sexta-feira, dezembro 07, 2007

Eu não sou Deus.


Às vezes, mesmo sabendo que um caminho é certo ainda assim é difícil percorre-lo. As pessoas são livres para fazerem ou não fazerem aquilo que acreditam que é o melhor para elas. Nós podemos aconselhar, apontar o caminho que acreditamos seja o melhor. Podemos até empurrá-las na direção que queremos, mas não podemos fazê-las andar pelo caminho que designamos. Eu sei disso. Já sabia disso há muito tempo. Mas hoje eu me entristeci porque alguém não agiu da forma como eu esperava. Eu entendo que meu sentimento é incongruente com as minhas crenças. Entretanto eu preciso de um tempo pra digerir o fato. Preciso de tempo para aceitar que eu não posso controlar a vida das pessoas. Eu sou tão humano quanto elas, tão bom e tão falho quanto todos os outros. O que me deixou triste foi ver alguém que eu gosto fazendo algo que eu acho errado. Todavia o que me deixou mais triste ainda foi eu ficar irritado com essa atitude. Com essa minha frustração estou sendo egoísta, mesquinho, prepotente e megalômano. Logo eu que me julgava tão equilibrado.
Eu tenho que entender de uma vez:
Eu não sou Deus.

20 comentários:

  1. Eu acho que mais importante numa relação (seja ela amorosa, de amizade, etc.) não é o facto de ficarmos tristes com a outra pessoa, mas sim o facto de a aceitarmos tal e qual ela é; com todos os defeitos e virtudes.
    Quem nunca ficou triste com um(a) amigo(a)? O importante é continuarmos a querer estar com essa pessoa. Se assim é, está tudo bem.

    Fica bem.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. As decepções dói muito, a nossa confiança é roubado e isso é realmente desagradável. Está certo tomar o seu tempo, e você verá que o tempo vai ajudá - lo e este será aprendizagem.

    Muitos beijos.

    ResponderExcluir
  3. Leia A Arte de Viver, de Epicteto. Livrinho de filosofia estóica que já adicionei na lista dos que merecem ser lidos todo ano e ajuda justamente a combater esse tipo de sentimento. Altamente recomendado, vai por mim.

    1 abraço.

    ResponderExcluir
  4. Phil com certeza eu quero ficar com a pessoa e por isso tenho que aceitá-la com seus defeitos e qualidades. De fato minha tristeza já passou. Não sou dado a grandes melancolias.

    ResponderExcluir
  5. Mussa realmente um tempo pra refletir, ter post isso no papel e analisar o que eu senti e o porque me ajudaram bastante.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Jefferson ficarei de olho nesse livro. Obrigado pela dica.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Exactamente nino... Podemos pensar que estamos fazendo bem e querendo que façam da maneira que nós faríamos, nem sempre é assim e ninguém pensa como nós e o livre arbítrio está ai desde os tempos de Jesus, cada um faça como quiser, problema seu, mesmo não agindo à nossa maneira, cada um sabe de si...Não se rale, mas não queira comandar a vida de quem quer que seja, mesmo se o fizesse estando a ajudar..não vale a pena, ele volta a fazer a mesma uma e outra vez e nós passariamos a vida tentando e falhando ehhhhh...
    Valeu os eu bem querer, mas..deixe pra lá... Beijinhos moço lindo...

    ResponderExcluir
  8. todos somos extremistas em situações extremas; você não é deus mesmo, mas é uma pessoa normal...

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Podemos falar com os amigos e dizer-lhes o nosso ponto de vista, mas não os podemos obrigar a fazer o que achamos melhor...

    ResponderExcluir
  10. Não é, mas pode brincar de ser...

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    olha quando alguém que a gente ama, escolhe um caminho errado é nosso dever respeitar essa escolha. Mesmo que nos doa ou vá contra os nosso valores.
    Todos nós temos o direito de errar. E errar é fundamental, até por uma questão de aprendizagem.
    O importante é estarmos presentes na hora em que a pessoa bater com a cabeça na parede. É importante não a recriminar-mos ou armarmo-nos em sabichões.
    Bjsxxx

    ResponderExcluir
  12. É Laurinha esse negócio de livre arbítrio é algo complicado mesmo. Obrigado pela força. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Cris obrigado. Por um momento achei que tinha sido dominado pela minha megalomania.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  14. Andreia obrigado por comparecer e compartilhar a sua opinião conosco.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir
  15. B. acho que nos livros eu posso brincar de ser o todo poderoso.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  16. Clara adorei essa frase:

    "O importante é estarmos presentes na hora em que a pessoa bater com a cabeça na parede."

    Mas o que você diz está muito correto mesmo.
    Um abraço e obrigado por participar.

    ResponderExcluir
  17. Muitas vezes nos sentimos invalidos na hora de ajudar e aconselhar a quem nos amamos, mas o mais importante e deixar esta pessoa seguir e aprender com os seus erros com a enorme consciencia que voce estara la na altura certa quando ela mais precisar do seu ombro amigo e suas maos para erguer-se!

    ResponderExcluir
  18. Existe muita correção em suas palavras, mas ainda assim é doloroso ver a pessoa caminhar para algo que não tem futuro.
    Obrigado pela força. Um abraço.

    ResponderExcluir
  19. A dado momento da nossa vida, isso tem que acontecer, simplesmente porque somos todos diferentes e pensamos todos de maneira diferente uns dos outros... entristece, claro, mas é como tu dizes, nós não somos Deus!!!
    :o)))***

    ResponderExcluir

Se você se deu ao trabalho de escrever então nós iremos responder.