os cidadãos e não ficar paternalizando os segmentos x, y ou z.


Para quem quiser saber mais sobre o dia da consciência negra segue mais um link.
www.comciencia.br

28 comentários:

  1. Olá!!
    Retribuindo a visita...
    Muita bacana seu blog, escreves muito bem, visitarei mais vezes.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Luciane seja bem vinda e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Brasil e suas complexidades...

    ResponderExcluir
  4. Anna com certeza somos ainda um país complexo e pior ainda, complexado.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. São minhas tuas palavras.
    No dia em que o Brasil deixar de ser um menino vexado, talvez tenhamos por aqui o DIA DA CONSCIÊNCIA apenas, onde, dentre outras coisas, lembraríamos desta secular falta de consciência coma ignorância do eleitor. Da nação. Do povo.

    Eu fico boba como os afrodescendentes aceitam estas babaquices e não se tocam desta segregação.

    Prefiro os gays articuladamente conscientes.

    O racismo parte de uma escuridão chamada burrice.

    O Criador distribuiu os homens por regiões.

    Na áfrica, a pele negra para suportar o sol escaldante, etc...

    Nos metemos, entendemos tudo errado (claro) e deu no que deu. Assim estamos levando séculos absurdos, perdendo tempo com esta escrota discussão de 'somos todos iguais'. Não somos!, mas não pelas diferenças raciais, sexuais, religisas e tal. Somos diferentes quando lançamos mão do nosso direito de escolha e de pensamento.

    Se o Estado tem que ressarcir alguuma família, é a dos fudidos na ditadura militar, esses sim, revolucionários que lutaram por nosso direito de ir e vir, falar aqui nos blogs, brancos, amarelos ou negros. Bichas ou não.

    Onde estará o futuro deste menino semi-analfabeto chamado Pau Brasil, ops, Brasil?

    Um beijo, amigo. Belo texto, consciente e racional.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Meu amigo, é preciso caminhar em frente e cada vez com mais amor entre todas as raças e credos,senão não se avança...

    Mas que barbaridades discriminar fosse quem fosse, mas o homem desde sempre pensou que por ter pele mais clara, mandava no mundo..mas mais tarde ou mais cedo, pagam-nas, que a vida não deixa nada por saldar...

    Beijinho grande...

    ResponderExcluir
  7. Achoq ue deveriamos ter o dia da consciencia geral e não só da negra porque isso é discriminatório. Ou será que estou enganada?

    Eu concordo com vc.

    Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  8. Dai acho que é por ai mesmo, somos todos diferentes , entretanto devemos ter direitos iguais e sermos respeitados como cidadãos.
    Um abraço e obrigado pelo seu comentário super pé no chão..

    ResponderExcluir
  9. Verdade Laurinha a vida não deixa nada de graça.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Concordo com a Babi dia da consciência seria melhor do que a comemoração atual.

    ResponderExcluir
  11. você voltou!!

    bom, eu volto aqui pra ler seus textos depois, eu tava off do mundo internético esses dias, por causa da correria no cursinho...

    também vai prestar vestibular, meu amigo? boa prova, que tudo dê certo pra vc e pra mim também, que a minha prova é amanhã, tô com medo, ansiosa, sei lá...

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Plenamente de acordo com o teu post.

    Agora, outro lado:
    Aqui em Portugal, talvez por complexo do nosso passado colonial, instituiu-se a ideia de que, não podemos falar mal das pessoas de étnia negra (esta sobretudo) ou até repreender ou exigir que se comportem civilizadamente, porque, sobe logo os tons de racista ou coisa que o valha. Não podemos exigir privilégios primeiro para os "naturais" em detrimento dos imigrantes, que chovem logo as críticas das organizações defensoras dos direitos deles.

    Obrigado pela sua visita ao meu blog.

    ResponderExcluir
  13. Só a verdadeira igualdade entre os seres humanos importa. Artifícios sociais estão longe de promovê-la. Só a educação bem estrururada e distribuída equitativamente é o caminho para a verdadeira igualdade. Estamos carecas de conhecer esta verdade, não é? Mas estamos igualmente exaustos de não tê-la em nosso país.

    Bom começo de semana, LS.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  14. Ela vamos em frente. Sabes que acredito em você. Boas provas no vestibular.

    ResponderExcluir
  15. Carlos acho que o que todos queremos são condições de poder participar da sociedade em condições de igualdade. Afinal somos todos sere humanos e no máximo o que muda é a educação de uns e outros.
    Obrigado por sua opinião.

    ResponderExcluir
  16. Jonice é bem por aí mesmo. Educação para todos. Total e irrestrita. Ai sim conseguiremos alguma evolução na nossa sociedade.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  17. Percebo o mesmo que vc Luciano até em outras áreas, como no caso dos homossexuais, por exemplo. A coisa tá ficando tão chata que se vc recusar uma cantada é capaz de ser acusado de homofóbico.

    Acredito que o rascismo é algo que impregna nossa personalidade, pois faz parte do nosso meio desde que nascemos. Em uns mais, em outros menos. Eu, que já morei em vários lugares do Brasil percebi que o rascismo é diferente em cada região, mas em todo lugar ele existe.

    O interessante é ver por exemplo alguém sendo sincero sobre a questão, como no livro pequenino (950 pgs) que estou lendo Um defeito de cor que narra a estória de uma escrava. Expressões como pretos, crioulos, mulatos, negos e negros aparecem a toda hora, mas a discriminação fica mais nos olhos do leitor dq da escritora.

    1 abraço.

    ResponderExcluir
  18. Jefferson a coisa chegou a um ponto que o negócio é ser algum tipo de "minoria" pra tentar arrancar alguma vantagem do governo.
    Índios, negros, sem terra todos tem vantagens. O negócio é criarmos nosso próprio grupo e ir pra rua exigir um trocado também.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  19. A consciência do Ser Humano....essa é que deveria ser bem revista!
    Abraços!***

    ResponderExcluir
  20. Plum alguns ainda tem que primeiramente ganhar uma consciência.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Adorei! Poucos têm coragem de tocar nesses pontos "intocáveis" de nossa cultura. O dia da consciência negra havia passado batido por mim, não pensei a respeito... Porém agora parei, e pararei mais, para pensar a respeito desses assuntos.
    Um abraço!
    ah, respondi sobre o cinema-bebê lá no meu blog.

    ResponderExcluir
  22. Juliana um abraço e obrigado pelo seu comentário.
    Volte sempre, pois és bem vinda.

    ResponderExcluir
  23. Olá menino...anda fugido do resteas? que aconteceu? perdeu-se? ehhhhhhh...

    As raçaz cores e credos, são todas do mesmo Pai e há que tentar unir a todas e todas terem os mesmos direitos...em tudo o que há na vida...
    Beijos pa vc...

    ResponderExcluir
  24. Olá moço, passando pra conferir a postagem de que você me falou!
    Penso da mesma forma que você. Não acredito de forma alguma que qualquer tipo de discriminação vá ser erradicado por meio de mais discriminação. Como escrevi num outro blog: "Sendo assim, por que não fazer leis exclusivas para orientais, sul-americanos, nórdicos, paulistas, mineiros, cariocas, nordestinos.....?" Concordo que as oportunidades têm que ser criadas para TODOS, e não só em relação à educação, mas principalmente à qualidade de vida da sociedade como um todo.

    Parabéns pelo post e obrigada pela visita!

    Beijos

    ResponderExcluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.