quinta-feira, janeiro 11, 2007

Boi de Caiçara

Essa história correu por toda a região do município de Frederico Westphalen.
Conta-se que um rico fazendeiro do município de Caiçara todos os dias pegava sua pick-up quatro por quatro e saía vistoriando os campos e o gado de sua propriedade. Essa rotina iniciava-se cedo pela manhã e terminava na hora do almoço quando ele retornava para fazer a refeição junto com a família.
Porém naquele dia as coisas não ocorreram da forma costumeira. À hora do almoço já havia passado e o fazendeiro ainda não havia chegado. Apesar da família estranhar o atraso o caso ainda não era de assustar. Com toda certeza estava na casa de algum conhecido onde ficara preso por força da hospitalidade e educação. Com o passar das horas e a falta de notícias as pessoas começaram a ficar preocupadas. Pelo fim da tarde já haviam sido formados grupos de busca. Os peões a cavalo foram dispersados para os trechos de pior acesso, a família em seus carros saíram pelas estradas que cruzavam a propriedade.
Na penumbra que divide o dia da noite quando a pick-up, que levava a esposa e filhos do estancieiro, cortava a estrada e olhos atentos buscavam em todas as direções. Quando as esperanças estavam se esgotando, pois, estava ficando escuro demais o filho viu ao longe um vulto grande e forte e logo após percebeu o veículo de seu pai. Com um grito avisou a todos que logo foram tomados de alegria por terem encontrado uma pista.
Estacionaram a pick-up e juntos foram caminhando em direção ao veículo e aproximando-se do enorme vulto. Perceberam então que tratava-se do melhor touro de exposição que a fazenda possuia. Logo porém a alegria que todos haviam sentido esvaiu-se num mal estar generalizado quando ao lado do touro avistaram o corpo inerte do fazendeiro. Caído de bruços, a cara enterrada no chão. As calças arreadas nos tornozelos e a bunda toda ensagüentada. Ao seu lado o touro pastava tranqüilamente.
Dizem as más línguas que diariamente o fazendeiro procurava o seu touro para uma leve sessão de sodomia, mas que para seu infortúnio naquele dia a fera havia se empolgado e passado dos limites. A empolgação do touro causou ferimentos tão graves que levaram o homem a inconciencia e a várias cirurgias posteriores.
Essa história correu a região espalhando-se rapidamente. O filho da vitima teve que largar a faculdade e ir ocultar-se na casa de parentes devido a perseguição que sofria em qualquer lugar que fosse. O casal tornou-se recluso não visitando e nem recebendo qualquer espécie de visita. O touro foi vendido em leilão logo depois. E esta história ficou conhecida na região de Frederico Westphalen como A lenda do boi de Caiçara.

Um comentário:

  1. Sou de Frederico, atualmente moro em Florianopolis, mas ja morei em caiçara e posso garantir a historia é verdadeira.
    Em Frederico, onde morava na época, o comentário foi imenso, a chacota era tanta q o filho do fazendeiro q estudava na Uri, universidade de Frederico, teve q trancar sua matrícula e saiu da região. Até hoje em dia existem bricadeira como "olha o touro de caiçara hein", " é sou mais robusto q o proprio touro de caiçara".

    ResponderExcluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.