Não é que eu seja contra o carnaval, mas este ano recebi visitas e elas estavam mais interessadas em conhecer as praias da região de Florianópolis e como bom anfitrião que sou tratei de não os decepcionar.
Sábado à tarde começamos nossa jornada pela ilha, o que por sorte não foi tão sofrido como eu imaginei que seria. O trânsito até a Praia da Joaquina só apresentou lentidão no centrinho da Lagoa. As 15h00min pagamos R$ 5,00 pelo estacionamento e descemos para a praia que estava cheia com quiosques, música, surfistas, turistas e animação. O sol firme e o céu azul contribuíam para um perfeito dia de praia. Por desencargo de consciência levei meus pés à beira d’água o que confirmou a minha suspeita de que o mar da Joaquina continua frio de doer os ossos. Nas pedras os turistas deliciavam-se com a paisagem e disparavam fotos e mais fotos da praia.
Mais tarde quando o sol baixou no horizonte levamos os visitantes às dunas onde alugaram um sandboard e durante uma hora subiram e desceram pelas areias enquanto eu filmava e registrava algumas fotos do por do sol no local.
No domingo o programa foi um churrasco em Governador Celso Ramos numa casa à beira mar. De antemão já digo que foi o meu passeio favorito. Tanto pela beleza do local quanto pela paz que ali encontrei. Uma pequena praia particular, limitada ao norte e ao sul por pedras que garantem a privacidade do local. Sentei na areia e fiquei observando o mar, a ilha e o céu. Azul e verde eram as cores predominantes que em vários tons dominavam a paisagem. Nadei como há anos não fazia. No fim da tarde fui convidado a colher ostras e apesar de por natureza ser avesso a toda e qualquer espécie de trabalho eu aceitei o convite. Com uma faca de mesa quebrada e um cesto parti pra minha pequena aventura. Nas pedras do norte, no nível d’água os crustáceos vivem agarrados às rochas. Eu com a minha faca e um martelo improvisado, pedra, ia arrancando as ostras como dava. E ali sob o sol da tarde, suando e bufando enquanto me equilibrava entre pedras lodosas senti-me tal e qual um sambaquiano que lutava pela sua sobrevivência. Não demorou muito e o cesto estava cheio. Este foi o sinal de que eu deveria parar. Separamos o conteúdo em partes iguais e encerramos o passeio do dia. Como não houve tempo de prepará-las para o jantar elas foram congeladas para que as visitas depois pudessem levá-las embora.
Segunda-feira de carnaval seguimos pela BR-101 rumo ao sul. Nosso destino foi a Guarda do Embaú. Paz e tranqüilidade não são palavras que se aplicam à Guarda no verão, mesmo assim a beleza do lugar faz valer a pena lutar por uma vaga pra estacionar, pagar R$ 10,00 por 6 horas de estacionamento e rezar para encontrar um espaço na areia. Areia que por sinal diminuiu consideravelmente de 2008 para 2009. Parece que com as chuvas de novembro houve um assoreamento do rio que corta o lugar. Mas isso não foi suficiente para afastar freqüentadores ou turistas. Meus hóspedes subiram o morro para conhecer a paisagem que de lá se aproveita ao máximo. Por sorte saímos de lá antes que descesse um aguaceiro.
E a terça-feira foi dedicada ao repouso, pois ninguém é de ferro.
Basicameste esse foi o meu carnaval. Longe da folia e dos agitos tão comuns nesse período. Deixo aqui esse relato como dica para aqueles que quiserem uma opção diferente para usufruir o reinado de Momo.
Gostou do texto? Cadastre-se ali no topo esquerda e receba mais posts no seu email. É grátis!
Esse ano tive a oportunidade de conhecer Floripa e concordo, Joaquina é linda, mas é fria de doer os ossos. A paulistinha aqui atreveu-se a molhar os pés e os joelhos, rsrs.
ResponderExcluirAbraços moço.
Bela por sorte eu só tive que molhar até os joelhos. Minha filha me arrastou pra água e não houve Cristo que a arrancasse de lá. Como não sou de ficar tostando no sol fui a companhia que ela precisava.
ResponderExcluirUm abraço moça. E da próxima vez que aparecer por aqui me avisa que é pra gente tomar um chopp e comer uns camarões.
Ora aí está um "Carnaval" a meu gosto eheheh Assim tá bem! :))
ResponderExcluirQue belos dias passaste com os amigos!
Se apanhasse essas águas e o sol que no momento faz aí era capaz até de prescindir do churrasco e aproveitar todo o tempo para nadar e ficar esparramada ao sol que nem lagartixa eheheheheheh
Por cá o sol começa a convidar, mas a água do mar ainda está muito fria.
jinho grande
Florianópolis e adjacências são tudo de bom!!!! Adoro!
ResponderExcluirbjos
Adorei "passear" com voce! Alias as imagens sao lindas e valeu pela descricao...um lugar convidativo e tranquilo! Nao gosto de Carnaval e se pudesse teria feito o mesmo...aqui em Londres o Carnaval e so em Agosto;)
ResponderExcluirBeijo doce
Lindas fotos! Meu carnaval esse ano também foi bem light. =)
ResponderExcluirPascoalita aproveitei bem o sol. Passei bons momentos sentado sob ele a observar o mar ou dentro d'água brincando com a minha filha.
ResponderExcluirUm abraço moça.
Renata quanto mais tempo moro por aqui, mais lugares eu conheço mais eu gosto daqui.
ResponderExcluirUm abraço moça.
Naela aqui em Santa Catarina temos opções para todos os gostos. Economiza umas libras e vem visitar a gente.
ResponderExcluirUm abraço moça.
Que legal saber tenho um blogueiro do ´mesmo país` que eu. Nao é assim que dizemos, ´o sul é o meu país`?
ResponderExcluirSe um dia tiver a felicidade de voltar ao Brasil para morar, Santa Catarina será com certeza cogitada para morar.
A peculiaridade que só aí tem, entre as paisagens, as praias, as pessoas, é muito convidativo a se viver bem.
Lindas essas fotos, e que lindo tavam os dias, cheios de sol, lindos! Sol é vida, sempre digo isso por aqui, já virou chavão hehe
As fotos do por do sol são lindas, parabéns.
ResponderExcluirBelas fotos de uma cidade que adoro!
ResponderExcluirBom fim de semana, Luciano.
Beijo :)
Relaxei só em olhar para as fotos! Meu carnaval foi trabalhando, mas no próximo feriado eu me vingo. hehehe
ResponderExcluirBelos lugares me levaste a viajar hehehe... Quem sabe um dia me avio de malas e bagagens e venho pedir pouso p ferias eheheh
ResponderExcluirBjs meus
Pois é destes postes que eu gosto, com fotos tiradas por vc e descrição dos dias..que bom, praias, mar, as ágiuas da spraias do Algarve, a maioria são mais quentinhas e nem custa muito entrar nelas, mas aqui no Norte são frias pra caramba... que bom apanhar ostras, mas que maravilha... Beijinhos.
ResponderExcluirLídia às vezes vale mesmo a pena ir mais devagar.
ResponderExcluirUm abraço moça.
Cris fico feliz em saber que SC tem um lugar de destaque nas suas preferências e que temos uma frase em comum. Sol é vida.
ResponderExcluirUm abraço moça.
Ingrid obrigado e volte sempre.
ResponderExcluirJonice fico feliz em saber que gostas daqui. Quando vieres pra cá não esqueças de aparecer.
ResponderExcluirUm abraço moça.
Mariana te botaram pra trabalhar no feriado? Que maldade! Vê se no próximo você foge e aproveita pra descançar.
ResponderExcluirUm abraço moça.
Vida tu sabes que só depende de ti aparecer por aqui. Mi casa es su casa.
ResponderExcluirBeijos.
Laura com o tempo pretendo ter mais posts assim.
ResponderExcluirBeijos Laurinha.
Faz uma era que não vou até a Joaquina. Foi bom revê-la, mesmo que em fotos. Se o tempo ajudar, vou visitá-la no fim de semana.
ResponderExcluirObrigada por refrescar a minha memória
Rita que bom que eu pude refrescar sua memória. Espero que o tempo te ajude e que o trânsito estaja bom, visto que a temporada já terminou.
ResponderExcluirUm abraço moça.