segunda-feira, novembro 12, 2012

Indo trabalhar de bicicleta

Hoje foi meu primeiro dia indo de bicicleta para o trabalho. Fora de forma e a muito tempo sem pedalar posso dizer que a experiência não foi tão desgastante quanto eu imaginava. O percurso de 12650 metros foi transposto em 1h:15min. Quinze minutos a mais do que eu previra inicialmente, então este é o primeiro ponto a ser melhorado. Tenho que andar mais rápido. Hoje às 17h:00min começa a aventura de volta. Espero que transcorra sem incidentes.
O transito na grande Florianópolis segue o mesmo padrão de todas as grandes cidades do Brasil. Lento, engarrafado, caótico e hostil às bicicletas. Dentro do meu bairro e nos primeiros 2Km ainda há uma faixa pintada de vermelho no asfalto, a isso chamam ciclovia. Fora as tartarugas que não protegem de forma alguma, não há nada que ajude a garantir a segurança do ciclista. No trecho paralelo a BR-101 andei sobre as calçadas, já que a marginal é extremamente perigosa para aqueles que se locomovem por tração animal.
Até o momento tudo decorreu tranquilamente. Espero que continue assim por muito tempo. E se tudo der certo, carro agora? Só nos finais de semana.

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!

6 comentários:

  1. Que bom sempre podemos recomeçar não é, my friend?
    Mas achei que pra um recomeço você pegou pesado, 12650m? Maigódi! :P
    Eu sempre pedalo quando o tempo colabora, adoro!

    Vai devagar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris realmente é bom recomeçar. Está pesado mesmo, mas vou dar conta. Por aqui o tempo quase sempre colabora. Prevejo muitos passeios de bicicleta no meu futuro próximo.
      Um abraço moça.

      Excluir
  2. Acho incrível quem se dispõe a abdicar do conforto urbano tecnológico em prol de um hábito mais saudável e ecologicamente mais correto. Parabéns, Alves! Agora, a pergunta que não quer calar: qual é temperatura aí agora? Aqui em Belém sair de bicicleta significa chegar tostada e suada nos locais. Ah! E ainda sofrer um choque térmico, pois para contrastar com o calor senegalesco, dentro dos estabelecimentos é sempre muito frio. Então... meio inviável tentar seguir o seu exemplo, infelizmente. :(
    Mas volto a dizer: parabéns, moço! E que lhe renda outros posts como esse, com - quem sabe - mais aventuras sobre duas rodas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavia estou tentando matar dois coelhos com uma paulada só. Economizar na gasolina e fazer os execícios que preciso e até então não fazia.
      A temperatura por aqui esta variando dos 23 aos 30 graus. Suado eu chego mesmo, mas o ar-condicionado do meu trabalho só é ligado a 08:00. Chego as 07:40. E assim escapo do choque termico. Alem disso a empresa disponibiliza um vestiário muito bem equipado que permite um banho agradavel antes de começar a jornada.
      Como você disse essa não é uma solução que se possa aplicar em qualquer lugar, mas já que posso fazer, por que não fazê-lo?
      Um abraço e muito obrigado moça.

      Excluir
  3. Acho incrível também... Mas realmente, como a Flávia disse, as condições metereológicas da cidade das mangueiras não nos me permite esse alternativa. Ainda mais considerando que meu estabelecimento de trabalho não me disponibiliza um vestiário descente, nem nada... Considerando ainda a falta de educação das pessoas no trânsito, na vida, no trabalho, e... Ah, poxa, o máximo que eu consigo é passear de bicicleta na nova orla da cidade. =(
    Mas você está de parabéns! Espero um dia poder colocar essa ideia em prática em alguma outra cidade.
    Beijos!
    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Raíssa! É muito bom poder começar o dia com uma pedalada e depois aquele banho gostoso antes de começar a trabalhar. Espero que mais empresas invistam em vestiários adequados para que as pessoas possam usufruir de mais essa opção de transporte. Porque depender só de ônibus é o fim.
      Um abraço moça.

      Excluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.