segunda-feira, abril 05, 2010

As crianças e os óculos

Logo após o término dos espetáculos da Noite de Gala apresentados pelos alunos da Escola de Teatro Bolshoi no Brasil que comentei no post Bolshoi e Giselle , minha amiga me cutucou e disse: “Olha que menina linda!”. De fato, era linda mesmo. Tratava-se de uma bebezinha de quase um ano de idade no colo de uma mulher. Quando a vi, elas já iam embora. Pude perceber que a bebê me olhava e sorri com vontade de pegá-la para dar beijos e abraços. Aí veio a revelação: “Lu, ela olhou o tempo todo para você durante a noite. Via você gritar, falar “Bravo” e bater palmas. Mesmo que outras pessoas fizessem a mesma coisa que você, ela olhava só para você.” Ahhhh... Por que não vi a fofa antes?! A mulher e a menininha estavam sentadas exatamente na minha frente! No entanto, estávamos sentadas na arquibancada e virávamos o pescoço para o lado direito a fim de ver as apresentações dos alunos. Eu fiquei muito concentrada nos espetáculos e minha companhia nem quis me perturbar.

Minha amiga perguntou: “Por que será que você chamou tanto a atenção dela?”. Respondi: “Por causa dos meus óculos.” Sim, eu uso óculos de grau desde os quinze anos de idade, pois tenho miopia e astigmatismo. Eu notava que os pequeninos me observavam intensamente e não sabia o motivo disso. Achava que eles percebiam o quanto gosto de crianças. Um dia soube por uma pessoa que são os óculos que chamam a atenção deles. Quando os pais ou pessoas próximas das crianças pequenas não os utilizam, elas estranham muito ao ver alguém os usando. É como se elas estivessem percebendo que temos “quatro olhos”. Quando noto o olhar fixo em mim, às vezes, tiro os óculos e depois os ponho de volta no meu rosto. Algumas ficam ainda mais fascinadas. Aí não param de me fitar mesmo. Culpa minha.

Não são apenas os óculos de grau que atraem a atenção dos pequenos. Os óculos escuros protetores dos raios solares também têm o mesmo efeito. Já perceberam o olhar fixo de uma criança pequena em vocês quando usam óculos?

Lu Vieira

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo esquerdo e receba mais posts no seu email. É grátis!

9 comentários:

  1. otii que linda essa bebê!
    Pior que é verdade... Eu uso lentes de contato ( miopia) e ocasionalmente fico um tempo de óculos e é isso mesmo, os bebês ficam fascinados com a novidade e quando chegam perto a primeira coisa que fazem é estender as mãos querendo pegá-los! hahaha
    Muito lindoos!
    :)
    Beijoss, Lú!

    ResponderExcluir
  2. Lu!

    Eu uso óculos desde os 4 anos e deveria usar bem antes, pois por tardar quase perdi a visão. Mas sabe a primeira palavra que a minha filha pronunciou? " Okis" e esticava a mãozinha hahahahahaahah


    Beijos e excelente semana.

    ResponderExcluir
  3. De fato, Raíssa, quando pego o bebê no colo, ele logo quer pegar os meus óculos, hehe. Beijos para você também!

    ResponderExcluir
  4. Que fofa a sua filha falar "Okis", rsrs. Você começou a usar óculos com pouca idade e ainda bem que descobriram o seu problema antes do pior. Imagino que você deve dar graças a Deus por enxergar e se lembrar de quase ficar sem visão toda vez que vê uma imagem linda. Beijos e excelente semana para você também!

    ResponderExcluir
  5. Carla, está um show a segunda parte da entrevista. Gostei muito, parabéns. Já deixei o meu comentário lá. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Tenho reparado também na televisão, quando naquelas reportagens de rua, uma senhora entrevistada com criança no colo, o bebé presta imediatamente atenção no microfone e deseja agarrar.
    São deliciosos.

    Cumprimentos.

    ResponderExcluir
  7. Complicada mesmo a história do Samir, né? Não deve ter sido fácil pra ninguém....nem pra ele, nem pra namorada e nem para os pais dela.

    Sexta publico a última parte e depois, na semana que vem, vou lançar uma promoção. O ganhador levará o Meu Caro H e Te Espero o tempo que for. Legal, né? O Samir é um fofo mesmo. E ele adora ver os comentários todos no blog. :)

    ResponderExcluir
  8. Bem lembrado, Carlos II, os bebês também fixam o olhar para os microfones e ficam doidos para pegá-los. Quando vejo isso na televisão, mal presto atenção na entrevista e só olho para o bebê. Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Complicada mesmo, Carla. Oba, é amanhã que vou ler a última parte da entrevista! Participarei da promoção e tomara que eu seja a ganhadora. Muito legal a promoção. E isso é uma forma de incentivo para que as pessoas leem mais e mais. Beijos!

    ResponderExcluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.