Peça o que quer. Não espere que os outros adivinhem as suas necessidades.
A frase acima sintetisa o começo da palestra sobre depressão com o psicólogo da empresa. Notei que havia uma forte influência de doutrinas orientais, tais como budismo e hinduísmo, o palestrante focou sua explanação em auto-estima, carícias, livre-arbítrio e responsabilidade.
Eis aqui algumas anotações que fiz sobre o que presenciei:
Auto-estima; é a necessário que façamos à manutenção da nossa para que possamos evitar a perda do prazer de viver. Esta perda do prazer, esse entorpecimento seria o principal responsável pela depressão.
Carícias; são estímulos sociais. E todos têm necessidade disso. Entretanto existem várias formas de carícias que podem ser dos tipos positiva ou negativa. Entre as várias classificações de carícias uma que devemos evitar é a chamada carícia de lástima. Esta seria do tipo que as pessoas nos dão quando nos encontram em momentos difíceis. E o que há de errado nisso? Nada, desde que a pessoa não passe a adquirir o vício de fazer-se de vítima para continuar recebendo esse tipo de atenção. No dia-a-dia encontramos várias pessoas que preferem se fazer de coitadas a batalhar pela sua felicidade.
Livre-arbítrio; tocou num ponto que eu gosto bastante que é a faculdade de escolher viver um bom dia ou não. Esta abordagem me agrada, pois, você pode não controlar tudo o que acontece durante o seu dia, entretanto você pode escolher como reagir ao que lhe acontece. É o que as pessoas chamam princípio 90/10.
Responsabilidade; se algo não está bem em nossa vida devemos analisar que escolha que fizemos no passado e que neste momento causa-nos tanto desconforto. Devemos assumir nossa responsabilidade em relação a esta escolha e então decidirmos se continuamos seguindo da mesma maneira ou se tomaremos uma atitude que mude o atual estado de desconforto para uma posição mais cômoda e prazerosa.
Neste evento foram mencionadas várias fábulas e analogias das quais destaco aqui as que mais chamaram a minha atenção.
O presente de Buda
O centésimo macaco
Princípio 90/10
Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba mais posts no seu email. É grátis!
Luciano simplesmente adorei este post!
ResponderExcluirObrigado por partilhar connosco;)
Beijo doce
O princípio 90/10 não é nada mais do que um outro nome para a doutrina estóica de Epicteto, contida no livro A arte de viver.
ResponderExcluir1 abraço.
Naela fico feliz que tenhas apreciado o post.
ResponderExcluirUm abraço moça.
Jefferson obrigado pela dica. Agora o pessoal tem mais uma fonte para esclarecer qualquer dúvida sobre como funciona essa questão do auto-controle.
ResponderExcluirUm abraço.
Obs: põe o sorriso de volta no avatar.
Nossa moço que post interessante. Também acho muito interessante o princípio 90/10, afinal tudo é uma questão de escolha e nossas reações produzem verdadeiros efeitos dominó.
ResponderExcluirDepois volto com mais tempo para conferir os links com as fábulas.
Bom eu adorei mesmo! Porque costumo assistir palestras sobre as filosofias orientais. Frequento o espaço Ananda, pratico yoga e sempre adaptando a sabedoria da filosofia oriental como prática e exercício no meu cotidiano.
ResponderExcluirBeijos!
Mas também acredito no "É dando que se recebe" :)
ResponderExcluirahhh dando recebe-se? Já vi isto por mim..os anos demoram a passar, ams quando fez falta estava eu a receber sem parar!..pois dei muito também!... Beijinho.
ResponderExcluirOi,gostei muito deste post.Especialmente pq sempre reflecti muito sobre o livre-arbítrio. É sempre bom olharmos para dentro de nós mesmos e perceber o que está certo e o que está errado. Infelizmente existe muita gente que não tem essa consciência e continua por aí a particar o mal.
ResponderExcluirBom fim-de-semana.
bjks
Clara
Yap... Amei a partilha. Coisas tao simples que deixamos de exercitar no dia a dia, com o nosso famoso EGOISMO. Enfim...
ResponderExcluirBjs meus
valeu pela visita
ResponderExcluir=D
abraços
Vai uma volta num Rols Royce da parisiense? Beijinho e tem dois cavalos, mas...
ResponderExcluirAdorei este post, Luciano.
ResponderExcluirA atitude que a gente tem e os tipos de pensamentos que escolhemos estão na base do melhor exercício de livre-arbítrio que se possa ter.
Bom fim de semana :)
Beijo
Muito legal!
ResponderExcluircoisas simples, que só percebemos quando precisamos e não está ali.
Dá vontade de compartilhar com todo mundo mesmo.
Pena que, pra quem tá dentro da depressão tudo isso seja tão difícil de se enxergar...
Beijos.
Eu não acho que seja assim tão pouco tempo.
ResponderExcluirGostei particularmente do principio 90/10!
ResponderExcluirdesconhecia mas parece bem real...
vou tentar pôr em prática!
:o)))***
Mariana essa questão de escolhas é uma das coisas que tenho trabalhado na minha vida. E digo que verdadeiramente não é algo fácil, entretanto quando consigo executar isso a contento os resultados são muito gratificantes.
ResponderExcluirBeijos.
SAM fico feliz em conhecer mais esse lado seu. Creio que a Yoga seria algo benéfico para muitas pessoas. Principalmente a parte mental da coisa.
ResponderExcluirBeijos.
Kellen o é dando que se recebe também faz parte de uma vida equilibrada. Quem dá afeto e respeito tem muito mais chance de receber essas coisas do que aqueles que distribuem raiva e ofensas.
ResponderExcluirUm abraço e volte sempre.
Laura, como eu disse logo acima pra Kellen, quem dá amor recebe amor.
ResponderExcluirE isso com certeza você fez por merecer.
Beijos.
Clara vou te falar com franqueza, essa habilidade de olhar para o interior e analisar os sentimentos é algo que ainda não pratiquei o suficiente. No momento ainda mne é custoso voltar atrás corrigir alguma atitude pouco adequada. Entretanto a caminhada continua.
ResponderExcluirUm abraço moça.
Diva esses dias encontrei uma pessoa pela primeira vez e quando nos despedimos nos abraçamos. Então antes de irmos embora ainda conversamos ainda sobre como as pessoas se abraçam tão pouco hoje em dia. Parece que esse tipo de coisa é crime. Perceboque as pessoas perderam o costume de se abraçar, o que é uma pena.
ResponderExcluirUm abraço moça.
Inconstante eu é que te agradeço.
ResponderExcluirUm abraço moça.
Jonice fico feliz que tenha gostado. Pelo visto divulgar essas idéias está valendo a pena.
ResponderExcluirUm abraço moça.
Fabi acho que o maior sofrimento dos que estão ao redor de um depressivo é que por mais que eles façam o doente não consegue enxergar que há uma solução para o seu mal. E isso acaba deixando esssas pessoas um pouco doentes também.
ResponderExcluirBeijos moça.
Pearl você pode procurar na rede pelo princípio 90/10 ou como disse o Jefferson podes procurar o livro A arte de viver.
ResponderExcluirAmbos poderão ajudar-te.
Um abraço moça.
Peça o que quer...
ResponderExcluirDisse tudo!
C.J. e é incrível como tem pessoas qu eficam esperando qu enós advinhemos quais são as suas necessidades. E ainda acham ruim quando nós nao conseguimos fazê-lo.
ResponderExcluirBeijos moça.