sábado, março 07, 2009

Dia mundial da mulher

Dia da mulher

Minha mãe, minha esposa e minha filha. Mulheres. Querendo ou não minha existência e a de quase todo mundo é marcada por elas. Dia 08 será o dia mundial das mulheres e como muitos homens aproveitarei a data para refletir.
Há um tempo atrás só tinham deveres, depois ganharam direitos agora querem se livrar dos deveres. Com os direitos vieram a dupla jornada, mais cobranças, algumas perderam a feminilidade e aderiram ao estilo de vida brutal que é tão comum aos homens. Hoje tanto elas quanto eles tentam encontrar seus respectivos espaços dentro da sociedade. As coisas mudaram e creio que nem todos estamos preparados para encarar a nova realidade que surge. E que se modifica a cada momento, sem que saibamos se vai ou não parar em modelo estável ao qual as pessoas possam se acostumar. Os sexos são pressionados pelo que realmente necessitam e aquilo que o mundo diz que eles devem, ser, parecer ou agir.
Não sei ao certo o que há pra se comemorar nessa data e caso alguém apareça aqui e me explique eu pergunto por que então os homens não tem uma comemoração similar? Talvez o dia das mulheres seja resquício dessa nossa mania de dicotomizar as coisas e principalmente os seres humanos. Homem, mulher, negros, brancos, ricos e pobres. Quando no fundo estamos nos referindo a mesma coisa. Pessoas. Gente. Espero que daqui a algum tempo não seja mais preciso comemorar direitos e conquistas. Desejo que num futuro próximo as pessoas cresçam tão acostumadas com o respeito e os direitos inerentes da humanidade que já não vejam mais motivos pra comemorar. Você não comemora por respirar todos os dias e por poder ir e vir quando quiser. A humanidade comemora o extraordinário. O comum passa despercebido e é isso que quero para todas essas datas e homenagens. Desejo que sejam olvidadas o quanto antes.
Agora deixando de lado os meus sonhos exponho meus votos de um feliz dia das mulheres a todas vocês que dedicam algum tempo de suas vidas a acompanhar esse blog. A todas um abraço.



Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo esquerda e receba mais posts no seu email. É grátis!

16 comentários:

  1. Não me lembro ao certo como foi a historia das trabalhadoras que foram brutalmente assassinadas. Já li que a história não era bem essa e sim outra. De qualquer forma talvez expresse algo que sempre é bem evidente na humanidade através da história: Por conta de sua força física em desvantagem, os homens não têm receio de agredir as mulheres, seja verbalmente ou fisicamente.

    Vejo que é importante lembrar que as mulheres, sem poder se equiparar em força bruta aos homens, devem ser respeitadas.

    Agora, só acho que às vezes as celebrações que surgem por essa época parecem até idolatrar a mulher como semi-deusas, quase como dizem que teria sido na época das cavernas.

    Acho isso exagero, não temos nada de muito mais especial que os homens, o problema todo é que numa sociedade em que valorize as características masculinas, acabam que as mulheres se valham desses recursos de auto-exaltação para se sentirem valorizadas.

    Na verdade eu acabo até por não gostar desse dia. Sempre ficam exaltando o que deveriam ser as características da mulher, às vezes elas não combinam comigo e não acho que deixo de ser mulher por conta disso, apenas acabo desejando até que não o fosse, pra não ter que ver olhares de espanto em pessoas que tem uma cabeça muito obtusa.

    ResponderExcluir
  2. Muito adequado e pertinente teu texto...Um texto sem lugar-comum rs...Apreciável...

    ResponderExcluir
  3. Um texto muito bom, amigo! E obrigada pelo carinho.


    Beijo e ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. Por que então os homens não tem uma comemoração similar?

    Bem, relembrando a origem do dia internacional da mulher, onde as mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil acabaram sendo queimadas ao quererem reclamar das péssimas condições de trabalho (que todo mundo já saber mas é sempre bom frisar).

    Se faz necessário sim que o Dia da mulher seje comemorado, não por sermos superiores aos homens e sim para que se lembrem do que se foi feito contra nós, de quanto fomos reprimidas e que isso nunca volte a acontecer.

    Ainda bem que os homens não passaram por uma barbaria desta natureza.

    Meu avó hoje rindo disse: "hojé é o dia internacional da mulher, os outros dias são todos do homem"

    De fato, não se precisa de um dia para celebrar a importância do sexo masculino em nossas vidas, no entanto, todos sabem disso.

    Acredito, como já mencionei, que o dia internacional da mulher não foi feito para nos dar ênfase porque isso deveria ser feito em qualquer outro momento do ano, mas a sua existência se deve somente, e tão somente, para que não se reprima e nem subestime uma mulher, como já se fez.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Eu cá tive um bom dia da mulher!

    ResponderExcluir
  6. Tenho sonhos parecidos com os seus, Luciano. Viver é o dia após dia. Comemoráveis somos todos nós.

    O pequeno poema que você leu no English é de Mário Pirata mesmo. Aliás, o que vale é a paisagem, foi isso também que você disse aqui nesse belo texto.

    Have a sweet nice week, dear :)

    ResponderExcluir
  7. Também prefiro comemorar a vida.
    Abraços moço.

    ResponderExcluir
  8. Belo e sincero post moço! Obrigada pelos votos!

    ResponderExcluir
  9. Grivicich é nesse ponto que vejo as coisas. A sociedade não quer aceitar as pessoas como elas são. Quer que as pessoas sejam como ela diz que tem que ser. Só que essa mesma sociedade não tem a mínima idéia do que é ser mulher e fica lançando um monte de cobranças absurdas que só servem para abalar a auto-estima das pessoas.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  10. Sam obrigado e um abraço moça.

    ResponderExcluir
  11. Ingrid tanto homens quanto mulheres já sofreram horrores nas mãos dos poderosos, sejam eles de que sexo forem. Creio que hoje devemos buscar os direitos de todos os seres humanos. Independente de qualquer classificação que possamos aplicar-lhes.
    Um abraço moça e obrigado pela sua opinião.

    ResponderExcluir
  12. Andréia fico feliz em saber. Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  13. Jonice espero que ainda vejamos surgir o dia da humanidade.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  14. Bela então viva a vida.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.