Meu amigo Sandro Alves me presenteou com um envelope de Pasta de Curry que ele encontrou em algum mercado perdido no velho oeste catarinense (Chapecó). Não consegui esperar e no mesmo dia corri atrás de uma receita de Udon Curry e como o youtube é meu pastor e nada me faltará clique aqui pra ver a receita que encontrei.
Este foi um prato que conheci em 2013 quando visitei o bairro da Liberdade em São Paulo. De lá pra cá foi uma amor só com essa... sopa? A receita que eu fiz é basicamente igual a do vídeo. Abaixo segue o que eu fiz.
Ingredientes:
- Pasta de curry - um refil
- Hondashi - um pacote
- Nori - uma folha
- Shoyu - a gosto
- Carne - aproximadamente 300g
- Cenoura - uma
- Batata - três médias
- Cebola - meia cebola grande
- Ovo - à vontade
- Cebolinha - à vontade
- Udon - 500g
Caldo
Corte a carne, batata e cenoura em cubos. Corte a cebola em pedaços pequenos. Refogue a carne com a cebola. Adicione a cenoura e a batata. Regue com shoyo. Adicione um pouco da água do cozimento do udon. Adicione o curry e mexa até dissolvê-lo.
Noutra panela coloque água, shoyu, hondashi e uma folha de nori picada.
Junte o refogado ao caldo da outra panela. Adicione água para acertar o sabor do caldo.
Udon
Ponha água pra ferver, adicione sal e um fio de óleo. Adicione o macarrão. Quando o mesmo estiver al dente retire-o do fogo, escorra a água e ponha o macarrão em outra panela com água em temperatura normal para que o processo de cozimento seja interrompido.
Ovo e cebolinha
Cozinhe à parte quantos ovos achar necessário. Descasque, corte ao meio e reserve.
Pique cebolinha à vontade e reserve.
Na hora de servir deposite o udon no fundo da tigela. Espalhe cebolinha por cima do macarrão e deposite uma ou duas metades de ovo cozido. Depois preencha a tigela com o caldo quente.
Prepare-se pra sua sauna particular e saboreie sua refeição.
Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!
Udon é das coisas que mais amo NA VIDA...!
ResponderExcluirAqui em casa tenho me esforçado para conseguir desenvolver uma receita que seja do nosso agrado. O que posso dizer dessa tentativa é que estou chegando lá.
ExcluirConheci o prato no ano passado e foi paixão a primeira provada. O sushi foi apenas uma porta de entrada. Quando as pessoas dizem que não gostam de comida japonesa eu já parto pro ataque com Tataki, Yakisoba, Sobá e Ramen, pois a culinária nipônica vai muito além do peixe cru.
Quando fizer o seu Udon não esqueça de compartilhar conosco.
Um abraço moça.