segunda-feira, outubro 05, 2009

Os pedintes

A inspiração para escrever este texto partiu da leitura feita na carta aberta de Eliane Sinhasique para o Renato Aragão, o Didi. Muitos receberam a carta por e-mail. A Eliane tem um blog e a carta está lá. Este é o link: http://sinhasique.zip.net/arch2008-09-21_2008-09-27.html Leia a carta dela para que você possa ler também o meu.

É difícil ficar um dia sem receber pedidos de doação em dinheiro, alimentos, roupas, materiais de construção, livros ou materiais escolares. Existem tantos impostos no Brasil que deveriam ser suficientes para suprir as necessidades básicas do povo. O dinheiro arrecadado está sendo mal usado ou roubado. Como nem todos os brasileiros têm acesso à educação, eles não sabem acompanhar as ações do governo e nem cobrá-lo. Em minha opinião, a educação é a base para se dar bem na vida. É com o estudo que o homem saberá cuidar de sua saúde, gastar melhor o seu salário, ter interesse em buscar novos conhecimentos, escolher uma profissão que lhe satisfaça, decidir o que fazer a cada situação da vida, etc. Educação deveria ser vista como investimento e não como despesa. Se os olhos do governo se voltassem para a educação, consequentemente os professores teriam mais ânimo e gosto de exercer a profissão e receberiam um salário melhor. Assim como a Eliane Sinhasique, sou a favor das escolas com horário integral para que as crianças tenham outras atividades tais como as artes e os esportes. A partir dali elas podem definir melhor o curso superior que deseja estudar. Sou ainda a favor de valorizar os cursos técnicos de nível médio. É uma forma de ir descobrindo e testando se a profissão lhe agrada.

Há diversas formas de esmolar. Podem ser feitas pessoalmente, por meio da televisão, rádio, jornais, internet, telefone ou carta. As entidades sem fins lucrativos que ajudam de alguma forma as pessoas com algum tipo de necessidade costumam pedir doação por carta, anexando boleto bancário ou solicitando o débito em conta bancária. Incrível! É como se essas doações virassem impostos. Quem faz doações mensais, deve verificar se o seu gesto surte bom efeito. Se doa há muitos anos, o problema pode não estar sendo resolvido de forma adequada.

Doações. Muitas doações. Das pessoas que se dirigiam pessoalmente em minha residência, as falas eram muito rápidas e decoradas. Procuro não doar em dinheiro. Costumo perguntar qual é a finalidade. Se responde que é para comprar comida, ofereço o que tenho em casa em vez de dar dinheiro. Se são remédios, peço a receita para eu mesma comprar na farmácia. Nem todos aceitaram o meu oferecimento. Arrumaram uma desculpa e foram embora.

Certa vez, eu estava lanchando na rodoviária de São Bernardo do Campo (SP), enquanto esperava o meu ônibus. Veio em minha direção uma mulher que pediu dinheiro. “Pra quê?” Ela respondeu que estava com fome. Então, ofereci comprar os salgadinhos da lanchonete onde eu comia e ela poderia escolher o que quisesse. Surpreendentemente, ela disse: “Não quero”. Desejava um “prato feito”, composto de arroz, feijão, algum tipo de carne, batata-frita e saladas. Perguntei onde tinha isso. Respondeu apontando com o dedo indicador: “É só atravessar a rua que ali tem um restaurante com prato feito”. Não consegui ver o lugar direito. “Sinto muito, não posso sair da rodoviária, pois o meu ônibus pode aparecer a qualquer momento”. Ela foi embora e continuou a abordar outras pessoas. Se a mulher estava com fome mesmo, ela aceitaria comer qualquer coisa. Nunca se sabe qual é a verdadeira intenção das pessoas. Não dá para confiar 100%.

Falando em veracidade e confiança, nem sempre vamos saber se ajudamos de acordo com a história do pedinte. Uma vez a minha alma se alegrou muito para uma pessoa que mereceu ser ajudada. Estava de folga na casa de meus pais e havia visto na TV e no jornal sobre uma família que perdeu tudo o que possuía em casa num incêndio. Dias depois, apareceu uma mulher de bicicleta batendo palmas em frente à casa de meus pais. Lá fui eu atendê-la. Certamente era mais uma pedinte. Ela não pediu dinheiro. Necessitava de roupas e de qualquer coisa que eu não usasse mais. Era a mulher que eu vi na TV. Logo iniciamos um bate-papo. Doei minhas coisas. Em bom estado, claro. Pedi para ela voltar outro dia, pois minha mãe não estava em casa e poderia dar mais para ela. Graças ao que havia visto na TV e no jornal, eu tinha uma forma de checar que a história dessa mulher era verdadeira.

Não sou contra a doação. Sou contra ao excesso de pedidos de doações, pois isso mostra que o governo não faz a sua parte. Palmas para a Eliane Sinhasique por sua brilhante e corajosa carta. Está mais que na hora de cobrar mais do governo. E acompanhar as suas ações.


Lu Vieira

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo esquerdo e receba mais posts no seu email. É grátis!

10 comentários:

  1. outro dia em um sinal de transito, uma moça (bonita até) veio me oferecer umas canetinhas... que ela vendia para ajudar uma instituição.

    - qual instituição voce ajuda?
    - eu mesma.

    kkkkkkkkkkkkkkk

    mereceu os 2 reais...

    (persona)

    ResponderExcluir
  2. Cruela pelo menos é uma organização sincera e que vai direto ao ponto. Isso valia um post.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  3. Há muito também não faço nenhum tipo de doação em dinheiro, pois os impostos já me levam o suficiente.
    Mas coisas em bom estado e que não uso mais e meu tempo, são sempre doados.
    Valeu!
    Abraços moça ;)

    ResponderExcluir
  4. Ei mas eu ficaria honrada com sua inscrição no desfio!!!!!!!!é claro que pode!!!!!!!!adorei a sugestão do prêmio!!!!!!!!! vou ver se posso colocá-lo com as outras premiações!!!!!!!!
    abraços e aguardo sua participação!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Que situação, Cruela! Concordo com o L.S. Alves, essa história mereria um post seu. Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Temos a mesma opinião, Bela. Obrigada pela visita. Abraços para você também!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo6/1/10 19:40

    as vezes eu peço no trem por que to doente e ninguem me da emprego mais mo preconceito meu msn marcosedizio@hotmail.com se quiser me dar uma oportunidade

    ResponderExcluir
  8. Anonimo, não tenho emprego para dar a você. O que tenho a oferecer são sugestões. Procure a secretaria de seu município que trate das pessoas que estão com dificuldades de arranjar emprego ou vivem em péssimas condições de vida. Na minha cidade seria a Secretaria de Bem-Estar Social, mas na sua a secretaria pode ter um nome diferente. Procure não lutar sozinho. Para isso busque ajuda de seus parentes e amigos para que eles possam indicar uma solução. Em minha opinião, o mais importante é você não desanimar diante dos obstáculos que aparecem na sua vida. Sei que é muito difícil, mas não deixe o desânimo invadir a sua vida. Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. obrigadu pelo que escreveu vivemos num mundo onde existe varios tipos de preconceito muitas emprezas dão oportunidade mais no meu caso nem para entregar um papel na rua eu consigo tem gente que discrimina muito as pessoas que pesem no trem mais não sabe o terço e a razão que pedimos ser maltratados pela fiscalização se num tem ideia quando procuro algum orgão para pedir ajuda sempre me falam que não tem verba por isso prefiro pedir no trem vida boa não tenho mais fone não passo ate sair minha aposentadoria que esta na justiça vivo assim beijão marcos cristiano

    ResponderExcluir
  10. faço tratamento no ersa em franco da rocha doutor marcos carvalhaes camargo numero de prontuario 1439 tenho lezão na cabeça pois tive um tumor que manchou meu cerebro não quero seu dinheiro quero sua amizade se quiser to aqui msn marcosedizio@hotmail.com acho que vc escreve muito bem e parece ser uma pessoa bacana se aceitar amizade com um pedinte claro

    ResponderExcluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.