O autor é colaborador do canal de televisão History Channel, onde analisa questões sobre a política e a vida romanas.
Neste livro acompanhamos as aventuras de Gordiano, também chamado “O Descobridor”, no Egito do século I a.c. A personagem é um cidadão romano que atua como uma espécie de detetive particular, sendo o protagonista de uma série de nove livros, Roma Sub Rosa. Por isso ao longo da novela temos a impressão de que pegamos o bonde andando, o que não deixa de ser verdade. Mas isso não chega a atrapalhar a leitura, visto que, a história está completa em si. Mesmo com referência a fatos ocorridos em outros livros não há nada que comprometa o prazer desta leitura.
Gordiano, a esposa, um escravo forte e duas crianças escravas formam o núcleo familiar que sai de Roma para o Egito a fim de encontrar uma cura para a doença misteriosa que atinge Bethesda, a esposa do personagem principal.
Na mesma época chegam ao Egito, Pompeu e César. Generais romanos que disputam o controle do império. Nesse período o país encontra-se dividido em dois partidos. A turma do Ptolomeu e a turma da Cleópatra.
O destino faz com que o investigador seja envolvido nas disputas de poder dos reis e generais. Após presenciar o assassinato de Pompeu, Gordiano é acolhido na corte de Ptolomeu onde passa a acompanhar a guerra travada entre os herdeiros do reino egípcio que se odeiam e ao mesmo tempo buscam desesperadamente o apoio de César e do seu exército. Além do poder no Egito os irmãos também disputam a pose do coração de César. Segundo o autor, o general gostava de meninos e meninas também.
Em meio a todas as intrigas palacianas ocorre um envenenamento e o principal suspeito é o filho adotivo de Gordiano, um jovem oficial que divide o leito com César e morre de ciúmes de Cleópatra. Quando as investigações levam o livro para uma solução óbvia, o autor arma uma reviravolta para nos prender até o final do volume. Apesar do final de novela das oito, o livro agrada pelo contexto histórico, apresentação de Alexandria e pelo mistério do assassinato.
Recomendo como leitura leve e prazerosa. Além de conhecer um pouco mais de história romana e também do caráter das multidões egípcias, tão evidentes nos eventos políticos nesse ano de 2011.
Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo à esquerda e receba posts no seu email. É grátis!
...traigo
ResponderExcluirsangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...
desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ
COMPARTIENDO ILUSION
L.S. ALVES
CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...
ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE MEMORIAS DE AFRICA , CHAPLIN MONOCULO NOMBRE DE LA ROSA, ALBATROS GLADIATOR, ACEBO CUMBRES BORRASCOSAS, ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER ,CHOCOLATE Y CREPUSCULO 1 Y2.
José
RamóN