quinta-feira, novembro 18, 2010

Fomos pra Punta que os...

Dia 10/11 já estavamos acomodados no Hotel de Puerto Las Palmas uma casa do início do século XX que em 1980 foi transformada num hotel familiar. O local era tranquilo, arborizado, perto do mar e do comércio também.

A princípio Punta del Este é um sonho só. Lembra muito as praias ricas de Florianópolis só que La Barra parece mais rica que Jurerê, além de mansões, bares e danceterias notei  muitas galerias de arte nesse bairro. Parece que não basta ser rico há de se possuir obras de arte em casa também.

As ruas de Punta são limpas e o asfalto é impecável. A sinalização é boa, as pessoas passam informações corretas e perder-se na cidade é uma tarefa difícil. Na Rua 20 há muito comércio de marcas famosas, porém isso pouco despertou meu interesse. No quesito compras o que me alegrou foi encontrar uma livraria em meio a tantas lojas de roupas e perfumes. Cheia de livros, na varanda, nas estantes, no chão, encontrei dois volumes que eu sempre quis, mas nunca tive coragem de comprar. Duna de Frank Herbert e a trilogia Fundação de Isaac Asimov. Os dois saíram por R$ 80,00. Os livros estão em espanhol, mas isso é o de menos. As meninas se divertiram comprando boinas, perfumes, roupas e olhando vitrines.

Foi em Punta del Este que tivemos nosso primeiro contato com Artigas e suas estátuas. No decorrer da viagem encontramos várias outras, tanto que não resistimos a curiosidade e fomos pesquisar e descobrimos que ele é um herói nacional do Uruguai. Já que o assunto é estátuas vamos falar sobre elas. A cidade é recheada de bustos, estátuas e esculturas. A mais famosa de todas é La Mano obra de Mário Irarrazabal. Uma espécie de ponto de parada obrigatória para quem visita Punta. Mas há muitas outras. Uma que me chamou a atenção foi "O rapto de Europa". Linda estátua numa esquina à beira-mar. Também me levou a uma pesquisa para saber a história daquele touro e a bela donzela.
Uma das coisas que me confundiu muito foi o dinheiro. Usam por lá o real, o dólar e o peso uruguaio. Nas vitrines nunca conseguia identificar o preço das coisas na primeira tentativa. Mas depois de um tempo a gente se acostuma.

Apesar de Punta del Este ser conhecida por suas praias e seus cassinos essas foram as atrações que menos desfrutamos. Nos cassinos não pusemos os pés e o mais próximo que chegamos da praia foi a visita a La Mano e as caminhadas pela orla maritima na região do iate clube. Apesar do sol os 13ºC não nos incentivavam aos banhos de mar.
Pode se falar muito sobre a cidade, sua limpeza e a educação das pessoas, mas o melhor que posso fazer é compartilhar algumas imagens e deixar as dicas para que vocês possam conferir o que eu digo.

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!

1. Eu quero viajar. :T
    iauheiue
    beijos

2. Puxa, gostei muito do relato dos seus dias em Punta del Este. Uma maravilha de lugar! Nunca fui para o exterior, mas agora incluí o Uruguai na minha lista de sonhos a serem realizados. Tantos lugares para serem conhecidos... Bom, a minha lista de sonhos é muito comprida e impossível de realizá-los em uma vida só. No entanto, deu para sentir um pouco como é o lugar com a leitura do seu texto. Fico no aguardo de mais relatos da sua viagem! Um abração!

3. Lu este é um sonho que não fica muito longe de ser realizado. Só depende de tempo livre e um pouco de diheiro o bolso. Espero que esses dois surjam logo em sua vida.
    Um abraço moça.

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.