segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Dia do repórter

Então eu me pergunto:

Repórter e jornalista não é a mesma coisa?

Segundo o Houaiss lá de casa repórter é jornalista que recolhe informações, observações, notícias, para transformá-las em noticiário. E o jornalista é aquele que coleta, investiga, analisa e transmite as informações através da mídia.Quer dizer que o repórter é o orelha seca do mundo das notícias? Pode ser que sim. Talvez alguém desse universo leia isso e passe aqui para nos esclarecer.

Mas o importante mesmo é que hoje é o dia do jornalista e que acredito ser esta uma data para se comemorar. Já que a cada dia vejo a blogosfera crescer como plataforma jornalística livre. Um espaço para divulgar aquilo que os grandes jogadores da mídia não querem que as pessoas saibam.

Deixo aqui meus parabéns aos profissionais do jornalismo, graduados ou não, já que acredito que o diploma não seja condição indispensável para exercer a profissão.



Como esperavamos apareceu uma alma caridosa que explicou a diferença entre repórter e jornalista. Abaixo transcrevo o comentário elucidativo:

Emanuela Ribeiro disse...
E olha que eu sou jornalista e não sabia que hoje era dia do Repórter... Sempre comemoro dia 07 de abril, que foi instituído há alguns anos pela ABI... De qualquer modo, parabéns. E pra esclarecer: todo repórter é jornalista, mas nem todo jornalista é repórter, porque fazer reportagem é uma função como pode ser a de editor, a de fotojornalista, a de assessor etc. E pra quem teve paciência de ler o comentário até o fim: Diploma, sim! Conselho Federal de Jornalismo, sim! Melhor para o jornalismo, melhor para a sociedade. Informação é coisa séria. Jornalista por vocação e por formação!!!
16/2/09 22:04

Atualizado em 19/02/2009



Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo esquerda e receba mais posts no seu email. É grátis!

12 comentários:

  1. Olá
    Tenho andado um pouco ausente...
    hoje venho apenas para agradecer as visitas.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Parece-me que tens razão, seu Alves: Para mim repórter ou jornalista é a mesma coisa.
    Hoje em dia, sobretudo falo da realidade portuguesa, que é uma merda. Está tudo misturado. Repórter faz de jornalista, jornalista faz de escritor - também gostam de escrever, ficção etc. - jornalista faz de repórter. Os que sobram são comentadores de coisas fúteis e futebol. Os que sobram, chegam a directores de jornal ou editores de política ou não de algum canal de tv.

    Os blogs é um mundo livre e é cada vez mais corrente pessoas interessadas e interessantes consultar estes sítios.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Gostei da postagem Luiz...Fica aqui o meu parabéns a estes profissionais.

    * Ah, amigo..´Era meu desejo, um sonho, refugiar-me românticamente neste carnaval.....Mas aproveitarei bem a realidade. Ao máximo! Rsrsrs


    Beijos

    ResponderExcluir
  4. E olha que eu sou jornalista e não sabia que hoje era dia do Repórter... Sempre comemoro dia 07 de abril, que foi instituído há alguns anos pela ABI... De qualuqer modo, parabéns. E pra esclarecer: todo repórter é jornalista, mas nem todo jornalista é repórter, poque fazer reportagem é uma função como pode ser a de editor, a de fotojornalista, a de assessor etc. E pra quem teve paciência de ler o comentário até o fim: Diploma, sim! Conselho Federal de Jornalismo, sim! Melhor para o jornalismo, melhor para a sociedade. Informação é coisa séria. Jornalista por vocação e por formação!!!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia,
    Sou jornalista, ja fui reporter e assesor, mas não sabia da data.
    Ah, o blog é o espaço mais democrático que conheço...por aqui não tem, por exemplo, nem sombra de discussão sobre diploma.
    Abs.

    ResponderExcluir
  6. Nadir apareça quando puder então.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Carlos como dizes pessoas interessadas buscam cada vez mais os blogs. É o meu caso. Uso os blogs como uma fonte de informação.
    .
    Não sei como se faz as coisas ai em Portugal, mas aqui no Brasil anda uma moda do governo contratar jornalistas influentes e colocá-los em cargos que pagam bem. Ninguém tira da minha cabeça que isso é um esquema de "cala boca" exercido pelo poder executivo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. SAM aproveite então o seu carnaval e fica aqui um abraço do seu amigo Luciano.

    ResponderExcluir
  9. Emanuela obrigado por elucidar nossas dúvidas.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  10. Emerson então parbéns pra você também.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns atrasado aos jornalistas, que eles sigam com competência e respeito em seu trabalho!

    ResponderExcluir
  12. Mariana principalmente com competência e respeito.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.