terça-feira, setembro 27, 2011

Material didático sobre cinema na rede

Quando comecei a levar a sério a questão de transformar um conto em um roteiro lembro que a minha primeira dificuldade foi que eu não tinha a mínima idéia de como escrever um roteiro. Não sabia nada sobre formatação, rubricas e outras coisas. O que uma pessoa nessas condições faz? Ela apela pra deus. Foi o que fiz. Rodei o google de cima a baixo em busca de todos os sites, blogues e fóruns que pudessem me ensinar alguma coisa.
Abaixo estão os linques para alguns sites que tanto me ajudaram.


  • Roteiro de Cinema este site é muito rico, conta com uma biblioteca de roteiros, manuais, blogues, etc.
  • d1TEMPO DIGITAL este outro é ótimo para ensinar o básico do cinema e alguns jargões e técnicas de filmagem.
  • Celtx este é o programa que uso para escrever os roteiros e também para a pré-produção. É grátis, roda em Windows, em Linux e não é difícil de usar.


Espero que essas dicas possam ser úteis para vocês. A todos um abraço e boa sorte.

quinta-feira, setembro 22, 2011

Massagem redutora de medidas

E tudo bem que eu sou um pouco ingênuo e acredito que as coisas são boas e que a vida ainda vai melhorar. Mas a realidade é madrasta e faz questão de nos relembrar as duras lições da vida. A aula de recuperação de hoje foi:
Se quer o bônus, também tem que aceitar o ônus.
Eis que depois de algumas sessões de massagens relaxantes com a minha esposa, relaxantes eu disse, ainda não consegui chegar na sensual. Ela vem me oferecendo a tal massagem redutora de medidas. Bom eu estou acima do peso mesmo e eliminar alguns centímetros da circunferência abdominal não seria má idéia. Pelo menos esse foi o pensamento cretino que me ocorreu na hora.
Quando deitei na maca e a sessão começou, eu vi que tinha embarcado numa canoa furada. Ela desceu a mão nas minhas coxas. Em dois minutos eu já estava me contorcendo todo. Os dentes trincando e o corpo arqueando sobre a mesa. Com toda a calma e tranquilidade ela olha pra mim e pergunta, tá doendo tudo isso mesmo? Não. Na verdade doía mais, mas não pegava bem eu confessar. Continuou o espan... digo massagem e nada do negócio aliviar. Pelo visto a alma da coisa é bater, amassar, espremer a gordura até ela pedir arrego e sair correndo. Já pratiquei boxe, kung-fu, Muay-thay e tenho certeza que nunca apanhei tanto quanto hoje a noite. A parte da barriga foi menos dolorida, mesmo assim continuei incrédulo quanto a uma mulher pagar pra receber esse tipo de tratamento. Até porque se eu fizer um décimo disso com a minha esposa ela me mata. e se eu tivesse feito o mesmo com outras mulheres eu estaria preso. Então fica a dúvida, se pega mais forte é um grosso, mas pagar pra ser espancada pode?
Quando acabou a minha sessão ela fez questão de me enrolar em plástico filme. Sério, foi uma coisa bem esquisita. Eu ali, em pé na sala, fantasiado de sobra de almoço.
Foi então que eu fiz a massagem nela, com direito a plástico filme e tudo. Resultado; não quero mais saber desse trem. Até faço a massagem nela, mas não entrego minhas pernas pra ela nem a pau.


Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!

quarta-feira, setembro 21, 2011

Parque da Pedra Branca

 Um dos poucos parques que eu conheço na região de Florianópolis, não que eu ande pouco por ai. O fato  é que a metrópole tem poucos espaços públicos mesmo. E perdido nessa grandeza encontrei perto de casa um parque que se não é enorme e portentoso ao menos tem o mínimo necessário para fazer jus ao nome que tem. O Parque da Pedra Branca tem área verde, um lago, pista de caminhada, academia ao ar livre, patos, gansos, biguás, peixes e bancos.
Há um tempo que a minha filha me pedia que fossemos lá dar um passeio. Na verdade eu já tinha até prometido um piquenique, que no momento está temporariamente suspenso. Então domingo nos arriscamos a ter uma manhã divertida em meio ao verde do lugar. No meio de tanta beleza não resistimos e gastamos um bom tempo registrando a minha modelo/atriz preferida em meio as árvores ou à beira do lago. Compartiho com vocês duas fotos desse agradável passeio.
O parque conta com nova iluminação para proporcionar mais segurança nas caminhadas noturnas. Conta ainda com o monitoramento de uma empresa de segurança privada. Apesar do parque se localizar dentro de um condomínio particular sua área pertence a municipalidade  e está a disposição de todos.
O único porém que posso ressaltar é a ausência de sanitários públicos, afinal ninguém está a salvo de imprevistos.

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!




segunda-feira, setembro 19, 2011

No trabalho Nº 14. E-mail de amor.

A chefe e a funcionária na sala.

Chefe – Olha só o e-mail que fulano me mandou. Não é lindo? Ele escreveu “eu te amo” em sete línguas diferentes.
Funcionária – Legal. Será que ele também manda isso pra esposa dele?
Chefe – Vai tomar no teu !

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!

quarta-feira, setembro 14, 2011

Capitulando

Oh! Flor do céu! Oh! Flor cândida e pura!”
Tu és aqui na terra anjo bendito,
A mais singela e linda criatura
De toda a vastidão desse infinito!

Oh! Flor do céu! Oh! Flor cândida e pura!”
Deixaste aqui um jardineiro aflito,
Sozinho a reclamar da desventura
Que sofre um coração já tão maldito!

Cada retalho de lembrança tida,
Costuro a minha frígida mortalha,
Ornada pelas linhas dessa vida.

O trapo da saudade me agasalha.
Eu grito do sepulcro, em despedida:
Perde-se a vida, ganha-se a batalha!

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!

A origem do roteiro

A princípio a história do filme é baseada num conto que escrevi há uns dez anos e que desde então ficou guardado na gaveta e foi visto por apenas um ou dois amigos íntimos. Talvez essa década de espera tenha sido necessária para madurar a idéia e aparar as arestas que a juventude a principio não me deixava perceber.

sábado, setembro 10, 2011

Medidas extremas

08/09/2010
- Adalto! Porra Adalto o lixo continua no mesmo lugar de ontem. Eu não falei que era pra tirar? Falei, mas você me ouve? Não você nunca me ouve. Fala alguma coisa. Adalto eu tô cansada. Um dia eu vou embora e não volto mais.
Sentado em sua poltrona ele levanta a cabeça, começa a abrir a boca, mas baixa os olhos, fecha a boca e fica quieto ouvindo.
...
06/10/2010
- Cara eu tô cansada. Porra é sempre a mesma coisa eu trabalho que nem uma filha da puta no serviço e quando chego em casa tenho que fazer todo o serviço. Você não quer uma esposa quer uma empregada. Mas eu não aguento mais. Vou pegar minha filha e vou embora. Espero que você arrume uma mulher bem porca e que te encha de galhos. ai sim você vai gostar, vai dar valor.
Parou de esfregar a louça. Olhou pra ela por um instante. Abriu a torneira e enxaguou o que faltava.
...
03/11/2010
- Adalto você não conversa mais comigo. Eu vivo aqui ao seu lado e você me ignora. Não tem mais diálogo, nem abraço. Quanto tempo faz que você não me abraça. Eu vou arrumar alguém que me dê o que eu preciso. Eu preciso de carinho, compreensão. Fala comigo. Se você não me ama eu vou atrás de alguém que me ame.
No escuro Adalto se encolheu no seu lado da cama e agarrou-se com a coberta.
...
01/12/2010
- Chega! Eu vou embora. Eu chego tarde, cansada e não tem nada pra eu comer. Não eu não quero comer macarrão com atum. Você sabe que eu não gosto. Também não quero que você frite um ovo pra mim. Você não entende. Porra! Eu só queria comer um pão seco. Isso é muito? É muito? Você podia ter um pouco de consideração por mim. Será que dá pra me valorizar? Não mereço isso mesmo. Vou embora. Você pode ficar com casa, carro, tudo. Eu não ligo pra coisas materiais. Mas a pequena vai comigo.
Adalto levantou-se com ímpeto. Seus olhos eram frios e tranquilos. Olhou pra esposa, olhou a menina que dormia tranquilamente no quarto ao lado. Passou a mão na mochila e nas chaves do carro. Já na porta olhou pra trás. Encheu o peito, levantou a cabeça, abriu a boca e ia fazer um gesto, mas desistiu. Foi embora fechando a porta ao sair.

Conto escrito para o blogue "Duelo de escritores"

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!

quarta-feira, setembro 07, 2011

Blogue JANTAR A DOIS


Eu ando sumida na blogosfera. Como o L.S. Alves vem contando aqui, não é segredo de que estou também envolvida na produção do curta JANTAR A DOIS. Ele me deu uma tarefa que me agradou bastante, principalmente por conhecer mais as ferramentas do blogue. Adivinhem! A criação do blogue JANTAR A DOIS, um curta em produção! Então, convidamos a conhecer e a nos acompanhar no trabalho da produção do filme por meio desse novo blogue.

Lu Vieira

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!

terça-feira, setembro 06, 2011

O começo

Em maio deste ano, apresentei o projeto de produção audiovisual JANTAR A DOIS, um curta-metragem de aproximadamente 15 minutos com roteiro escrito por L.S. Alves, para o Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec), da Fundação Cultural de Joinville. O Simdec dá oportunidade aos proponentes de tentar obter recurso financeiro do governo municipal por meio do Edital de Apoio à Cultura na forma de concurso. Elaborei o projeto de acordo com as normas e as instruções do edital.

O Simdec oferece dois mecanismos que são o Fundo Municipal de Incentivo à Cultura e o Mecenato Municipal de Incentivo à Cultura. No nosso caso, concorremos e conseguimos a classificação por meio do Fundo Municipal. A notícia da conquista aconteceu em julho.

Não estou sozinha nesta empreitada.  Além do L.S. Alves, há várias pessoas nos auxiliando no sucesso da produção que serão conhecidas no decorrer das postagens deste blogue. Fazer cinema é um sonho antigo que está se transformando em realidade.

Uma das contrapartidas sociais apresentadas no projeto ao Simdec é a criação de um blogue contando passo a passo a produção de JANTAR A DOIS. Então, aqui começa a história do curta. Queremos ajudar para que outros sonhadores consigam também a conquista de produzir um filme e que todos nos acompanhem até JANTAR A DOIS ficar pronto para ser assistido por muita gente.

sábado, setembro 03, 2011

O filme continua

Ontem a noite foi a segunda reunião da equipe do filme. Conseguimos reunir os atores com a diretora de arte. Ela que na verdade é a mentora intelectual do filme, visto que é uma professora com vasto conhecimento de cinema e artes plásticas. Não demorou muito e já estávamos mexendo no roteiro, invertendo cenas, cortando frases, discutindo o carater dos personagens, seu figurino , etc.
Claro que nem só de boas notícias vive uma produção cinematografica. A pessoa responsavél pela fotografia do filme não compareceu em nenhuma das reuniões o que acarretou o seu desligamento do projeto. Por sorte o Jefferson conhece alguém com habilidade suficiente para desempenhar essa função e que mostrou-se interessado em trabalhar conosco nesse projeto. 
Agora que já temos o apoio de um hotel e possivelmente o de uma empresa de ambulância, esta semana irei falar com eles, só fica faltando conseguir o apoio do restaurante. Então é filmar e partir pro abraço.
Estamos trabalhando para que tudo de certo. Assim que eu tiver mais novidades eu volto pra compartilhar com vocês.


Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!

quinta-feira, setembro 01, 2011

No trabalho Nº 19. Lógica.

"Quando a empresa não pensa o funcionário padece."

Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!