quarta-feira, junho 09, 2010

Saboreando pastéis

Depois de três dias de muita chuva, sábado amanheceu com um sol esplêndido e acompanhado do frio. Um convite para não ficar em casa. Afinal, é gostoso receber o calor do sol no corpo e apreciar os espetáculos solares em cada lugar. À tarde, com os amigos Jacqueline e Maurício, que os conheço desde o tempo da faculdade de Jornalismo, fomos passear tendo como destino a Lanchonete Rio da Prata. Essa lanchonete fica na localidade rural Rio da Prata, em Joinville (SC).

O estabelecimento oferece um dos pastéis mais deliciosos da região. Se alguém me pergunta onde tem pastel gostoso, imediatamente lembro o da Lanchonete Rio da Prata. A massa é caseira e fina, com bastante recheio. Possui mais recheio do que massa e o tamanho não é grande. Há uma lista imensa de sabores salgados e doces para escolher no cardápio. São mais de quarenta sabores. Ninguém pode reclamar da falta de opções. Pastéis típicos como de carne, frango, queijo e banana costumam estar pronto para serem deleitados. Ingredientes mais variados são feitos na hora. Vale muito a pena pedir um sabor diferente e esperar cerca de vinte minutos (o local recebe muitos clientes). Quanto aos preços, vão de R$ 1,75 a R$ 3,75.

Antes de degustar os saborosos pastéis, curtam o lago com peixes e moinho que há ao lado da lanchonete. Existe ainda uma cachoeira atrás do estabelecimento. Entrando na lanchonete, vocês encontram um ambiente simples, rústico, aconchegante e, em conseqüência, vão logo disparar para um bom papo com os seus acompanhantes.

Nesse lugar já comemorei aniversário e costumo levar amigos e parentes visitantes. Antes de parar para comer pastel, aproveito ir até o mirante da Serra Dona Francisca. Em maio foi a última vez que estive no mirante e me entristeci ao ver lixo espalhado no mato e escultura pichada.

Se vocês me visitarem, certamente irei levá-los ao mirante da Serra Dona Francisca e para comer pastéis deliciosos no Rio da Prata.

Onde ficam:
Lanchonete Rio da Prata – Rodovia SC 301 Km 81, nº 5317 – telefone (47) 3428-0019
Mirante da Serra Dona Francisca – ao longo da Rodovia SC 301.

Lu Vieira

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!

12 comentários:

  1. Hey Lu... atacando de guia turístico é? hehe...

    uma dica bem interessante na verdade...

    bom, já sei onde vai me levar depois de assistirmos ao jogo do JEC...hehehe...pra comer o pastel da Lanchonete Rio da Prata...huuuum... gosto muito de pastel...hehe...

    e de lambuja ainda dá para apreciar belas paisagens? ah...então pronto...hehe...

    pena ainda existir tanta gente sem consciência e que sente prazer ao sujar lugares assim... lamentável!

    Abraços do Mr.!

    ResponderExcluir
  2. Aii deu foome!
    Q lugar lindo Lú, vou me lembra disso quando passar por ai hihihi ;***

    ResponderExcluir
  3. Assim não vale! moça, como é, já viu a kilometragem para provar os pasteis de sua terra? ah, viu, fiquei de água na boca..Num vale não moça, quero é provar e logo eu que adoro pasteis do brasiuuuuuuuuuu.
    Aquele apertadinho abraço a vc..laura

    ResponderExcluir
  4. Mr. Gomelli, gosto muito de ser guia turística dos meus amigos e parentes, hehe... Como não consigo fazer isso com os leitores daqui, tento na forma de escrita.

    Ah, com certeza, levarei você depois do jogo do JEC à Lanchonete Rio da Prata e ao mirante com lindas paisagens da região, rsrs. Que bom que você gosta desse tipo de passeio.

    Abraços para você também!

    ResponderExcluir
  5. Thá, ficarei feliz se você lembrar disso. Quem sabe a gente se encontra. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Vale sim, Laurinha! Você também me faz sofrer quando escreve sobre os lugares e as comidas no seu blog, hihi. Também te dou um abraço apertinho para você!

    ResponderExcluir
  7. Maravilhoso!!! Deu vontade de conhecer e amo o frio... *-*

    ResponderExcluir
  8. um convite tentador de uma anfitriã tentadora...

    ResponderExcluir
  9. Bell, fiquei contente com a sua visita aqui. Espero que um dia você venha conhecer. Beijos!

    ResponderExcluir
  10. JLM, tenho certeza de que vai gostar muito do lugar e dos pastéis. Tomara que eu me dê bem como anfitriã, rsrs.

    ResponderExcluir
  11. Lu já fui várias vezes nesse local, mas nunca experimentei os pastéis, em compensação já comprei ali alguns ótimos litros de cachaça.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  12. Alves, como você conseguiu ficar longe dos deliciosos pastéis? Na próxima oportunidade, não deixe de experimentá-los. Quanto à cachaça, nem chego perto, porque simplesmente não gosto do sabor. Prefiro outras bebidas como vinho, cerveja, chopp (principalmente, o chopp preto, humm, que delícia!), caipirinha, etc. Um abraço pra você também.

    ResponderExcluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.