quarta-feira, janeiro 20, 2010

Salada caprese

Entre as muitas maravilhas da blogosfera, cultura, amizades, notícias, guias passo-a-passo também podemos destacar a culinária. Em algum momento você vai esbarrar com uma receita que enche seus olhos e desperta sua imaginação. Foi o que aconteceu comigo quando li este post no blog Cartas à Filosofia.


Depois da descrição feita pela minha amiga fiquei tentado a experimentar, principalmente pelo manjericão que faz parte da receita, é um tempero que eu adoro e só conhecia utilidade na pizza Margarita. Revirei a cozinha e notei que faltavam alguns ingredientes, a maioria deles fácil de conseguir, exceto o manjericão, que eu não tinha a mínima idéia de onde e como comprar. Desabafei minha frustração com a minha esposa e no dia seguinte, pra minha surpresa, ela volta do trabalho e me presenteia com um lindo pé do tempero que faltava. Não satisfeita em me presentear, ela fez questão de plantá-lo na horta com todos os cuidados necessários.

E assim, após uma rápida visita ao supermercado surge lá em casa o que eu acredito ser uma salada caprese. Dêem uma olhada aí embaixo e digam-me se lhes apetece ou não.











Confesso que fiquei meio temeroso em relação ao queijo, por isso passei a salada por 45 segundos de microondas, o que foi suficiente para dar uma leve derretida na mussarela. Da próxima vez que montar essa salada irei serví-la sem passar pelo microondas pra ver a diferença.

Quanto ao sabor, digo que adorei. A mistura de mussarela, tomate e manjericão fresco, colhido na hora, é soberba. E se você quer sentir o sabor de uma boa pizza, mas não quer arriscar a sua dieta afirmo que a salada caprese é o reforço que você estava esperando.

Abaixo segue a receita.

Ingredientes:

  • tomate

  • mussarela

  • manjericão

  • azeite de oliva

  • aceto balsâmico

  • azeitonas pretas

  • sal

  • orégano

Modo de preparo

Corte o tomate em rodelas de espessura entre média e grossa, corte a mussarela de forma semelhante. Disponha o queijo sobre o tomate. Tempere com sal, azeite e aceto balsâmico, tudo à seu gosto. Adicione folhas frescas de manjericão, azeitonas e umas pitadas de orégano. Sirva em seguida.

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba mais posts no seu email. É grátis!

17 comentários:

  1. Hummmm enche os olhos com efeito àgua na boca! Mas não me atrevo a cozinhar rsrsrs Aff, Maria! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Uma vez eu experimentei fazer isso, mas fiz algo de errado, talvez foi ter feito com o tomate inteiro, sem as sementes e ter levado ao forno.

    Vou experimentar essa.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Certa vez me disseram que "come-se primeiro com os olhos";e, no quesito culinária a imagem é indispensável.

    Testarei a receita.

    ResponderExcluir
  4. Sam se arrisca mulher até porque é tudo cru mesmo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Carla; parece... e é mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Peron tenta fazer o negócio sem levar ao forno, creio que o resultado será mais interessante.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  7. Freud com o tempo tenho aprendido o prazer de uma refeição bem feita tanto no preparo quanto na apresentação.
    Experimenta e depois conta pra gente o que achou.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Ah, não uso manjericão e mais ervas, aqui usam de tudo um pouco, mas, manjericão, nunca quis...tem um bom aspecto, apetece trincar uma rodada dessas..Um abraço..laura

    ResponderExcluir
  9. LS Alves, este post fez-me de novo ter vontade dessa salada, que ja devo ter comido umas três vezes desde que escrevi aquele post. Mas acredita, é boa sem passar pelo microondas! :)

    Beijo meu ♥,

    A Elite

    ResponderExcluir
  10. http://jovem-tribunaesportes.blogspot.com/2010/01/3-rodada-estaduais.html

    ResponderExcluir
  11. Tenho precisamente uma receita dessa salada em que se leva ao forno para gratinar um pouco o queijo... é realmente um delícia. Sem levar ao forno é bom na mesma, mais leve e saudável, mas de vez em quando aquela mozarela derretida sabe optimamente

    ResponderExcluir
  12. Laura agora que tenho meu pezinho de manjericão crescendo lá em casa creio que este tempero vai comparecer várias vezes na mesa lá de casa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Jéssica fico feliz por ter encontrado essa receita no seu blog. Gostei muito dela e em breve vou experimentá-la conforme sua orientação.
    Beijos e não deixe compartilhar essas coisas conosco.

    ResponderExcluir
  14. ffiffas vale a pena você compartilhar o seu jeitinho de prepará-la, qualquer coisa manda pra mim por e-mail.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  15. Mau Feitio o bom é que ela sabe e ainda ensina!
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.