quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Carnaval pra quem não gosta de carnaval.

Não é que eu seja contra o carnaval, mas este ano recebi visitas e elas estavam mais interessadas em conhecer as praias da região de Florianópolis e como bom anfitrião que sou tratei de não os decepcionar.
Sábado à tarde começamos nossa jornada pela ilha, o que por sorte não foi tão sofrido como eu imaginei que seria. O trânsito até a Praia da Joaquina só apresentou lentidão no centrinho da Lagoa. As 15h00min pagamos R$ 5,00 pelo estacionamento e descemos para a praia que estava cheia com quiosques, música, surfistas, turistas e animação. O sol firme e o céu azul contribuíam para um perfeito dia de praia. Por desencargo de consciência levei meus pés à beira d’água o que confirmou a minha suspeita de que o mar da Joaquina continua frio de doer os ossos. Nas pedras os turistas deliciavam-se com a paisagem e disparavam fotos e mais fotos da praia.
Mais tarde quando o sol baixou no horizonte levamos os visitantes às dunas onde alugaram um sandboard e durante uma hora subiram e desceram pelas areias enquanto eu filmava e registrava algumas fotos do por do sol no local.






No domingo o programa foi um churrasco em Governador Celso Ramos numa casa à beira mar. De antemão já digo que foi o meu passeio favorito. Tanto pela beleza do local quanto pela paz que ali encontrei. Uma pequena praia particular, limitada ao norte e ao sul por pedras que garantem a privacidade do local. Sentei na areia e fiquei observando o mar, a ilha e o céu. Azul e verde eram as cores predominantes que em vários tons dominavam a paisagem. Nadei como há anos não fazia. No fim da tarde fui convidado a colher ostras e apesar de por natureza ser avesso a toda e qualquer espécie de trabalho eu aceitei o convite. Com uma faca de mesa quebrada e um cesto parti pra minha pequena aventura. Nas pedras do norte, no nível d’água os crustáceos vivem agarrados às rochas. Eu com a minha faca e um martelo improvisado, pedra, ia arrancando as ostras como dava. E ali sob o sol da tarde, suando e bufando enquanto me equilibrava entre pedras lodosas senti-me tal e qual um sambaquiano que lutava pela sua sobrevivência. Não demorou muito e o cesto estava cheio. Este foi o sinal de que eu deveria parar. Separamos o conteúdo em partes iguais e encerramos o passeio do dia. Como não houve tempo de prepará-las para o jantar elas foram congeladas para que as visitas depois pudessem levá-las embora.








Segunda-feira de carnaval seguimos pela BR-101 rumo ao sul. Nosso destino foi a Guarda do Embaú. Paz e tranqüilidade não são palavras que se aplicam à Guarda no verão, mesmo assim a beleza do lugar faz valer a pena lutar por uma vaga pra estacionar, pagar R$ 10,00 por 6 horas de estacionamento e rezar para encontrar um espaço na areia. Areia que por sinal diminuiu consideravelmente de 2008 para 2009. Parece que com as chuvas de novembro houve um assoreamento do rio que corta o lugar. Mas isso não foi suficiente para afastar freqüentadores ou turistas. Meus hóspedes subiram o morro para conhecer a paisagem que de lá se aproveita ao máximo. Por sorte saímos de lá antes que descesse um aguaceiro.


E a terça-feira foi dedicada ao repouso, pois ninguém é de ferro.

Basicameste esse foi o meu carnaval. Longe da folia e dos agitos tão comuns nesse período. Deixo aqui esse relato como dica para aqueles que quiserem uma opção diferente para usufruir o reinado de Momo.



Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo esquerda e receba mais posts no seu email. É grátis!

24 comentários:

  1. Esse ano tive a oportunidade de conhecer Floripa e concordo, Joaquina é linda, mas é fria de doer os ossos. A paulistinha aqui atreveu-se a molhar os pés e os joelhos, rsrs.
    Abraços moço.

    ResponderExcluir
  2. Bela por sorte eu só tive que molhar até os joelhos. Minha filha me arrastou pra água e não houve Cristo que a arrancasse de lá. Como não sou de ficar tostando no sol fui a companhia que ela precisava.
    Um abraço moça. E da próxima vez que aparecer por aqui me avisa que é pra gente tomar um chopp e comer uns camarões.

    ResponderExcluir
  3. Ora aí está um "Carnaval" a meu gosto eheheh Assim tá bem! :))

    Que belos dias passaste com os amigos!

    Se apanhasse essas águas e o sol que no momento faz aí era capaz até de prescindir do churrasco e aproveitar todo o tempo para nadar e ficar esparramada ao sol que nem lagartixa eheheheheheh

    Por cá o sol começa a convidar, mas a água do mar ainda está muito fria.

    jinho grande

    ResponderExcluir
  4. Florianópolis e adjacências são tudo de bom!!!! Adoro!
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Adorei "passear" com voce! Alias as imagens sao lindas e valeu pela descricao...um lugar convidativo e tranquilo! Nao gosto de Carnaval e se pudesse teria feito o mesmo...aqui em Londres o Carnaval e so em Agosto;)
    Beijo doce

    ResponderExcluir
  6. Lindas fotos! Meu carnaval esse ano também foi bem light. =)

    ResponderExcluir
  7. Pascoalita aproveitei bem o sol. Passei bons momentos sentado sob ele a observar o mar ou dentro d'água brincando com a minha filha.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  8. Renata quanto mais tempo moro por aqui, mais lugares eu conheço mais eu gosto daqui.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  9. Naela aqui em Santa Catarina temos opções para todos os gostos. Economiza umas libras e vem visitar a gente.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  10. Que legal saber tenho um blogueiro do ´mesmo país` que eu. Nao é assim que dizemos, ´o sul é o meu país`?

    Se um dia tiver a felicidade de voltar ao Brasil para morar, Santa Catarina será com certeza cogitada para morar.
    A peculiaridade que só aí tem, entre as paisagens, as praias, as pessoas, é muito convidativo a se viver bem.

    Lindas essas fotos, e que lindo tavam os dias, cheios de sol, lindos! Sol é vida, sempre digo isso por aqui, já virou chavão hehe

    ResponderExcluir
  11. As fotos do por do sol são lindas, parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Belas fotos de uma cidade que adoro!

    Bom fim de semana, Luciano.

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  13. Relaxei só em olhar para as fotos! Meu carnaval foi trabalhando, mas no próximo feriado eu me vingo. hehehe

    ResponderExcluir
  14. Belos lugares me levaste a viajar hehehe... Quem sabe um dia me avio de malas e bagagens e venho pedir pouso p ferias eheheh
    Bjs meus

    ResponderExcluir
  15. Pois é destes postes que eu gosto, com fotos tiradas por vc e descrição dos dias..que bom, praias, mar, as ágiuas da spraias do Algarve, a maioria são mais quentinhas e nem custa muito entrar nelas, mas aqui no Norte são frias pra caramba... que bom apanhar ostras, mas que maravilha... Beijinhos.

    ResponderExcluir
  16. Lídia às vezes vale mesmo a pena ir mais devagar.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  17. Cris fico feliz em saber que SC tem um lugar de destaque nas suas preferências e que temos uma frase em comum. Sol é vida.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  18. Ingrid obrigado e volte sempre.

    ResponderExcluir
  19. Jonice fico feliz em saber que gostas daqui. Quando vieres pra cá não esqueças de aparecer.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  20. Mariana te botaram pra trabalhar no feriado? Que maldade! Vê se no próximo você foge e aproveita pra descançar.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  21. Vida tu sabes que só depende de ti aparecer por aqui. Mi casa es su casa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Laura com o tempo pretendo ter mais posts assim.
    Beijos Laurinha.

    ResponderExcluir
  23. Faz uma era que não vou até a Joaquina. Foi bom revê-la, mesmo que em fotos. Se o tempo ajudar, vou visitá-la no fim de semana.
    Obrigada por refrescar a minha memória

    ResponderExcluir
  24. Rita que bom que eu pude refrescar sua memória. Espero que o tempo te ajude e que o trânsito estaja bom, visto que a temporada já terminou.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.