quarta-feira, dezembro 14, 2011

Os apoios

Embora tenha recebido repasse financeiro do Simdec, apenas esse recurso não é possível cobrir todas as despesas necessárias para a produção de JANTAR A DOIS. No orçamento apresentado no edital de incentivo à cultura foram colocadas as despesas essenciais para o bom andamento da produção. Os demais itens davam para conseguir de outra maneira como locações gratuitas para as filmagens. Nesse caso buscamos apoio das empresas sem custo e a nossa contrapartida é divulgar a sua marca neste blogue, nas peças publicitárias e nos créditos iniciais e finais do curta-metragem.
 
Sobre as locações de um filme, é importante conversar com o diretor e, principalmente, contar com a sua presença na visita dos locais para gravação. No nosso caso, o diretor L.S. Alves é o criador da história de JANTAR A DOIS. A locação deve atender ao que foi imaginado no roteiro.  Um detalhe muito importante... Uma vez aprovado pelo Simdec, o roteiro e os itens do orçamento não devem ser alterados.  Caso um item foi esquecido no orçamento, a alternativa é usar o dinheiro do próprio bolso ou buscar apoio.
 
No processo de negociação com uma empresa para ser apoiadora do curta-metragem, deve-se mostrar o roteiro e de preferência um storyboard. Ela deve saber que história vai ser filmada. Antes de negociar com a empresa, é preciso conhecê-la. Saber como é o seu espaço, analisar que tipo de valor a participação no seu filme agregará à marca e imaginar se dá para filmar lá. Foi assim que JANTAR A DOIS conseguiu obter o apoio de Transmédico Transportes e Eventos, Bistrô Varanda, Ibis Hotel Joinville e Bistrô Ateliê Oficina Barroca. Empresas que acreditaram no projeto e viram também uma oportunidade de reforçar suas marcas na sociedade. Não só como prestadores de serviços, mas também como incentivadores da cultura e produção local.

4 comentários:

  1. Esse apoio é importante mesmo não só nesse tipo de produção. Pena que nem todas as empresas acabam aderindo a projetos assim...

    mas é sempre bom reconhecer as que ajudam de alguma forma...

    seguimos aguardando...

    abraço e bom trabalho a todos! =)

    ResponderExcluir
  2. Espero que com o tempo mais empresas passem a apoiar os projetos culturais e artísticos. É nosso dever reconhecer quem nos ajuda. Obrigada por nos acompanhar com paciência a produção de Jantar a Dois. 2012 será o ano da estreia do filme!

    Um abraço da Lu e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  3. ;) é isso mesmo, gostei de ler. vc tá bem familiarizado com esse passo da produção e as sutilezas p se conseguir os apoios. parabens Luciano. abç.

    ResponderExcluir
  4. Muito disso aprendi contigo moça.

    ResponderExcluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.