quarta-feira, maio 19, 2010

Entrevista nº 01: Laura Vieira

A partir deste post, estreamos uma nova categoria que é a entrevista. A ideia foi do L.S. Alves, inspirada nas entrevistas realizadas pela Bárbara, do blogue Devaneios & Loucuras. Como sou formada em jornalismo, ganhei uma agradável tarefa. Entrevistar é uma forma de conhecer mais ainda o (a) blogueiro (a) por trás do seu blogue. A primeira entrevistada é a Laura Vieira, do Réstias de Sol. Ela foi uma das primeiras pessoas a visitar o Máquina de Letras, quando o L.S. Alves escrevia sozinho.

Aos 58 anos de idade, Laura é uma mulher que cativa os leitores com suas poesias, canções e histórias. Escreveu dois livros: Réstias de Sol, o mesmo nome do seu blogue, e Sons de Amor. Se você tiver interesse em adquirir os livros da Laura, é só clicar nos respectivos nomes que os linques te levam a loja virtual.

Portuguesa nascida em Valença do Minho, dentro da fortaleza medieval, Laura morou 12 anos em Luanda, capital de Angola. Hoje vive em Braga, de Portugal, e nota-se entre seus textos no blogue que ela declara o seu amor e a saudade pelo período vivido em Luanda. Feitas as apresentações iniciais, vamos conhecer um pouco mais a história e os pensamentos da Laura.

Máquina de Letras: Quem é Laura Vieira?
Laura Vieira: Um grão de areia no Universo.

MDL: Como surgiu a vontade de ter um blog?
LV: Não foi vontade, foi presente de um querido amigo (já nos encontramos) que foi meu vizinho de bairro em Luanda nos meus tempos de menina e jovem, embora tivéssemos trilhado os mesmos caminhos e ruas vizinhas, não nos lembrávamos bem um do outro. Encontrei-o aqui no blogue da Pascoalita e conversa puxa conversa, encontramo-nos, como eu escrevia poesias ele sentiu que me ajudaria, já que eu tinha muito para escrever e nem se enganou! (palavras dele quando me mandou o site e disse para clicar; Laura, vê se gostas, se sim, tudo bem, não gostas, apagas. Essa foto do blogue foi a que enviei para ver se ele me reconhecia, ao fundo a nossa Ilha de Luanda). Assim, emudeci quando abri o meu blogue e chorei de emoção, gratidão! Logo... Saí a ganhar! Posso dizer; Obrigada Marius o guerreiro Romano!
A foto que a Laura enviou para o Marius é a que está neste texto e também a que ilustra o blogue dela.

MDL: O nome do seu blog é o mesmo de um de seus livros. Por que escolheu esse nome?
LV: Foi pela poesia que fiz num dia de sofrimento intenso, As minhas réstias de sol, foi como uma oração querendo juntar meus amigos por necessitar da presença deles no meu lar naqueles precisos momentos, a dita poesia está nos começos do blogue em 2006!
Clique aqui para ler a poesia.

MDL: Um dos temas que você mais escreve é sobre o amor. Amor de mãe, de amigos, de marido, de namorado... O que é o amor para você?
LV: Amor? É algo que tenho entranhado, é o Universo, a vida Maior e por onde se consegue chegar a todos e a cada um...

MDL: Eu e você temos pontos em comum como gostar de ler e escrever, possuir o mesmo sobrenome e ter deficiência auditiva. Como descobriu essa deficiência?
LV: Aos 6 anos, obrigando o resto do pessoal a falar mais alto, sem me aperceber de que a deficiência estava em mim! Quanto aos sobrenomes, é giro termos iguais... Até a minha mãe tem o sobrenome do Alves, é a familia se juntando após milênios de separação! Viu!

MDL: Você descobriu o que causou a deficiência auditiva?
LV: Foi a gripe asiática em 1957.

MDL: Sofreu preconceito por ter a deficiência auditiva? Como foi a sua educação na escola?
LV: Preconceito as próprias crianças se encarregam de nos mostrar isso... E na 4ª classe não pude fazer meu exame e era bem inteligente... Motivo? Surdez! Ainda hoje me dói que três professoras que iam fazer o exame, nenhuma delas tivesse um pouco de compaixão por uma menina de 9 anos que sabia toda a matéria! Hoje carrego comigo essa dor apesar de ser autodidacta, ando a ver se encontro minha professora para ter uma conversa sobre isso, não para lhe gritar ou censurar, apenas para perguntar porquê! Se ela me tratava tão bem na escola! Mas, nem sei onde ela está, continuo procurando... A educação foi normal como qualquer criança ouvinte.

MDL: Como é ser mãe? O que eles pensam do seu blogue?
LV: Ser mãe o melhor papel que desempenho no mundo, eles são o máximo, e o amor faz com que aconteça amor! Eles costumam ver meu blogue, não comentam, apenas lá vão uma ou outra vez... Costumam recomendá-lo aos amigos... Acham que é bom e me ajuda a passar o tempo, a preencher momentos, realizar sonhos, com os amigos. Tenho tido uns belos momentos com eles, seja em passeio, almoços, enfim, foi o que melhor aconteceu neste mundo virtual que se transformou em pessoas reais...

MDL: Quais sonhos você tem para realizar?
LV: Publicar mais livros, ter a minha casinha no meio da beleza da natureza, com flores muitas flores que eu plantarei, e depois receber crianças dos orfanatos, umas de vez a vez, e junto com minhas amigas, darmos o que eles não têm, amor, carinho, diversão aos fins de semana... Lá chegarei! É uma visão e será uma realidade! Aprender pintura, já pinto, mas nunca aprendi.

MDL: Se a blogosfera não existisse, o que você imagina que estaria fazendo?
LV: Ehhh, boa, estaria criando a blogosfera nem tenha dúvidas! Prá frente é o caminho!

MDL: Você vive mais no mundo virtual ou no real?
LV: Embora pise o chão ao de leve, adoro viajar pelo País do sonho, é gratificante e ajuda a mente a funcionar e descortinar novos caminhos!

MDL: Teve problemas com outros blogueiros ou leitores? Por exemplo, receber comentários que ofenderam você?
LV: Claro, quem não tem? Mas boto spray neles, foram-se!

MDL: Qual fato da sua vida que mais gosta de contar?
LV: Tenho imensos.

MDL: Ah, cite um?
LV: Melhor momento ou recordação o nascimento dos meus filhos Nuno e Neide...

MDL: Sei que é difícil escolher um, então vou pedir que conte um fato ocorrido neste mês que te deixou muito feliz.
LV: Este mês? Não há datas para a felicidade, ser feliz para mim nos dias de hoje é ter o pão de cada dia e a paz de espírito que prezo imensamente...

MDL: O que Portugal não tem e que Luanda tem?
LV: África, que amei e amo... Sol que tanto bem me fez, e alegria me deu... Mar, o mar que guardou até agora os meus desejos, sonhos e segredos de amor... A minha perdição de toda uma vida, olhar o mar serenamente e com confiança no futuro...e Lua a lua das minhas noites de ternura e solidão, desde menina que sinto a solidão, aquela falta do amor que ainda não apareceu...inigualáveis, o cheiro da terra, o cacimbo, a sanzala, a terra vermelha, o queimado das queimadas, os animais selvagens pertinho, ah, o céu de cores queimadas...só África!...

MDL: Qual o melhor conselho que recebeu e deseja dizer para nós?
LV: Ser autêntica como até aqui! Tenho-o seguido à letra! É a minha personalidade, não há como mudar, nem quero!

Obs.: Entrevista realizada por email.

Lu Vieira

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!

19 comentários:

  1. A Laurinha é mesmo isso tudo que ela disse...cheia de amor para dar a quem estiver pronto para o receber.
    A entrevista está muito bem dirigida.
    Parabéns a ambas.

    Beijokitas

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista. Parabéns Lu e Laurinha.

    ResponderExcluir
  3. Ai, adorei a nova categoria!
    =)
    Vocês estão de parabens!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa adorei a idéiia
    muito legal isso.
    Li esse blog muitas vezes já
    mas em 2008, fiquei um pouco afastada
    mas ainda bem que pude voltar a atiiva ^^
    beijiinhos
    e parabéns peloo blog

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela entrevista à minha ilustre Amiga Laura !
    Chamo-a a pilha Duracell porque é uma mulher cheia de energia, com uma imaginação espantosa, com o dom da poesia que lhe sai espontâneamente das mãos , sendo autodidacta, e que está sempre pronta a amar mais ainda o que ela ama.
    Acho que faço parte as pessoas que ama e sou feliz por isso !
    Um beijinho para a entrevistadora e para a entrevistada.
    Verdinha

    ResponderExcluir
  6. Gostei da entrevista, Lu. Isto porque embora tenha ido hoje pela primeira vez e rapidamente no blog de Laura ler a poesia referida na entrevista ( belíssima) já me deparei em muitos blogs com comentários de Laura. Sou uma pessoa de natureza bem desligada , distraída e reservada também. Sendo assim , pouco me aventuro a visitar blogs. Também não costumo ler outros comentários. Apenas quando poucos e próximos ao meu , vez ou outra.Mas as respostas inteligentes, coerentes , sensatas e bem verbalizada de Laura jamais me passaram despercebidas . Isto se deve não só as suas respostas com as características já citadas, mas pela sinceridade e a sua personalidade firme e marcante ( o que chama atenção, evidentemente). Hoje tive a oportunidade de conhecer uma das suas poesias e mais um pouco sobre Laura. Destaco que o que me deixou ainda mais admiradora de Laura foi o lado maternal lindo e de amor universal que ainda não tinha observado por falta de oportunidade. Oportunidade esta que vocês me proporcionaram nesta entrevista. Obrigada!


    Beijos, com carinho e parabéns por esta entrevista que fluiu tão sincera e natural.

    ResponderExcluir
  7. Olha a minha amiga querida, a verdinha, ei-la sempre a dar amor,c arinho, como não amar as minhas amigas queridas? ah, tão bom...
    e em breve vamos estar juntas, depois darei aquele abraço apertadinho..laura

    ResponderExcluir
  8. Querida Sam, também costumo ler, mas entro com receio que não me queiram lá e...devagarinho irei entrando..prometo...Aquele apertadinho abraço da laura

    ResponderExcluir
  9. Realmente, grande iniciativa de vocês. Muito interessante conhecer um pouco mais sobre outros blogueiros. A gente lê os textos e nem sempre consegue enxergar quem realmente é aquela pessoa. Até porque, ali a escrita está focado em um determinado tema. Assim, respondendo sobre si, é diferente... muito legal mesmo...

    Parabéns ao L.S.Alves e à Lu...

    A ela, em especial, pela forma como conduziu a entrevista... melhor do que muitas perguntas aue a gente vê por aí, saindo da boca de "Grandes" jornalistas... hehe...

    Parabéns e abraços do Mr.!

    ResponderExcluir
  10. ah... sobre a blogueira... irei com certeza procurar conhecer o trabalho e os textos dela... se a Lu Vieira recomendou, é porque é bom mesmo... hehe...

    ResponderExcluir
  11. Delicioso e uma grande ideia.
    Quanto à Laura das réstias, está tudo dito! Uma excelente pessoa de um humanismo invulgar.
    A descrição que ela faz de África e de Angola em particular é correcta. Também conheço Angola e sei que é assim.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Vivó carlitos dos iiiissssss...ele já me conhece desde que nasceu o resteas, certo..um amigo querido, falamos pouco, ele não liga tanto ao blogue, mas, aparece e espalha carinho..
    AAbraço..laura

    ResponderExcluir
  13. Mr Gomelli, a blogueira é uma das pouca spessoas da blogosfera que se mostra tal como é, leal, verdadeira, humana e sincera...o resto, cada um sabe de si, de mim podem esperar o que escrevo, sempre a verdade o carinho e o amor..
    Abraço apertadinho por se dar ao trabalho de ir até ao resteas..
    Laura

    ResponderExcluir
  14. Olá

    Para já quero dar os parabéns ao autor da ideia L.S. Alves e a si pelo facto de aproveitar o blogue para fazer entrevistas a quem por este mundo da blogosfera anda. Há sempre algo por trás de quem um dia começa a escrever num blogue e assim ficaremos a saber e as razões pela qual o mesmo surgiu.

    Conhecendo a Pascoalita e o seu blogue reparei que havia lá uma pessoa que muito comentava e que era pena tantas histórias e tanto poema ficar disperso por simples comentários.

    O curioso é que, palavra puxa palavra, ficamos a saber que afinal tínhamos vivido no mesmo bairro e que algumas pessoas eram-nos comuns no relacionamento.

    Um dia resolvi fazer-lhe um blogue. Era a forma de a Laura colocar em algo que fosse seu, tudo o que lhe ia na alma, os seus amores e desamores, a paixão por Luanda e os seus poemas. Durante uns tempos fui amadurecendo a ideia e a melhor de lhe fazer a oferta.
    Um dia recebo um poema da Laura que era o Réstias (no original Réste) de Sol. Estava encontrado o título do blogue. E, assim, depois de feito, envio-lhe para o mail para que me pudesse dizer se gostava ou não. O resto toda a gente sabe e, como o disse no 1º comentário que fiz: ... Há ainda muito para se fazer neste blogue mas ele será aquilo que tu queres que ele seja, é teu....

    Foi com enorme prazer que verifiquei que o blogue serviu para a Laura como eu previa e que com isso outras portas se lhe abriram até o facto de através dele ter tido a possibilidade de tantos anos depois poder de novo ouvir. Essa foi a maior vitória que este blogue, o Réstias de Sol, teve, pois para quem foi "marginalizada" por ser surda este blogue é uma chapada a quem assim procedeu, pois a Laura embora limitada na audição não o era na escrita e todos os temas e poemas assim o comprovam.

    Tudo de bom, para a Laura, beijinho do vizinho das terras africanas.

    ResponderExcluir
  15. laura_vieira@portugalmail.com20/5/10 12:38

    Marius meu querido Marius,meu vizinho do Bairro que tantas ruas calcorreamos, tantos amigos em comum temos, ah, dolce vita a de Luanda no nosso tempo de jovens...

    És guerreiro da sensibilidade que viste melhor que eu,a té onde poderia ir um blogue! o Resteas de sol que me ofertaste...
    Acho que consegui provar que o mereci,sempre tive orgulho no meu blogue e em ser verdadeira ma vez muito obrigada pelo carinho, é que; não havendo resteas de sol, não haveria desafios nem amigos, nem passeios, nem entrevistas assim, ahhhhhhh.

    Querida Lu e querido Alves, que Deus vos abençoe o carinho e o amor..abraço da laura

    ResponderExcluir
  16. Estou muito feliz que vocês gostaram da entrevista e, principalmente, da Laura. Obrigada pelos elogios dirigidos a mim, ao Alves e à querida Laurinha. Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
  17. Querida Lu, você mereceu elogios pela belissima entrevista, só faltou memso vc sentar no sofé e u também e ter o microfone na mão e falando as duas práqui ehhhhh..
    beijinhos amigos e seja feliz, sempre, sempre..laura

    ResponderExcluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.