quarta-feira, agosto 29, 2012

Visita à Penitenciária Industrial de Joinville

 Dia 22/08/12 visitamos a p0enitenciária industrial de Joinville. Após breve reunião com a produtora Liliane Pólvora, na qual a equipe, Ana Alho, Ana Von Hertwig e Rodrigo Ramos, foi apresentada a ela.
Chegamos à unidade prisional às 13h20min. No caminho me perdi duas vezes, reflexo do tempo enorme que não ando por aqueles lados da cidade. Após breve e agradável almoço no refeitório dos funcionários iniciamos os trabalhos. Fizemos o mesmo trajeto que eu tinha percorrido na visita anterior. Dessa vez encontramos mais profissionais durante a caminhada. Pudemos travar contato com a psicóloga, a terapeuta ocupacional, assistente social e também a nutricionista. Conforme andávamos pelo lugar o pessoal ia recolhendo informações sobre, luz, cor, sons, ruídos, pontos fortes e fracos. Esses dados servirão para o planejamento das futuras gravações do documentário.
Em um momento do passeio fomos introduzidos e apresentados a uma turma de detentos que estavam na aula de português. Estes alunos do ensino médio mostraram-se muito receptivos à proposta do documentário. Dessa forma lançamos a idéia entre eles e agora contamos com a divulgação boca-a-boca para que apareçam voluntários pras entrevistas.
Depois disso visitamos uma cela. Ali sim, o ambiente da prisão se fazia notar.  Na opressão e na criatividade que os detentos demonstram para solucionar os pequenos inconvenientes do dia-a-dia.
As 17h00min já cansados terminamos a visita e começamos o retorno pra casa.

São José, 27 de agosto de 2012.

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.