Para aqueles que pensam que Blumenau é só chope e louras informo que a cidade ainda tem algumas coisas mais a oferecer. Quando estou lá sempre tento encontrar um tempo pra caminhar pela 7 de setembro e a XV de novembro. Me agrada o jeito das ruas com seus sebos e arquitetura mais antiga. Ainda no centro histórico tem um canto bastante peculiar. Um triângulo formado pelo Museu da cerveja, Mausoléu do Dr. Blumenau e a Fundação Cultural de Blumenau. Então em poucos passos pode-se apreciar história, cultura e Gastronomia.
Faceis de achar e bons de visitar. O museu da cerveja tem materiais e equipamentos usados na fabricação das louras geladas. E conta um pouco da história da produção de cervejas no município de Blumenau. Um passeio bacana pra quem só entende de enxugar o copo.
O mausóleu não gasta muito tempo na visitação. Mas ali você consegue aprender um pouco mais sobre Blumenau e sua história. Inclusive que a família Blumenau deixará de existir em pouco tempo, visto que a única remanescente é uma senhora idosa e sem filhos.
Na fundação cultural pude conhecer obras de Pierre Heymans, pintor e Mariana Furlan, fotógrafa. Fora isso ainda havia uma exposição de Pessankas onde explicava-se o sentido das cores e o significado dos desenhos utilizados. Muitas peças estavam a venda por preços em torno dos R$ 45,00. Com uma vantagem as pessankas foram feitas em madeira torneada, um pouco menos tradicional, mas com certeza bem mais duráveis que as feitas a partir de ovos naturais. Esse aí em baixo eu não tenho certeza, mas acredito que foi confeccionado com ovo de avestruz que é um dos materiais que o artista usa em seus trabalhos.
E pra não dizer que eu não falei de Oktoberfest eu posso garantir-lhes que a festa continua ótima. Estive presente no desfile de abertura. Uma hora e meia de trajes típicos, música, gente alegre e bonita. Depois compareci na PROEB onde saboreei deliciosos chopes produzidos nas fábricas da região. Curti também a música das bandinhas presentes e agora compartilho com vocês uma foto tirada no Biergarten.
Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!
Bah... nem parece a mesma cidade que eu conheci ano passado... hehe... ótimo relato Luciano...
ResponderExcluirsabe, já fiquei com vontade de voltar lá e conhecer esses lugares aí que você falou... assim posso mudar minha opinião.
Fui a Blumenau no ano passado para um congresso de comunicação. Fiquei cinco dias na cidade e os cinco dias estavam cinzas, com chuva, e com a cidade meio "deserta". Me assustei.. achei que fosse encontrar outra coisa...
acho que fui na época errada também né, afinal, não tinha a oktober...
enfim, vou ter que voltar e conferir tuas dicas pra mudar de opinião... hehe..
Abraço!
Gomelli Blumenau tem dessas coisas. Eu mesmo levei alguns anos até encontrar os lugares do meu interesse. A Oktober é legal, mas Blumenau é muito mais que isso.
ResponderExcluirVale a pena retornar e tentar de novo.
Um abraço.
Então case-se a senhora idosa com um jovem e pode ser que ainda venham rebentos, ah, que forma triste de acabar uma geração!...
ResponderExcluirbeijinhos querido Luciano, muitos.. laura
Nunca fui na Octoberfest. É um sonho que espero realizar um dia. Muito bom saber sobre os outros atrativos turísticos de Blumenau e fiquei feliz por saber que você conseguiu unir o útil (trabalho) e o agradável (seus lazeres). Gostei muito de conhecer a história das pessankas. Valeu viajar um pouco com você aqui! Um abração!
ResponderExcluirLaura eu também acho triste ver uma família desaparecer assim. Mas a senhora já não está mais em condições de ter filhos.
ResponderExcluirUm abraço moça.
Lu isso é uma coisa que se não for corrigida esse ano, deve ser tratada no máximo no ano que vem. Tenho certeza que vais adorar a festa. Principalmente se fores de segunda a quinta.
ResponderExcluirUm abraço.
Eu quero ir pra Blumenau. Esse ano eu quaase fui num congresso pro oktoberfest, mas aconteceram umas coisas na minha vida que me tiraram do caminho. =[
ResponderExcluirEspero ir ano que vem!
Beijos!
Raíssa ano que vem avisa a gente que daremos um jeito de nos reunirmos em Blumenau.
ResponderExcluirUm abraço moça.
Cris agora me deste um pouco de inveja. Um abraço moça.
ResponderExcluir