quarta-feira, junho 23, 2010

Citações Nº 41. Rubem Braga

"Os jornais noticiam tudo, menos uma coisa tão banal que ninguém se lembra: a vida."



Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!

14 comentários:

  1. Concordo totalmente com isso. Por isso que passo mais tempo em blogs que são verdadeiras biografias do que no G1. hahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente. Os noticiários brasileiros são uma desgraça...passam apenas notícias internas e reportagens sobre violência. É demais!
    E agora à parte: adorei o novo visual do blog.
    Beijocas xxx

    ResponderExcluir
  3. É verdade!
    Parece que a doença é geral. Aqui em Portugal há uma imprensa especializada em desastres, assassinatos, violência doméstica, etc.etc.
    É celebrada a vida mas a vida dos "famosos".

    ResponderExcluir
  4. Ainda temos muito o que aprender, porque essa é uma grande verdade. É difícil as pessoas fugirem das tragédias e das futilidades da tv e pararem pra pensar na vida que é mais importante de tudo.
    Os noticiários alienam a gentebem mais do que nos acrescentam.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Muito bom e é claro que isso é uma verdade!

    ResponderExcluir
  6. Ah, Raíssa, eu também ando passando mais tempo lendo os blogs, hehe. É uma verdadeira aula de vida! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Clara, quase nem assisto mais aos noticiários da TV. Como você disse, passam muita violência. E isso me deixa muito triste. Além da violência, não aguento ver números. "X números de pessoas morreram vítimas de acidente de trânsito"; "X números de crianças sofrem abuso sexual"; "X números de pessoas foram assaltadas na saída do banco nos últimos dois meses"; etc. Quem é a pessoa por trás do número? Isso a mídia diz tão pouco. Não conta a história da pessoa.

    Que bom que gostou do novo visual do blog. Beijocas!

    ResponderExcluir
  8. Carlos, é de lamentar que em Portugal acontece a mesma coisa: noticiar as coisas ruins. Infelizmente, parece mesmo que a imprensa dos outros países estão no mesmo caminho. Uma pena... Seria tão bom celebrar a vida de todo mundo, não apenas a dos famosos. Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Alice, o pior é perceber que as pessoas não querem sair da alienação. Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Bell, é uma verdade que precisa mudar para melhor. Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Pois olha... eu tinha visto o texto e não tinha achado em meus pensamentos um comentário para isso. Mas lendo o que o pessoal escreveu e o que você respondeu, Lu, pensei o seguinte.

    A emissora A coloca no ar uma reportagem sobre alguém que faz algo de bom e diferente na vida. A emissora B coloca um sujeito espalhafatoso anunciando a morte de não sei quantos, outros tantos acidentes, a briga de vizinhos e tudo mais.

    Pergunta: Qual a emissora terá mais audiencia?
    Respostas: A que mostra as tragédias.

    Eu aprendi na faculdade que a tragédia chama mais a atenção do público e como as emissoras e os jornais são empresas que visam o lucro, logo eles vão produzir o que gera maior consumo.

    Fiz meio que o papel do advogado do diabo, mas é que acho que colocar só a culpa nos jornais é facil. Não sei se me fiz entender. É uma discussão complicada.

    Por isso que eu só assito programas de humor INTELIGENTE... rir é melhor que o resto... hehe...

    abração, Lu!

    ResponderExcluir
  12. Com certeza, Lu. Maravilhosa esta citação de Rubem Braga. AMEI!


    Beijos, com carinho.

    ResponderExcluir
  13. Mr. Gomelli, foi bom você colocar aqui o seu ponto de vista, pois você disse o que realmente acontece na imprensa. Eu também aprendi na faculdade que as tragédias atraem mais a atenção do público e que os meios de comunicação mostram isso por visar o lucro. Mas não gostei nem um pouco de saber disso nos tempos da faculdade. Eu entendi você e concordo que não dá para colocar culpa só na imprensa. É uma discussão complicada e que deve continuar sendo discutida. Como mudar o interesse pelas tragédias? Difícil, mas acho que pode ser a partir de mais incentivo à educação, à leitura, ao esporte, às virtudes, etc. Por outro lado, entendo que deve ser respeitada as preferências do público.

    Vou parar por aqui, porque o assunto dá uma longa discussão e não tem fim. E eu, Mr. Gomelli, curto assistir a seriados da TV paga, seja de comédia ou de drama. Um abração!

    ResponderExcluir
  14. Desnuda, que bom que você gostou da citação do Rubem Braga. Eu a conheci quando cursava jornalismo e nunca mais a esqueci. Beijos!

    ResponderExcluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.